PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Avião de Obama polui quase três vezes mais que os de Lula

Presidente brasileiro usa jato que emite menos poluente em viagens internas

O presidente Barack Obama emitiu em 2010 tanto CO2 (gás carbônico, considerado vilão no aquecimento global) quanto os líderes da China, Hu Jintao, do México, Felipe Calderón, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva juntos. Os gastos foram medidos e divulgados nesta quarta-feira (24) pela revista francesa Terra Eco.

Cinco dias antes da Cúpula de Cancún sobre Mudança Climática, a publicação indica que entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2010, os deslocamentos do presidente americano emitiram "quase 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2)", um dos principais gases de efeito estufa.

A revista alerta que "percorrer os 50 Estados a bordo do Air Force One, um Boeing 747, tem consequências para o meio ambiente". O artigo compara as emissões do presidente americano com as de seu colega brasileiro, Lula, que este ano também esteve em campanha eleitoral.

- Lula da Silva viajou este ano no Brasil mais que Obama nos Estados Unidos, mas felizmente o presidente brasileiro se desloca de jato, quase uma bicicleta em comparação com o Air Force One.

Segundo a revista especializada em sustentabilidade, "a maratona de Lula para favorecer a eleição de Dilma Rousseff emitiu 7.033 toneladas de CO2".

Sarkozy é o que menos gastou, dentre os líderes citados

O presidente mexicano Felipe Calderón, anfitrião da cúpula de Cancún, fez neste ano 72 viagens por 12 Estados do país, durante a campanha para governador. Ao todo, ele emitiu 7.120 toneladas de CO2, um pouco mais que Lula.

Na classificação de emissões de CO2, em seguida estão o presidente da China, Hu Jintao, com 7.025 toneladas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 5.138 toneladas de CO2, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com 2.900 toneladas.

Mais de 190 países se reunirão de 29 de novembro a 10 de dezembro em Cancún para tentar conseguir um acordo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, um ano depois da fracassada Cúpula de Copenhague.
desástres aéreos

Nenhum comentário: