PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Aeroviários se mobilizam para a greve


“Como assim, vocês vão paralisar?”, perguntou uma passageira ao ver a faixa com a frase “Aeroviários rumo a greve” fixada na fila do check-in de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém, na tarde de ontem. A resposta veio do próprio presidente do Sindicato dos Aeroviários do Pará, José Geraldo Lima. “Se as empresas não atenderem às nossas reivindicações, vamos aderir à paralisação nacional às vésperas do Natal”.

Lima explicou que os aeronautas e aeroviários em todo o Brasil estão com greve marcada para a madrugada do próximo dia 23. A reivindicação da categoria é pelo aumento de 15% no piso salarial. “Estamos buscando 15% de aumento, enquanto que as empresas têm registrado 30% de crescimento somente em um ano”.

CARTA

Os aeroviários querem ainda aumento no tíquete alimentação e no valor da cesta básica. “Quem estiver com viagem de avião marcada para quinta-feira em diante vai ter que se prevenir e se preparar”.

Ontem, para chamar atenção e avisar a sociedade sobre a paralisação, representantes do sindicato dos aeroviários do Pará, distribuíram uma “carta aos passageiros” explicando o motivo da paralisação. “Acho que eles têm todo direito a reivindicar, porém, não acho certo eles pararem justo agora, perto das festas de final de ano”, disse a contadora Amélia Soares. Na opinião do aposentado Josias Maia, a greve dos aeroviários devia ser proibida. “Tem gente que esperou o ano inteiro para poder viajar no Natal e, agora, eles querem estragar os planos dessas pessoas? ”.

Os aeroviários denunciam que sofrem com jornadas excessivas de trabalho e péssimas condições de trabalho. Segundo Geraldo Lima, o desrespeito das empresas com os trabalhadores e passageiros é uma “bomba relógio” que está prestes a gerar um caos nos aeroportos brasileiros. “Faltam contratações de mais profissionais, falta infraestrutura. Só o que aumenta é a jornada de trabalho”, resumiu Lima.

reunião

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o órgão não pode interferir em uma possível greve dos aeroviários. A última tentativa para que as empresas e os funcionários cheguem a um possível acordo, será nesta quarta-feira, em uma reunião no Rio de Janeiro. (Diário do Pará)

Um comentário:

Jamile Fortunato disse...

Meus Deus, tudo bem podemos nos unir as suas manifestações, mas parar na vespera do Natal? E para quem ficou o ano todo pagando pela viagem dos sonhos, viagem em que vai conhecer seus avós, que a 26 anos espera para conhecer, é um danesse? É isso que vocês tem a me dizer? Tudo bem sei que vou ser ressarcida financeiramente, mas meu sonho? meu psicologico, que a meses vem ensaiando o que vou contar a eles, como vou abraça-los, como vou dizer que mesmo nunca tendo o vistos o amo mesmo assim, isso vocês nunca vão conseguir ressarcir. Desculpe o desabafo, mas estou muito triste em saber que isso vai acontecer.