PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Radar que antecipa chegada de temporais entra em operação no Rio



Começou a operar nesta segunda-feira (20) no Sumaré, um dos pontos mais altos do município do Rio de Janeiro, o novo radar meteorológico adquirido pela prefeitura ao custo de R$ 2,5 milhões. O novo equipamento tem alcance de 250 km e pode captar mais rapidamente a aproximação de nuvens carregadas.

De acordo com nota da Fundação Geo-Rio, órgão da Secretaria Municipal de Obras que irá utilizar o equipamento, “o novo radar possibilita o acesso a informações de precipitações que se originam entre as altitudes de 700 metros e 1,8 mil metros, as quais o radar meteorológico da Aeronáutica, instalado no Pico do Couto, em Petrópolis, região serrana, não consegue captar por estar situado a uma altitude de 1,8 mil metros”.

O novo radar, integralmente operado pela prefeitura, permitirá a elaboração de estudos específicos durante a ocorrência de chuvas. Isso não era possível porque o equipamento utilizado anteriormente é de propriedade da Aeronáutica e tem como principal função a segurança do espaço aéreo, informando as condições do tempo para as aeronaves.

g1/abril.com

Nenhum comentário: