PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Engenharia britânica conquista marco na Aviação

Engenheiros aeronáuticos da BAE Systems, em parceria com universidades do Reino Unido, desenvolveram um veículo aéreo não tripulado (Vant) chamado Demon. A aeronave emprega tecnologias revolucionárias, entre elas uma que permite voar sem o uso de controles mecânicos convencionais, como flaps. No lugar, são usados jatos de ar para controlar a direção da aeronave.

Essa inédita tecnologia possibilita que menos peças sejam colocadas em movimento, gera uma necessidade de manutenção menor e dá ao avião um perfil mais discreto.

O voo experimental do Demon, realizado no dia 17 de setembro na base aérea de Walney Island, na Cumbria, Reino Unido, foi o primeiro voo sem flap da história a ser autorizado pela Autoridade de Aviação Civil do país.

A BAE Systems é reconhecida como líder no campo da autonomia inteligente para aeronaves não tripuladas. Promoveu o desenvolvimento do FLAVIIR (Flapless Air Vehicle Integrated Industrial Research), programa de £6.2 milhões que originou o demonstrador do Demon depois de ter sido proposto um “Grande Desafio” para universidades do Reino Unido há cinco anos.

O sistema sem flap, desenvolvido em torno de um conceito chamado de controle de voo fluídico, foi o resultado do trabalho colaborativo entre universidades de Cranfield e Manchester em conjunto com o Centro de Tecnologias Avançadas da BAE Systems, e foi testado em túneis de vento e em modelos antes dos ensaios em larga escala do Demon terem início.

Apesar de o Demon em si não se tornar uma aeronave de produção, uma série de tecnologias contidas nele poderá ser aproveitada para uma variedade de plataformas na aviação.

poder aéreo

Nenhum comentário: