PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Acadêmicos de engenharia fazem avião para competição internacional

Acadêmicos do curso de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolveram um avião que vai participar pela segunda vez da Competição SAE Brasil AeroDesign, de 21 a 24 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A equipe da UFMT construiu o “Aeroo”, avião com compartimento de carga nas asas. Com isso, a aeronave ficou 15% mais leve em relação ao antigo projeto e pode carregar até 12 kg durante o voo. “Nosso avião agora está maior, porém mais leve, e com possibilidades de carregar pesos maiores” explica o capitão Saulo Oliveira, que realizou rifas e mini-cursos para conseguir dinheiro e construir o avião, de R$ 12 mil.

Ainda, o monoplano mato-grossense possui airelons tipo junkers, para garantir estabilidade; e bequilha com amortecimento, para não danificar o avião durante o pouso. “Desenvolver um projeto como este nos proporciona experiência para trabalhar em grupo, maturidade, além de preparação para o mercado de trabalho”, anima-se Oliveira.

Ao todo, 96 equipes estão inscritas na competição, que tem envolvimento de 1,3 mil estudantes. Eles projetaram, construíram e agora testam aeronaves rádiocontroladas para a competição. As equipes representam 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia, sendo nove estrangeiras.

Para participar da competição, todas as equipes são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por gabaritado time de engenheiros da indústria aeronáutica.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias, ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. As informações são da assessoria da SAE Brasil.


Foto: assessoria


olhar direto

Nenhum comentário: