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sábado, 19 de dezembro de 2009

CGH recebe licença ambiental.



Congonhas recebe licença ambiental de operação


No dia 3 de dezembro, a Infraero recebeu do departamento de Controle da Qualidade Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), a Licença Ambiental de Operação (LAO) do aeroporto, datada de 1º de dezembro de 2009.
A licença foi concedida após a entrega do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA – RIMA), em dezembro de 2008, e após a realização de duas audiências públicas e vistorias no aeroporto, por técnicos da SVMA.
No dia 19 de novembro, representantes da Infraero acompanharam a discussão e votação realizadas pelos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Cades, quando 100 condicionantes a serem cumpridas foram anexadas junto à emissão da Licença Ambiental de Operação (LAO) do aeroporto.
Neste momento, a equipe técnica da Infraero estuda e analisa cada uma das exigências da SVMA, para o cumprimento dos itens constantes.
Dentre as exigências estipuladas pela LAO, suscitam discussões sobre:

• Estudo de ruído, inclusive aqueles gerados nos corredores de circulação de helicópteros com origem/destino a Congonhas;

• Monitoramento das emissões atmosféricas do aeródromo e sua interferência na saúde da população residente nos arredores de Congonhas;

Redução do horário de funcionamento do aeroporto;

Estudo quanto à possibilidade de alteração de rota de aeronaves com origem/destino ao Aeroporto de Guarulhos que passam sobre a região.

Cabe ressaltar, entretanto, que a Infraero é responsável pela infraestrutura de aeroportos e não tem autoridade sobre as atividades do controle do espaço aéreo ou restrições da malha aérea. Parte das exigências depende de decisão e ação dos órgãos do setor aéreo (Decea e Anac) e serão feitas dentro dos critérios legais e, no momento oportuno, amplamente divulgadas.
O relatório tem ainda como foco a fauna e vegetação locais, e nele também são evidenciadas emissão de alvarás e certidão das edificações do aeroporto.
A Infraero, após análise do estudo e do relatório, e sendo uma empresa social e ambientalmente responsável, cumprirá todas as condicionantes que são de sua responsabilidade.


Contato Radar

Atenção senhores passageiros...


O Lazer desta quarta traz uma matéria de Edson Burg sobre os indicados ao Globo de Ouro, a mais importante prévia do Oscar. Up in the Air, que no Brasil recebeu o título breguinha de Amor sem Escalas, é o campeão de indicações - são seis, no total, e o musical nine vem logo em seguida, com cinco.

O longa é dirigido por Jason Reitman, dos ótimos Obrigado por Fumar e Juno, e tem George Clooney como protagonista. Ele interpreta Ryan Bingham, um consultor especialista em demitir funcionários de grandes empresas. O cara vive de avião em avião, de aeroporto em aeroporto e de conexão a conexão acumulando milhas e despachando empregados.

Amor sem Escalas é inspirado no livro de Walter Kirn e já foi eleito o melhor filme de 2009 pelo National Board of Review. A estreia no Brasil é em fevereiro. No site oficial dá pra curtir a trilha sonora, bem interessante.

Popout

12 horas

Segundo maior avião do mundo pousa em Porto Velho para deixar helicópteros russos - Confira vídeo do pouso

Na tarde desta quarta-feira (16) o segundo maior avião do mundo, identificado pela Aeronáutica Brasileira como Antonov NA-124-100, posou no Aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho para deixar os dois helicópteros MI-35 de fabricação Russa na Base Aérea na capital rondoniense. As aeronaves fazem parte do Plano Segurança Nacional, que dentro de suas estratégias, está a de aumentar a vigilância do espaço aéreo na Amazônia.
Popout
De acordo com os militares da Base Aérea de Porto Velho, o comando da Aeronáutica, exigiu que restringisse o acesso de populares e militares de baixa patente, tanto é que o expediente finalizou às 14h00 como medida de segurança.
“Poxa eles deviam pelo menos deixar a gente ver mais de perto esta obra prima que o homem construiu”, disse Elisangela Barros, uma espectadora que estava no aeroporto na expectativa de ver o gigante avião.

Populares e fãs da aviação mundial não perderam a oportunidade e tentaram registrar de onde podiam o mega-avião. Segundo fontes extra-oficiais o Antonov NA-124-100 decola ainda nesta noite (16) ou ás 05h00 da manhã desta quinta-feira (17).
12 HORAS

Boeing 727 da TAF sofre grave incidente em Manaus


TAF
Boeing 727-200F PR-MTL


A forte chuva da última quinta por pouco não teve consequências mais graves para a operação das aeronaves no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Alguns vôos da TAM alternaram para Belém, como o TAM 3748 (operado com Airbus A330, procedente de Guarulhos) e o TAM 8077 (operado com Boeing 767-300, procedente de Miami). No entanto uma situação mais séria ocorreu com o Boeing 727 da TAF matriculado PR-MTL que opera diariamente na cidade.

O relato é de que o 727 chocou-se com a copa de algumas árvores durante a aproximação para o pouso na pista 10 do Eduardo Gomes. O bordo de ataque da asa direita e os slats foram bastante danificados e a aeronave se viu obrigada a pousar no Aeroporto Júlio Belém em Parintins (SWPI/PIN). A situação torna-se mais dramática se levarmos em conta o fato de que o avião encontra-se retido em solo parintinense sem que na cidade haja querosene de aviação disponível.

Felizmente o procedimento de pouso alternado em Parintins logrou êxito e os prejuízos foram materiais, e não humanos.

Manaus Spotting

TAF sem sorte este ano






Para a TAF, este ano de 2009, realmente não foi um dos melhores. Mais um incidente com um de seus cargueiros. Desta vez foi com o 727 "Albino".



Um 727-200 da TAF Linhas Aéreas, matrícula PR-MTL que realizava um vôo de carga de São Paulo, Guarulhos, SP para Manaus, AM, tentou uma série de pousos na pista 10 de Manaus com fortes chuvas e ventos, mas teve que ser desviado para o Aeroporto Júlio Belém em Parintins (SWPI/PIN) cerca de 200nm a leste de Manaus, onde pousou em segurança.

O aeroporto de Manaus informou que a aeronave teve que abortar a abordagens devido a ventos fortes.

O avião ainda está no terreno em Parintins aguardando reparos.

Fontes de Manaus, informaram que o avião pousou em Parintins, e que declarava emergência do combustível. Em uma inspeção depois do pouso, ficou claro que o avião atingiu galhos de árvores durante a tentativa de pouso em Manaus. O avião sofreu danos no
bordo de ataque da asa direita e os slats foram bastante danificados.



A situação torna-se mais dramática se levarmos em conta o fato de que o avião encontra-se retido em solo parintinense sem que na cidade haja querosene de aviação disponível.


Felizmente o procedimento de pouso alternado em Parintins logrou êxito e os prejuízos foram materiais, e não humanos.

O PR-MTL (ex Amerijet registo N128NA) juntou-se à frota da TAF em novembro de 2009 e não tem (ainda) as cores da companhia aérea.

Metar:
SBEG 172000Z 05007KT 9999 FEW017 FEW025TCU SCT100 22/20 Q1006
SBEG 171900Z 03006KT 9000-RA SCT005 FEW025TCU OVC100 21/20 Q1007
SBEG 171800Z 03003KT 5000-RA SCT005 FEW025TCU OVC100 21/20 RETS Q1009
SBEG 171725Z 02002KT 2000-TSRA BKN005 FEW025CB OVC100 21/20 Q1010
SBEG 171700Z 07008KT 1500 R10/1600 R28/1800 TSRA BKN007 FEW025CB OVC100 21/20 Q1010
SBEG 171600Z 09012KT 1000 0800W R10/1000 R28/1000 + RA BKN005 FEW025TCU BKN100 23/21 Q1011
SBEG 171541Z 06008KT 1500 0800SE R10/1000 R28/0700 RA BKN005 FEW025TCU BKN100 23/22 Q1011
SBEG 171515Z 08002KT 3500 BR BKN005 BKN100 23/22 Q1011
SBEG 171500Z 12005KT 3500 BR SCT005 BKN100 23/21 Q1011
SBEG 171400Z 00000KT 3500-RA SCT008 BKN100 22/21 Q1012
SBEG 171300Z 00000KT 2500-RA SCT008 OVC100 RETS 22/21 Q1012


Clique AQUI para ver a retrosopectiva daTAF este ano.
Aeroblog

Gol faz cinco anos na Argentina e abre loja em BUE



A Gol completa cinco anos de operações na Argentina no na próxima terça-feira (dia 22) e vai festejar a data com a inauguração de uma loja de venda de passagens em Buenos Aires. Localizada na avenida Cerrito, 1.134, a loja funcionará como ponto de vendas e atendimento de clientes, onde se pode adquirir passagens, tirar dúvidas sobre produtos e serviços, horários de voos, destinos oferecidos e preços, entre outros.

Desde o início das operações no país vizinho, quando lançou a base de Buenos Aires, em dezembro de 2004, a Gol transportou mais de um 1,5 milhão de passageiros argentinos para as principais cidades brasileiras e alcançou 44% da oferta de voos.

“Desejamos oferecer o melhor serviço aos clientes por meio de um atendimento personalizado, por isso, inauguramos a loja de vendas de Buenos Aires. Recentemente também inauguramos lojas em Córdoba e Rosário. A abertura das lojas nos permite ter maior contato com nossos clientes e agências de viagens”, diz o diretor comercial da aérea, Eduardo Bernardes.

A Gol iniciou as operações na capital argentina com apenas dois voos diários e hoje oferece mais de 90 voos semanais. Opera 42 voos diretos a partir de Buenos Aires com destino a São Paulo (GRU), 14 ao Rio de Janeiro, sete a Porto Alegre e sete a Florianópolis. A partir de Córdoba são cinco voos semanais a São Paulo (GRU) e três a partir de Rosário. Além disso, oferece voos diários com escalas no Rio de Janeiro, em Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
Panrotas

TAM deixará de ser só uma empresa aérea com IPO do Multiplus e novos negócios


Assessorada pelo banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, família Amaro começa a diversificar os investimentos.
Ao promover a abertura de capital da Multiplus, empresa que gerencia o seu programa de fidelidade, a TAM dá os primeiros passos para deixar de ser apenas uma companhia aérea. Para quem a conhece por dentro, o pedido protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta semana reflete um plano mais amplo da família Amaro - o de apostar em novos negócios, sejam eles controlados pela TAM, ou diretamente subordinados à TEP, holding que reúne os ativos dos herdeiros do Comandante Rolim. Depois da Multiplus, o próximo candidato ao IPO seria o Centro de Manutenção de São Carlos (SP), que seria transformado em uma nova empresa para ir a mercado. Em paralelo, os Amaro também desejam participar da operação de aeroportos se o governo decidir privatizá-los.


Aviões da TAM: controladores querem ampliar o leque de negócios



A TAM. foi a pioneira dos programas de milhagem no Brasil, ao lançar o seu em 1994. A primeira vez em que a empresa cogitou transformá-lo em um negócio com vida própria foi em 2005. Naquele ano, os executivos da companhia foram a campo para promover o roadshow de abertura de capital da própria TAM. Nos encontros, os investidores estrangeiros indagavam se a aérea seguiria os passos da Air Canada. Em 1984, a canadense havia lançado o seu programa de fidelidade, o Aeroplan. Dezoito anos depois, a Aeroplan tornou-se uma companhia independente. Com uma política de aquisições agressiva, a empresa diversificou seu portfólio e se transformou em uma gestora de programas de fidelidade no Canadá, Inglaterra e Golfo Pérsico, em áreas que vão de bens de consumo a serviços financeiros. A Aeroplan realizou seu IPO em 2005 e hoje tem cerca de 5 milhões de clientes e 69% das ações em circulação.

A direção da TAM gostou da idéia, mas avaliou que, na época, seu programa de fidelidade ainda não tinha porte suficiente para se tornar uma empresa autônoma. Em 2005, por exemplo, a empresa faturou 85 milhões de reais com o programa TAM Fidelidade - o antecessor do Multiplus, lançado em maio deste ano. "Era preciso encorpar o programa", afirma uma fonte que acompanha de perto a empresa. A paciência deu resultado. Com o avanço do mercado brasileiro de aviação, a expansão da TAM em rotas internacionais e o maior número de parcerias, o TAM Fidelidade encerrou 2008 com uma receita de 528 milhões de reais. O crescimento continua neste ano. Até o terceiro trimestre – últimos dados disponíveis – a receita gerada pelo Cartão Fidelidade é de 522,330 milhões de reais, o que representa um salto de 55% sobre o mesmo período do ano passado.
Exame


737 da Copa e A330 da Tam alternaram Viracopos ontem a noite


Pousou ontem em Viracopos , por volta das 21:30, um 737-700 da Copa Airlines. O voo CMP701, procedente de Panamá City com destino a Guarulhos, alternou Campinas devido à necessidade de esperas na chegada para Cumbica. Poucos minutos antes do 737, pousou um A330-200 da TAM, que fazia o voo TAM8096, de Belo Horizonte-Confins para Guarulhos, e também precisou utilizar Viracopos como alternativa.
Spotting Viracopos

Avião assusta população na madrugada


Avião voa baixo e assusta população na madrugada
Monomotor, desses teco-tecos, ficou quase duas horas voando baixo no distrito de Campinas e depois desapareceu



O morador de Sousas já andava grilado com o tempo chuvoso. O drama é o mesmo tanto para moradores do sofrido Beco Mockarzel como para quem vive em áreas nobres, com fundos de terreno para o Rio Atibaia. Como todo fim de ano, chove muito e o rio sobe. O pessoal corre para levantar os móveis e não perder tudo. Mas, na madrugada de ontem, havia outro motivo incomodando. Um avião monomotor, desses teco-tecos, ficou quase duas horas voando baixo no distrito. Indo e voltando. E teve até gente que até ignorou a chuva e saiu na rua. Quem seria o piloto? Um bêbado, talvez? Alguém perdido procurando lugar para pousar? Um insone matando o tempo? Ninguém sabe. A única certeza é que muita gente perdeu o sono. Primeiro porque o barulho irritava. Depois, porque se temia o pior: a geringonça podia despencar lá de cima e provocar uma tragédia.

Hoje (18/12) de manhã, não se falava outra coisa no distrito. Ali na banca de jornais da Praça Beira Rio, a turma se reunia e especulava. Teve até gente falando que podia ser atentado, coisa de terrorista. Talvez policial procurando bandido ou agente da Defesa Civil conferindo os estragos da chuva. No Bar Central (boteco tradicional, do João Peria e do Mário), muita gente ouviu o ronco do avião. Na Lanchonete Esquinão, de frente para a praça, o gerente Juan Pedro Gonçalves Pitta se divertia falando do episódio.

"Acordei com a barulheira, chamei a minha mulher Celi e a gente correu para janela. No começo, pensei que estavam filmando enchente. Mas aí notei que o teco-teco voava em círculo. Fiquei preocupado e não dormi mais. Só voltei a encostar a cabeça no travesseiro quando o avião foi embora. Eram quase 3 da matina", lembra.

A empregada doméstica Neide Rodrigues, moradora do Jardim Conceição (na saída para o Centro), também conta que acordou assustada. Parece que tinha uma avião caindo no seu telhado. Chamou o marido, Valdir, em pânico, e recebeu de volta um romântico: "Oh, mulher, me deixa dormir". E ele voltou a roncar. Ela, sismada, passou quase duas horas na sacada do quarto, olhando para o aviãozinho que ia e voltava. De manhã, com os olhos vermelhos por causa da noite mal dormida, ela chegou no trabalho (a casa de uma família do Nova Sousas) e ouviu a mesma história.

Todo mundo por ali, conta, estava acostumado em ouvir o barulho de jatos de madrugada. Aviões cargueiros que pousam em Viracopos. Mas o teco-teco foi uma surpresa. "Aqui pelo bairro, todo mundo dizia que era um aviãozinho claro, com luzes acesas, passando pertinho do chão. Sei lá, uns 300 metros de altura. Quem saiu da cama e olhou aquilo não conseguiu mais dormir", diz Neide.

De bate-pronto, o povo começou ligar para a Polícia Militar (PM), para o aeroporto, para a Defesa Civil. Para o número que viesse à mente. Os plantonistas, um tanto cansados de ouvir a mesma ladainha, tinham a resposta na ponta da língua: "Sousas? O avião voando baixo? A gente já sabe. Está todo mundo ligando..."

Sem explicação

Hoje (18/12), durante o dia todo, nenhum órgão público conseguiu resposta para o causo. No Campo dos Amarais, a informação oficial é que o aeroclube nem funciona de madrugada. No departamento responsável pélo tráfego aéreo, em Viracopos, a resposta dada à reportagem foi um tanto ríspida: "Ligue na assessoria de imprensa". No setor de comunicação social, ninguém tinha ouvido falar do teco-teco barulhento. Houve plantonista de um organismo policial que até se divertiu com as tantas ligações preocupadas: "Ah, deve ser avião particular, de pequeno porte... deve ter saído dos Amarais... voou até acabar o combustível e cair no rio". A Defesa Civil foi simples e direta: "Não temos nada a ver com isso, e não sabemos do que se trata", disse o coordenador regional, Sidnei Furtado. Bem, ninguém em Sousas ficou sabendo de algum acidente aéreo ou pouso forçado.
Contato Radar

Varig, NHT e Sete têm concessões renovadas pela Anac


A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou por unanimidade a prorrogação do contrato de concessão para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala das empresas aéreas VRG Linhas Aéreas (Varig), NHT e Sete.

As empresas tiveram a concessão prorrogada pelo prazo de dez anos – prazo esse a ser uniformemente empregado em futuros instrumentos da espécie, tratando-se ou não de prorrogação, a contar do próximo ato de renovação –, considerando os pareceres favoráveis das unidades técnicas e da Procuradoria.
Desástres Aéreos

Webjet passa a operar no Terminal 2, Asa C, em Guarulhos


A Webjet Linhas Aéreas iniciou na terça-feira (15), o atendimento e embarque de passageiros no Terminal 2, Asa C, do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O novo espaço permite a ampliação do número de posições de check-in para seis fixas, podendo ultrapassar nove guichês em sistema de compartilhamento.

A empresa também está inaugurando, no Terminal 2, Asa C, uma loja para venda de passagens e atendimento aos clientes Webjet. E ainda há outras novidades, como balcões de check-in avançado na calçada, que também atenderão aos voos fretados.

Com a incorporação de quatro aviões no mês de dezembro, a Webjet ampliou o número de voos e sua frota da Webjet passou a contar com 20 aeronaves Boeing 737-300, praticamente dobrando sua frota desde o início de 2009. A oferta de assentos por quilômetro oferecidos pela companhia cresce 45% com os novos voos.
Desástres Aéreos

Juiz de Chicago autoriza remoção de cemitério para nova pista de O'Hare





Um juiz do condado de DuPage autorizou ontem que Chicago pode prosseguir com a aquisição de 6,3 acres do Cemitério St. Johannes, que fica no caminho de uma nova pista do Aeroporto Internacional O'Hare.

O Juiz Hollis Webster determinou que a cidade tinha o direito de avançar com um processo judicial de desapropriação para a aquisição do lote e depois prosseguir com a transferência ordenada das 900 sepulturas conhecidas.

Procuradores da Igreja de São João de Cristo, que é proprietária do cemitério que data do século 19, havia dito durante uma audiência terça-feira que eles não queriam que o cemitério fosse perturbado. Nos registros legais, eles alegaram que as crenças religiosas das pessoas enterradas no local tem que "permanecer inalterada até o dia da ressurreição de Jesus Cristo."

Os advogados de Chicago argumentaram que inúmeras decisões anteriores sobre a questão e várias ações judiciais lhes permitia obter o cemitério.

"Sabemos que este é um assunto muito delicado e estamos comprometidos a trabalhar em estreita colaboração com as famílias, bem como os funcionários do cemitério e da Igreja", disse o comissário de Aviação de Chicago.


"Vamos continuar com respeito e dignidade no trato com os familiares das pessoas enterradas no cemitério".

O custo do cemitério terá que ser determinado em audiências judiciais futuras.


O Departamento de Aviação de Chicago disse que tem desenvolvido um projeto de mudança do cemitério e um programa de apoio à família em consideração para com o falecido e seus familiares e que o CDA vai pagar os custos associados com a mudança do cemitério.

Este é considerado um dos últimos grandes impedimentos para a Modernização do aeroporto de O'Hare.

A demolição de mais de 500 casas e empresas poderia levar até um ano para ser concluída, disse
o comissário de Aviação de Chicago.

E informou também que o projeto de pista ainda pode ser concluídas até 2014, apesar da recusa contínua das principais companhias aéreas a fornecer apoio financeiro para a segunda fase.

AEROBLOG

Park Viracopos inaugura uma nova opção para os usuários do aeroporto

Novo estacionamento oferece, serviço 24h, conexão wi-fi e traslado
Os usuários do Aeroporto Internacional de Viracopos começaram a contar, desde o último domingo, com uma nova opção de estacionamento, o Park Viracopos.Esta nova opção promete agradar – e muito - a todos os passageiros e usuários do aeroporto que precisam deixar seus carros em Viracopos para realizar suas viagens.

O estacionamento fica a 6 minutos de Viracopos, e conta com um serviço de traslado, através de vans, que levam os passageiros até o aeroporto e os levam novamente “Nossas vans funcionam 24h por dia, e além desta comodidade de levar e trazer, sem que o passageiro tome chuva ou tenha que andar muito, também oferecemos o serviço wi-fi em todas elas”, explica André Carvalhaes, diretor do Park Viracopos.

Além dos serviços prestados de traslado e conexão com a internet, o estacionamento conta com segurança especializada 24h por dia e também com os serviços de uma seguradora responsável pelos carros deixados lá.“Este serviço já existe em Guarulhos e em outros aeroportos. Depois de observar, achei que o Park Viracopos seria uma grande ajuda para os passageiros que precisam viajar”, ressalta Carvalhaes.Para mais informações sobre o Park Viracopos, acesse o site:
http://www.parkviracopos.com.br

SPOTTING Viracopos

Gol lançará em janeiro rota Bauru-São Paulo, diz Constantino




A Gol decidiu acelerar suas operações em Bauru (SP), quando iniciará uma rota em meados de janeiro de 2010, afirmou em entrevista exclusiva à Agência Estado o presidente da companhia aérea, Constantino de Oliveira Júnior. Inicialmente programada para o final de maio, a operação em Bauru, que terá como destino o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, começará com um voo diário ao meio-dia.

Tão logo os equipamentos de navegação para voos noturnos sejam instalados, procedimento que fica a cargo do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), a Gol lançará um novo horário em Bauru. Segundo Constantino, a empresa segue estudando a oferta de novos destinos no Caribe em 2010, ainda que sejam em caráter experimental. Em julho, a companhia começou a voar para Aruba e Curaçao. A empresa também avalia oferecer a operadoras de turismo voos charter para Cancun.

Essas parcerias devem ser feitas com aviões 767 que estão no chão e geram custos à companhia. Hoje, a Gol trabalha com 60 rotas e 108 aeronaves, a maior parte do modelo Boeing 737-800 NG. Em 2010, a empresa adicionará mais três aeronaves à sua frota. Recentemente, o presidente da Gol comentou que, ao longo do primeiro semestre de 2010, deverá buscar os recursos para financiar as aeronaves que vão compor as frotas de 2011 e 2012.

Constantino explicou que negocia agora com o Eximbank EUA as garantias que serão dadas para os aviões que chegarão a partir de 2011. Normalmente, o banco de fomento internacional garante 85% das compras.
Agestado

OceanAir planeja operar com Airbus já no ano que vem


A OceanAir recebe em abril os primeiros dos três modelos Airbus 319 e 320 que serão incorporados à frota da companhia em 2010. Estão previstas duas aeronaves a partir do dia 1º de abril de 2010, que serão direcionadas para os voos da Ponte Aérea Rio-São Paulo, revelou o diretor do Synergy Group, Zacharia Korn. O Synergy Group controla a OceanAir.

Inicialmente, explicou o executivo, os novos aviões serão adicionados à atual frota, que conta com 14 aeronaves. Aos poucos, com a chegada de mais modelos Airbus, os atuais Fokker 100 serão substituídos pelas novas aeronaves.

"É uma troca natural, é normal haver renovação da frota. Os novos modelos vão nos proporcionar a possibilidade de oferecer mais assentos", afirmou.

Korn avaliou que a perspectiva para o mercado de aviação brasileiro é positiva para o ano que vem, e que a OceanAir quer ganhar espaço no vácuo desse crescimento acelerado do mercado.

O grupo conta ainda com a Avianca (Colômbia), Taca (Peru) e Vip (Equador), o que faz com que tenha a maior frota da América do Sul, destacou o executivo. A OceanAir é a menor dessas companhias, e atua principalmente na distribuição dos passageiros da Avianca que chegam ao país, oriundos da Colômbia e Estados Unidos, especialmente.

FOLHA Online

Avião de Obama enfrenta tempestade de neve ao pousar nos EUA

Air Force One pousou na Base Aérea de Andrews, em Maryland.
Presidente dos EUA voltou de Copenhague.

Foto: Alex Brandon/AP Photo

O avião Air Force One, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pousou sob intensa tempestade de neve na Base Aérea de Andrews, em Maryland, ao voltar de Copenhague. Não há registro de qualquer incidente. (Foto: Alex Brandon/AP Photo)

G1


Transporte aéreo registra pior resultado em 2009


MONTREAL, 18 dez 2009 (AFP) - A aviação comercial registrou em 2009 "seu pior resultado" da história, com queda de 3,1% no transporte regular de passageiros, segundo dados preliminares publicados nesta sexta-feira pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).


Esta redução, a maior já registrada pela indústria, reflete a queda de 1% do PIB mundial este ano, explica o organismo da ONU.


O conjunto do tráfego aéreo caiu em todas as regiões do planeta, exceto no Oriente Médio, onde cresceu 10%.


O transporte internacional recuou 3,9% e o doméstico, 1,8%.


Os maus resultados foram paliados pelo crescimento do transporte interno de passageiros em mercados emergentes da Ásia e da América Latina, e pela boa performance relativa do transporte aéreo de baixo custo na América do Norte, Europa e região Ásia-Pacífico, destaca o OACI.


O organismo prevê o retorno do crescimento em 2010, com alta de 3,3%, e que em 2011 o transporte aéreo mundial voltará a se recuperar, com o avanço tradicional de 5,5%.


vial/LR

Barioni: “Minha vida na aviação está praticamente encerrada"


O ex-presidente da Tam, David Barioni (foto), durante a premiação Brasileiros do Ano, promovida pela Isto É, afirmou que sua passagem pela aviação está “praticamente encerrada”. O dirigente revelou que está proferindo palestras, que tem como enfoque principal gestão de crise em empresas, e em 2010, deve ingressar na área de prestação de serviços ou logística. “Tenho dois convites muito bons e preciso pensar até janeiro”.

O que está confirmado é a sua participação no programa O Aprendiz (Rede Record), agora sob o comando do empresário João Dória Júnior. “É uma obrigação passar a nossa experiência para aqueles que estão começando”, afirmou ele, que atuará como consultor na atração televisiva.
Panrotas

Pilotos da TAP preparam novas greves para 2010



O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) está a preparar novas formas de reivindicação para 2010, prevendo-se que a companhia enfrente novas greves, segundo avança o semanário SOL.

Tendo em vista a «intensa negociação sindical» do acordo da empresa e o «potencial conflito» que a questão salarial pode levantar, o orçamento do SPAC para 2010 “cativa 212,4 mil euros – 12% das verbas disponíveis – para despesas com greves”, refere o jornal.

Os pilotos estão a preparar uma assembleia-geral, “sendo certo que não acontecerão este ano mais paralisações”. Mas já levaram a cabo uma greve de dois dias, entre 24 e 25 de Setembro, e reclamaram um aumento salarial próximo de 9%.
Dinheiro Digital

Publicada em 18/12/2009 00:19:00 Grupo Águia entra no ramo da aviação executiva


O Grupo Águia, que atua em diversos segmentos do turismo, e já foi dono da Webjet, tenta nova incursão no ramo da aviação, desta vez, com uma nova empresa de taxi aéreo, ainda sem nome, e que está sendo formada. A nova empresa espera autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar.
O responsável pela implementação do projeto e presidente da nova empresa é Paulo Enrique Coco, que já foi presidente da Webjet e da Transbrasil, além de ter dirigido a Rio Sul, do Grupo Varig.

Segundo o presidente do Grupo Águia, Wagner Abrahão, “os planos ainda são muito embrionários e o objetivo é ter uma pequena frota própria de aeronaves para o transporte de executivos”. “Esse segmento é promissor. O público executivo, que precisa de liberdade e flexibilidade de horário, enfrenta problemas nas linhas regulares. A aviação executiva oferece mais independência ao seu passageiro. Queremos desmistificar a idéia de que voar desta forma tem um custo muito elevado”, disse Abrahão.
Panrotas

Aviação pode poupar 17 milhões por ano



O próximo ano ainda será de prejuízos para o setor da aviação civil. Apesar de serem inferiores ao esperado para 2009, as perdas das companhias aéreas ainda ascenderão aos 5,6 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros).

Nessa medida, a associação que reúne as maiores transportadoras do mundo aconselha a mudanças estratégicas. A IATA (Air Transport Association) prevê que a indústria possa poupar cerca de 17 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros), se simplificar o negócio.
Jornal de Negócios

VOO AF 447: órgão investigativo francês sugere mudanças em aviões

Embora ainda não haja um laudo conclusivo sobre as causas da queda do Airbus A330-200, da Air France, em 1º de junho deste ano, que fazia o voo 447, saindo do Rio de Janeiro com destino a Paris, integrantes do Bureau de Investigações e Análises francês (BEA) apresentaram ontem, em Paris, recomendações de novas configurações das caixas-pretas para ajudar na localização de destroços de aeronaves que caírem no mar.
Destroços da Air France encontrados no mar: caixas-pretas ainda sumidas      - (Teresa Maia/DP/D.A Press - 12/6/09)
Destroços da Air France encontrados no mar: caixas-pretas ainda sumidas

ara a Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 (AFVV447), as autoridades francesas, responsáveis pela apuração dos motivos da queda do avião, estão “empurrando com a barriga” a divulgação das informações. Na avaliação do grupo, houve negligência da companhia aérea.

Revoltado com a condução das investigações, o aposentado Nelson Faria Marinho, presidente da AFVV447, diz que tem áudio de pilotos franceses que atuam naquele país afirmando que houve falha nos tubos de pitot, aparelhos que medem a velocidade de aeronaves, entre elas o Airbus A330-200 da Air France. “No dia do acidente, a comunicação entre o avião e as torres de controle, que deveria ocorrer a cada 10 minutos, não funcionou. Um problema nesse equipamento (pitot) pode causar um efeito cascata de problemas que pode resultar num apagão do avião”, ressalta.“Por isso, logo depois do acidente, os pilotos da Air France entraram em greve e exigiram a troca dos pitots. Ainda assim, a companhia só efetuou a mudança de dois instrumentos (de um total de três) em cada aeronave, quando deveria fazer uma renovação de 100%”, alerta Marinho, pai do mecânico de engrenagens Nelson Marinho Filho, uma das 228 pessoas que perderam a vida na tragédia. Procurada pela reportagem, a Air France não se pronunciou sobre as acusações.

Em 13 de julho, poucos dias depois da queda do airbus da Air France no Oceano Atlântico, um airbus A320 da mesma companhia, equipado com as novas sondas (sensores) pitot — semelhantes às do voo 447 —, sofreu um incidente. O problema técnico, que não causou vítimas, ocorreu em um voo entre Roma, na Itália, e o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. À época, a informação foi confirmada pelo porta-voz do Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL), Erick Derivry.

Uma das recomendações da BEA, que podem ser aprovadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e tornarem-se referência em todos os países, é o aumento do tempo de emissão de sinais da caixa-preta de 30 para até 90 dias depois da queda de um avião. Outra sugestão do órgão francês é a instalação de outros emissores de luz na parte externa da fuselagem que possam funcionar por 30 dias. Assessor de segurança de voo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, o comandante Ronaldo Jenkins afirma que a elevação dos sinais emitidos pelas aeronaves é bem-vinda. “É positivo. Porém, a sugestão mais importante da BEA é a instalação de um software que possibilita a transmissão em tempo real da posição do avião”, observa.

No mesmo dia da divulgação das recomendações à OACI, a BEA tornou público um segundo documento sobre as possíveis causas da queda do Airbus. Assim como no primeiro relatório, divulgado em 2 de julho, os investigadores não apresentaram conclusão sobre o acidente.
Correio Brasiliense

‘Torço por um milagre’, diz francesa presa em SP após tumulto em voo


Passageiros observam turista ser retirado à força do avião

A segunda visita ao Brasil está sendo traumática para a francesa de 54 anos que ficou presa por cinco dias em São Paulo após confusão em um voo da TAM. Ela aguarda decisão da Justiça para voltar a Paris e passar as festas de fim de ano com os dois filhos e netos. “Não entendo o que se passa. Tenho um trabalho que me espera e estou aqui esperando me liberarem. Torço por um milagre”, contou ela, ao G1 nesta sexta-feira (18).

A francesa, gerente em uma empresa do ramo alimentício, não quis se identificar. Ela e os outros dois turistas da França, também presos em flagrante no início do mês pela Polícia Federal por atentado à segurança de voo, resistência e desobediência à ação policial, estão em uma casa de repouso para franceses na capital paulista. Além deles, um casal de brasileiros também foi preso e enquadrado nos mesmos crimes, mas já estão em liberdade.

O problema ocorreu no domingo (6), dentro do avião que faria o voo JJ 8096 São Paulo-Paris, no terminal de Cumbica, em Guarulhos, Grande São Paulo. O cônsul-geral da França na capital, Sylvain Itte, disse na quinta-feira (17) que os passageiros tiveram de esperar “por mais de três horas” e, ainda assim, a aeronave não decolou. Isso teria irritado um grupo de turistas.

A Polícia Federal foi chamada e diz que os mais exaltados tentaram invadir a cabine do piloto. Itte nega. A francesa não quis contar detalhes do que ocorreu. Disse apenas esperar que o juiz se sensibilize. Como a Justiça Federal entra em recesso nesta sexta, é possível que ele só se manifeste em janeiro, fazendo com que os três franceses presos só voltem para a casa no ano que vem.

“Não tenho escolha. Se tiver que ficar, vou ficar, mas não tem nenhum motivo forte contra nós”, afirmou ela, em tom de resignação. A turista e um outro francês foram presos só na segunda-feira (7), depois de chamados para depor. Eles teriam sido indicados por tripulantes da TAM com participantes da confusão. No dia do tumulto, só um francês foi preso. Ele saiu algemado e praticamente foi arrastado pelos agentes para fora da aeronave. A cena foi filmada e colocada no Youtube.

O trio foi solto na sexta (11), está com liberdade provisória e teve o passaporte retido pela PF. Apesar do incômodo de passar quase uma semana presa, a francesa, que voltava a Paris após um cruzeiro que começou na Itália e terminou em Santos (Litoral Sul paulista), não negou que possa voltar ao Brasil outras vezes. “Não é porque eu tive um problema aqui que não voltarei mais. Isso pode ocorrer em qualquer lugar”, afirmou.

A assessoria da PF informou que o inquérito já foi encerrado e entregue ao Ministério Público Federal (MPF). Procurado, o órgão não havia dado uma resposta até as 19h30.

Na prisão


Os dois homens ficaram no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros e a mulher passou a semana na delegacia do aeroporto. Na sexta (11), chegou a ser transferida para o presídio feminino em Santana (Zona Norte), mas saiu no mesmo dia. Apesar de presos, o cônsul contou na quinta que os dois turistas “foram bem tratados” no CDP.

“O dono da cela separou colchões para eles, deixou que tomassem banho. Não queria que eles ficassem com uma imagem ruim do Brasil. Isso é extraordinário”, afirmou Itte, lembrando que outros 30 detentos dividiam o cubículo. Já a turista não teve a mesma sorte. “Ela ficou todos esses dias sem tomar banho.”

“Se o juiz não se decidir até esta sexta, eles serão obrigados a ficar aqui no Natal e no réveillon. E não querem isso, têm família na França. Eles querem voltar”, afirmou o cônsul. No avião, havia pelo menos cem turistas da França. Todos retornavam do um cruzeiro.

G1

Rebeldes iraquianos invadem rede sem fio de aviões americanos



Um tipo de software que custa apenas 26 dólares (aproximadamente R$ 45) está dando dor de cabeça aos militares americanos no Iraque. Ele permite aos militantes iraquianos invadir a rede wireless de comunicações entre as bases militares dos EUA e o avião não-tripulado Predator, o que poderia antecipar locais e objetivos das missões do exército ocidental, acabando com o elemento-surpresa de um ataque, por exemplo.

Segundo o "Wall Street Journal", os iraquianos descobriram um link da rede sem proteção criptográfica e, usando softwares como o SkyGrabber, facilmente obtidos pela internet sob os preços citados, ganharam acesso a dados e vídeos trocados entre o avião controlado remotamente e os comandos militares. A invasão da rede sem fio preocupa oficiais, pois esse tipo de avião é usado também em operações no Afeganistão. Novos modelos de aviões americanos não-tripulados, conhecidos como Reapers, custam US$ 12 milhões, mas, segundo fontes do WSJ, poderiam ser hackeados da mesma maneira.

O Globo