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terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Entrevista de David Neeleman sobre infraestrutura aeroportuária


Campo de Marte inundado



A chuva intensa que atinge São Paulo desde a madrugada desta terça-feira (8) causou alagamentos em um aeroporto e num departamento da Polícia Civil na Zona Norte de São Paulo. O Campo de Marte e o Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic) estão alagados.



No Campo de Marte, aviões chegaram a ser atingidos pela água. Alguns trechos do aeroporto e do estacionamento do Deic estão debaixo d´água. Carros da polícia também ficaram parcialmente submersos.


12 horas

Azul vai oferecer voos sem escalas de Belo Horizonte para Salvador


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai começar a oferecer voos sem escalas de Belo Horizonte para Salvador nesta temporada. A rota será servida sem escalas de 6 a 27 de fevereiro, os voos operarão somente aos sábados e com uma frequência diária. A tarifa varia a partir de R$ 159 por trecho, para viagens de ida e volta e permanência mínima de 3 dias. O valor é válido para a compra com 30 dias de antecedência da data da viagem.

Entre os dias 6 e 20 de fevereiro, os voos partem do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, às 11h14 e chegam a Salvador às 11h50 (horário local). De Salvador, a decolagem é às 12h20 e a chegada a Belo Horizonte às 15h. De 21 a 27 de fevereiro, os horários sofrem alteração em função do fim do horário de verão.
Jornal de Turismo

Ryanair e Boeing



A Ryanair poderá arquivar os planos de comprar
200 Boeings porque a fabricante de aviões E.U. quer mudar as condições de entrega, a Ryanair CEO Michael O'Leary disse terça-feira.

Quase chegamos a um acordo sobre o preço dos 200 aviões ... mas o negócio, agora é improvável que aconteça, porque agora querem voltar atrás e mudar as condições de entrega", O'Leary disse à Reuters em uma entrevista.
"Vamos fazer uma decisão final na próxima quinta-feira , reunião do conselho.
A menos que haja alguma mudança na sua posição durante a próxima semana, ela está fora."


Reuters

Lufthansa ganha novos prêmios



A cada ano, a revista de estilo de vida britânica “Monocle” publica os cinquenta melhores da indústria do turismo, os “Travel Top Fifty”, lista na qual a viajada redação premia suas melhores viagens ao redor do mundo. Este ano, quatro prêmios foram para a Lufthansa, que se destacou com serviços especiais, produtos novos e ideias inovadoras. A Lufthansa venceu nas categorias “Melhor Lounge”, “Melhor Internet a Bordo”, “Melhor Combo no Ar” e “Melhores Tripulantes de Cabine”.

A First Class Lounge em Munique foi premiada por “permitir que a estadia em terra dos passageiros seja a mais tranquila possível”. O anúncio de que a Lufthansa reintroduzirá, no início de 2011, o Flynet, sua internet banda larga de bordo, também lhe garantiu seu lugar nos “Travel Top Fifty”. A Lufthansa Italia, por sua vez, foi agraciada com o “Best Combo in the Air” porque a nova oferta de voos a partir de Milão ofereceu “excelentes serviços de ponta em voos nonstop da Itália para metrópoles italianas”. A redação condecorou, ainda, Fau Wakamoto, funcionária da Lufthansa, como melhor tripulante de cabine pela “postura, delicadeza e atenção” demonstradas na First Class de um voo Lufthansa de Munique para Tóquio.

Egom Assessoria de Imprensa

Passaporte Azul vira sucesso de vendas da companhia



O Passaporte Azul, lançado em outubro, permite que o usuário viaje para qualquer destino pela empresa, no prazo de 30 dias, quantas vezes quisesse, mediante o pagamento de R$ 499. Desde então, as vendas superaram as expectativas da empresa.
De acordo com David Neeleman, o Passaporte Azul foi um sucesso para a empresa por dois motivos. "Primeiro porque é um produto inovador, como a companhia pretende ser, e em segundo lugar porque estimulou gente que não ia viajar a percorrer o país. Vamos fazer novas promoções como o Passaporte Azul em breve, quero ver mais gente que nunca voava voar conosco", disse Neeleman.
Mercado e Eventos

Portal da Tam já é usado por todas agências de viagens




O novo portal da Tam, com tecnologia Altéa/Amadeus, teve sérios problemas em suas primeiras semanas de uso pelas agências de viagens e passageiros, e atualmente, três semanas depois, já está sendo usado por todas as agências de viagens que têm crédito com a Tam. A reportagem do Portal PANROTAS apurou que já não há mais agências sem ter acesso ao e-Tam, porém, ele continua com alguns instabilidades e problemas pontuais (principalmente em reembolso e pagamento com cartão de crédito), que estão sendo resolvidos pela equipe de tecnologia da Tam e do Amadeus à medida em que acontecem.

A estimativa é que 95% do sistema já esteja funcionando normalmente. Uma das válvulas de escape nesse início de operação foram as consolidadoras, conhecidas por terem os mais modernos portais de reservas e vendas aéreas do País. Como a integração delas com o e-Tam foi mais rápida e melhor, muitas agências acabaram migrando suas compras para os consolidadores.

Houve, em novembro, uma queda de vendas na companhia, mas a Tam já esperava por isso e, com ajuda dos consolidadores, ficou com resultados dentro do previsto.

"O portal chegou em um momento difícil, foi problemático, mas há boa vontade da Tam em resolver os problemas. É uma realidade e temos de nos adaptar a elas. Estamos trabalhando juntos", disse o presidente da Rextur, Goiaci Alves Guimarães, ontem à noite, em sua festa de 35 anos de fundação da consolidadora paulistana.
Panrotas

Turkish Airlines já tem site em português

A home do site da Turkish (reprodução)



A Turkish Airlines acaba de lançar o site em português para o mercado brasileiro. No website há diversos serviços da companhia aérea turca, quer começará a voar direto entre São Paulo (GRU) e Istambul, na Turquia, a partir de 28 de março de 2010. Confira no www.flyturkish.com.br.
Panrotas

Embraer comemora 15 anos de privatização


A Embraer comemorou com boas expectativas, nesta 2ª feira (7), o 15º aniversário de sua privatização, ocorrida em 1994, quando a empresa foi adquirida pelo grupo Bozano Simonsen e pelos fundos de pensão Previ e Sistel, por R$ 154,1 milhões (em valores atualizados). Nesse período a empresa cresceu dez vezes e acumulou um saldo positivo de aproximadamente US$ 13 bilhões na balança comercial brasileira. Segundo o vice-presidente para Assuntos Corporativos da companhia, Horácio Forjaz, apesar de enxergar o fim da crise apenas para meados de 2012, a empresa continua liderando o mercado de aeronaves de 30 a 120 assentos e tem posição consolidada no mercado, ocupando a terceira colocação entre os fabricantes de jatos comerciais do mundo.

“Depois de 15 anos podemos dizer que os avanços foram notáveis”, diz. Ele destacou também que o mercado de jatos executivos está muito favorável á Embraer, que disponibiliza a família Legacy, cujo projeto custou cerca de US$ 750 milhões de dólares, mas deixou a empresa muito bem posicionada, com a oferta de um produto com espaço e conforto superiores, desempenho excelente e baixo custo operacional. “Estamos sendo muito bem sucedidos”, observa. Outra aposta feita pela empresa, segundo Forjaz, é a montagem do cargueiro militar KC-390, cujo contrato para desenvolvimento do projeto foi assinado com a Força Aérea Brasileira em abril passado, no valor deR$ 3,2 bilhões.

Os dois protótipos previstos devem ficar prontos em 2015 e, sendo aprovados, a produção começa logo no ano seguinte. “Esse avião foi concebido para atender os requisitos da FAB, mas vai ocupar um nicho interessante no mercado futuramente”, disse o diretor. Ele lembra o caso do Super Tucano, que foi feito para o Governo brasileiro, mas já fez carreira internacional. A empresa também negocia parcerias para fabricar o KC-390.

Novos modelos

Apesar das notícias da possível produção de novos modelos, para o mercado de aeronaves com mais de 130 assentos, que seriam lançados na próxima década, Forjaz nega que haja qualquer estudo concreto nessa direção, apesar da empresa estar sempre atenta ao movimento da concorrência. “A Embraer não deixa de examinar o que se passa á sua volta, mas temos tempo e produtos bem situados no mercado”.

Para entrar no segmento de aeronaves com mais de 140 assentos, segundo Forjaz, a empresa teria que enfrentar a forte concorrência de empresas como Airbus e Boeing. “O foco é geração de novas tecnologias de propulsão de aeronaves, com motores de baixo ruído e baixo consumo. Os fabricantes estão olhando essas tecnologias, conjuntamente com a possibilidade de novos produtos, mas aguardam o que deve ocorrer nesse período de crise”, finalizou.

Poder Aéreo

Aeroporto de Pequim alcança 60 milhões de paxs


O Aeroporto de Pequim (China) atingiu, no final de novembro, a marca de 60 milhões de passageiros transportados. A Air China, única aérea de bandeira nacional do país, é uma das principais responsáveis pelo resultado. “A cooperação entre a Air China e o Aeroporto Pequim Capital fez com que experimentássemos um número recorde de passageiros e também melhorias na segurança e nos serviços", afirma o vice-presidente da Air China, Zhang Lan.

Em março 2008, a companhia aérea chinesa se estabeleceu no Terminal 3 do Aeroporto de Pequim e promoveu uma série de melhorias estruturais, como a otimização do sistema de manipulação de equipagem, do sistema de controle de partidas, que tornou a coleta de bagagens mais eficiente, e aprimorou os procedimentos de check-in.
Panrotas

Turista alemão detido com 44 lagartos na cueca em Aeroporto na Nova Zelândia

Um turista alemão foi detido na Nova Zelândia quando tentava deixar o país com 44 exemplares de sete espécies protegidas de lagartos escondidos na cueca, informou a justiça do país da Oceania.

Hans Kubus, de 58 anos, foi detido no domingo no aeroporto de Christchurch, sul da Nova Zelândia.

Funcionários da alfândega encontraram nas roupas íntimas um pequeno pacote com os répteis. O alemão já compareceu a uma audiência em um tribunal.

Kubus admitiu ter retirado os répteis da natureza sem autorização com o objetivo de comercializar os animais. Existe un mercado negro de pequenos répteis na Europa. Os animais que o alemão pretendia tirar da Nova Zelândia são avaliados em quase 30.000 euros.
Desástres Aéreos

Emirates receberá dois A380 em Dezembro

emirates_a380

A Emirates reafirmou esta semana, em comunicado divulgando seus novos voos para Amsterdã, que irá receber dois A380 durante este mês de Dezembro, informou o site Aviationnews.

Os dois aviões irão se juntar aos cinco já operados pela empresa, sendo o primeiro destinado à rota ligando Dubai a Seul, na Coréia do Sul, a partir do dia 14, e o segundo aos voos ligando a cidade nos Emirados Árabes a Paris, que deverão começar duas semanas depois.

A Emirates é hoje a empresa com o maior número de A380 encomendados, 58 contando os cinco já entregues. Espera-se que até meados de 2010 a companhia conte com 15 aviões do tipo, havendo rumores de que a partir de então ficará quase um ano sem recebê-los para, a partir de 2011, retomar o crescimento de sua frota de super jumbos.

CR

Pilotos da Northwest: Controladores também são culpados por incidente

northwest_destino

Os pilotos da Northwest Airlines, Timothy Cheney (comandante do voo) e Richard Cole (Co-piloto), que se distraíram na cabine de comando de seu A320 durante o voo 188 da empresa no último mês de Outubro e esqueceram de iniciar o procedimento de descida para a cidade de Minneapolis, passando direto por ela, disseram que os controladores de voo também têm sua parcela de culpa, informou a Associated Press.

Segundo eles os controladores não se coordenaram de forma eficiente com os despachantes da Northwest, deixando de seguir regras e práticas do FAA. O co-piloto Cole ainda acrescentou que ele não deveria ser punido ou que sua punição deveria ser retirada uma vez que confiava no comandante Cheney para cumprir suas responsabilidades.

Os dois foram suspensos pela Delta Air Lines (proprietária da Northwest) logo após o incidente e, seis dias depois, tiveram suas licenças de pilotos de linha aérea revogadas pelo FAA sob a acusação de terem violado numerosos regulamentos de segurança, conduzindo o avião de maneira irresponsável.

Cheney e Cole apelaram da decisão e serão ouvidos pelo juiz administrativo do NTSB. Inquirido a respeito da acusação feita, o porta voz da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo dos EUA, Doug Church, não quis comentar sobre o assunto.

CR

Cessna 150: o melhor treinador civil do mundo

Uma aeronave de treinamento básico deve possuir determinadas características, como boa estabilidade, docilidade, simplicidade e baixo consumo de combustível. Nem sempre é fácil reunir essas características em uma só aeronave, pois na aviação, o que se ganha de um lado se perde do outro.

Uma aeronave em particular, entretanto, conseguiu reunir tal número de qualidades para um treinador que se tornou a quarta aeronave civil mais vendida no mundo: o Cessna 150. Desde o primeiro ano de produção, em 1958, até o encerramento da linha, em 1977, foram produzidos 23.839 exemplares, sendo que a maioria foi empregada como treinador básico.

O Cessna 150 é uma aeronave pequena, com apenas 726 Kg de MTOW (Maximum Take-off Weight). É um monomotor de asa alta, com trem de pouso triciclo e dois lugares. Substituiu o Cessna 140 na linha de produção, oferecendo a vantagem de um motor mais potente e o trem de pouso triciclo, bem mais fácil de operar no solo que os trens de pouso convencionais. O motor utilizado foi o Continental O-200A, de 100 HP a 2.750 RPM, com 4 cilindros horizontais opostos.

O primeiro protótipo do Cessna 150 voou em 12 de setembro de 1957, e as primeira aeronaves de série saíram da linha de produção em Wichita, Kansas, um ano depois, em setembro de 1958.

Desde o início da produção, os Cessnas 150 demonstraram serem incrivelmente dóceis, fáceis de voar e de custo de operação muito baixo, características ideais para o treinamento de novos pilotos. De fato, por volta de 1969, 61 por cento dos pilotos, nos Estados Unidos, eram treinados a bordo desses pequenos monomotores. Esse fato foi muito favorável à Cessna, pois a maioria dos pilotos, depois de checados, tendiam a preferir aeronaves monomotores Cessna para voar, como os 172 Skyhawk, 182 Skylane, 206 Stationair e 210 Centurion, aeronaves mais pesadas mas com características de voo muito semelhantes às do pequeno 150.

De fato, a estratégia da Cessna era produzir aeronaves de transporte pessoal e/ou familiar, monomotores de asa alta facilmente pilotáveis, quase um automóvel voador. A estratégia deu certo, pois os monomotores Cessna estão entre os mais produzidos aviões civis da história. Esses monomotores ficaram em produção por décadas e, ainda que a produção tenha sido interrompida por algum tempo, os modelos 172, 182 e 206 ainda são fabricados em pleno Século 21, uma longevidade de mais de 50 anos de produção.

O pequeno Cessna 150 não tem a intenção de ser uma aeronave de excelente desempenho. Tem pouca potência disponível para o peso, e uma hélice razoável para o voo em cruzeiro, mas bastante sofrível para decolagem e subida, especialmente em aeródromos elevados e/ou quentes. Seus tanques garantem uma autonomia de quase 6 horas.

O motor Continental O-200, embora simples e confiável, é um tanto frágil para o treinamento de pilotos, exigindo maior controle dos instrutores quanto à operação. Acelerações ou reduções bruscas de RPM devem ser evitados, assim como longos planeios em ar frio, sob pena de rachaduras nos cilindros. O sistema de partida é particularmente frágil e de difícil manutenção, e muitas escolas de aviação optaram pela sua desativação, optando pela partida manual na hélice.

A ergonomia não é boa: embora os assentos tenham regulagem em distância, pilotos altos tem sérios problemas, pois as pernas interferem nos manches em comandos de rolamento. Há pouco espaço para pilotos mais corpulentos.

A direção no solo é muito fácil, graças à triquilha comandável pelos pedais do leme. Em voo, o cruzeiro pode ser feito a mais de 100 Knots TAS . A velocidade de estol, com flaps abaixados a 40 graus, é de apenas 42 Knots, excelente para missões de treinamento básico. O avião apresenta, no entanto, tendência a cair para o lado direito no estol, mas isso é facilmente corrigível até pelo mais mais inexperiente dos pilotos.
Os primeiros exemplares do Cessna 150 (foto acima) tinham a fuselagem traseira elevada e deriva vertical. A partir dos modelos C150D/E (foto abaixo), produzidos a partir de 1964, a fuselagem foi dramaticamente modificada, rebaixando-se o cone de cauda e introduzindo-se uma janela traseira bipartida, o que melhorou muito a visibilidade do piloto para trás. Uma deriva enflechada a 35 graus e de linhas mais retas passou a equipar o modelo C150F, a partir de 1966. A aparência geral da aeronave pouco se modificou daí em diante.
A Cessna produziu alguns modelos especiais do Cessna 150, e o mais interessante deles foi o modelo A150 Aerobat. Essa aeronave podia suportar cargas estruturais de 6 G positivos e 3 G negativos, permitindo manobras acrobáticas limitadas como parafusos, chandelles, oito-cubanos e reversões verticais. Essas aeronaves possuiam assentos especiais, que permitiam o uso de para-quedas de assento, além de portas de liberação rápida. Os carburadores de cuba e a falta de potência disponível impediam, entretanto, a realização de manobras mais radicais, assim como o voo invertido.

Em 1978, os Cessnas 150 foram substituídos na linha de produção pelos modelos C-152. A célula era praticamente a mesma, mas os motores foram substituídos pelos Lycoming O-235, de 108 HP de potência, e os flaps foram limitados a 30 graus de extensão máxima. O comportamento e o desempenho do avião pouco mudaram, mas o motor era mais robusto e suportava melhor os comandos bruscos dos alunos. Essa versão permaneceu em produção até a Cessna fechar definitivamente a linha dos monomotores leves, em 1986.

O fabricante Reims, da França, fabricou sob licença, 1.764 aeronaves F-150. Essas aeronaves eram praticamente idênticas às produzidas nos Estados Unidos, à exceção do motor. Os F-150 eram equipados com motores Rolls-Royce-Continental O-240, de 130 HP.

Mesmo depois de 23 anos após a produção dos últimos exemplares, o Cessna 150 permanece como o treinador ideal para os cursos de pilotagem básica, fato comprovado pelo valor de revenda de aeronaves usadas, até hoje exportadas para muitos países. Embora a Cessna tenha tentado oferecer o Cessna 172 como treinador, por algum tempo, cedeu às pressões do mercado e voltou a oferecer um monomotor de 2 lugares para treinamento, o modelo C-162 Skycatcher, produzido na China a partir de 2007.
Cultura Aeronáutica

Queda de pequeno avião mata 3 próximo à cidade alemã de Frankfurt


Avião explodiu após cair sobre matagal.

Destroços espalharam-se pela região.

Foto: AP

Especialistas em aviação observam nesta terça-feira (8) destroços de aeronave privada que caiu na véspera próximo à cidade alemã de Frankfurt, no oeste do país. Três pessoas morreram depois que o avião caiu sobre a vegetação e explodiu, espalhando destroços ao longo de uma vasta região.

G1

Setor da aviação cortará em 50% emissão poluente até 2050


Copenhague, 8 dez (Lusa) - O setor da aviação se comprometeu a reduzir as emissões de gases poluentes em 50% até 2050, através da utilização de aviões com consumo de combustíveis menor e com uma maior aposta nos biocombustíveis, anunciou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Em comunicado divulgado durante o segundo dia de trabalhos da Conferência do Clima, em Copenhague, que debate a questão das mudanças climáticas, a Iata anunciou que as companhias aéreas estão investindo mais de US$ 1,5 bilhão em novas aeronaves para reduzir, até 2020, as emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas pelo segmento.

O setor aéreo prevê também realizar uma maior aposta na utilização de biocombustíveis para abastecer os voos comerciais, possibilidade que já está sendo testada por cinco companhias aéreas, para cortar as emissões poluentes em até 80%.

A associação afirmou que os testes deverão estar concluídos em 2011. Para conseguir um corte das emissões de CO2 até 2050, a estratégia da Iata inclui a aposta em aviões mais eficientes em termo de consumo, explica o comunicado.

Segundo Anthony Concil, porta-voz da entidade, o setor da aviação é responsável por uma taxa de entre 2% e 3% das emissões globais de dióxido de carbono, muito abaixo de outras indústrias, apesar de estar no centro das críticas dos ambientalistas.

Em Copenhague, onde delegações de 192 países tentam chegar a um acordo sobre um pacto legalmente vinculativo que substitua o Protocolo de Quioto, houve vários protestos contra a quantidade de CO2 produzida pela própria reunião, incluindo as emissões geradas pelos aviões privados que saíram de todas as partes do mundo rumo à capital dinamarquesa, onde mais de 100 chefes de Estado e de governo já confirmaram presença.
UOL Viagem

Cléo Pires: “Se não fosse atriz seria piloto de avião”


Cléo Pires é a convidada do Papo X do próximo sábado (12)! A atriz relembrou que quando era pequena ia tanto ao programa da Xuxa que uma vez seu dente de leite caiu enquanto estava no colo da rainha, acredita? A filha de Glória Pires afirma que se acha uma boa pessoa, mas que tem que aprender a ser mais paciente. Se não fosse atriz, Cléo gostaria de ser piloto de avião e, se encontrasse Deus, garante que iria agradecer pela maravilhosa família que tem! Confira a entrevista completa neste sábado!

Correio Press

Dados e informações sobre principais acidentes em 2009


Acidentes Aéreos com mais de 100 Vítimas Fatais




- 7 de fevereiro.- Queda de um EMB 110 Bandeirante da companhia Manaus Aerotáxi no rio Manacapuru (a 85 km de Manaus) deixa 24 mortos.


- 13 de fevereiro.- Avião da Continental Airlines cai nas proximidades do aeroporto internacional de Búfalo, em Nova York, matando 49 pessoas


- 25 de fevereiro.- Nove pessoas morrem e cerca de 50 ficam feridas na queda de um Boeing 737 da companhia Turkish Airlines durante a aterrissagem no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.


- 9 de março.- Dez oficiais das forças de paz da União Africana (UA) perdem a vida na queda de um cargueiro Ilyushin da companhia Aerolift no cair no Lago Vitória, no território de Uganda.


- 22 de março.- Monomotor Pilatus PC-12 cai enquanto se aproximava para aterrissar no aeroporto de Butte, em Montana, nos Estados Unidos, matando 14 pessoas.


- 7 de abril.- Fokker 27 atinge hangar do aeroporto de Bandung, a oeste de Java, matando 24 soldados.


- 20 de maio.- Queda de um Hércules da Força Aérea da Indonésia na ilha de Java mata 101 pessoas.


- 22 de maio.- Avião particular King Air B350 cai em Porto Seguro, matando 14 pessoas.


- 31 de maio.- Airbus A-330 da Air France que voava do Rio de Janeiro a Paris cai no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas.


- 30 de junho.- Queda de um Airbus 310-300 deixa 152 mortos nas Ilhas Comores.


- 15 de julho.- Queda de avião Tupolev, propriedade da companhia aérea Caspian Airlines, mata 168 pessoas pouco após decolar do aeroporto internacional de Teerã com destino a Yerevan.


- 24 de julho.- Avião Ilyushin-64 de fabricação russa que cobria a rota Teerã-Mashhad sai da pista, deixando 17 mortos e 40 feridos.


- 2 de agosto.- Queda de um Twin Otter de Airlines PNG deixa 13 mortos no leste de Papua-Nova Guiné.


- 8 de agosto.- Nove pessoas morrem quando um helicóptero e um pequeno avião se chocam sobre o rio Hudson, na ilha de Manhattan, em Nova York.


- 9 de outubro.- Queda de avião das Nações Unidas que realizava missão de vigilância nas proximidades da fronteira entre Haiti e República Dominicana mata 11 pessoas.


- 1º de novembro.- Onze pessoas morrem na queda de um avião II-76 das forças do Interior da Rússia, em Iacútia (Sibéria).


- 7 de novembro.- Queda de avião militar russo Tu-142 mata 11 pessoas nas proximidades da ilha de Sakhalin, no oceano Pacífico.


G1

Aeroporto de Confins (MG) ganha nova sala de embarque internacional


O Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins (MG) dispõe de uma nova sala de embarque internacional. O espaço passou a contar com mais 100 m², passando para 665 m². Com as obras de reforma e modernização da sala de embarque, a Infraero proporciona maior conforto, segurança e agilidade aos passageiros que partem ou chegam do exterior em Minas Gerais.

O terminal também ganhou mais um aparelho de raio-x, contando agora com três equipamentos desse tipo. O número de cabines da Polícia Federal também foi incrementado: de três para cinco unidades. Além das obras de modernização de um dos aeroportos mais movimentados do país, a Infraero planeja, para breve, o início da licitação de serviços de atendimento aos passageiros como lojas de alimentação e livraria no Tancredo Neves.
JT

Webjet À venda





Wagner Ferreira, presidente da WebJet, procura um comprador para a companhia. Já andou conversando com a direção da Gol e da OceanAir. Mas são negociações sempre complexas. Adquirida em 2007 pela operadora de turismo CVC, a WebJet, com 20 aeronaves, tem quase 5% do mercado doméstico da aviação civil.

Isto É - SP

O dia 'da infâmia' presidente Franklin D. Roosevelt


8 de dezembro de 1941, um dia depois de Pearl Harbor




No dia oito de dezembro, o presidente Franklin Delano Roosevelt, profundamente agastado e indignado, classificando o inesperado ataque nipônico como um ato de infâmia, encaminhou ao Congresso norte-americano uma declaração de guerra. Durante os quatro anos seguintes o Oceano Pacífico iria conhecer o diabo.

avião particular cai próximo a Frankfurt


Um pequeno avião particular transportando três pessoas, caiu ao redor da cidade alemã de Frankfurt, aparentemente, matando os passageiros, a polícia diz.

O avião de passageiros de negócios, um Beechcraft 90 turbo automotor estava em rota para Frankfurt a partir de Bremen, quando ele caiu e pegou fogo na segunda-feira.

O aeroporto de Atlanta oferece o primeiro quarto de dormir

Como um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport anunciou que está introduzindo quartos de dormir.

Estes quartos, que são operados pela Minuto Suites, são muito simples. Na verdade, tão simples, que medem apenas 2,13 metros por 2,44 metros.

Segundo o aeroporto de Atlanta e Suites hora, estes quartos são projetados para os viajantes que querem relaxar, dormir ou fazer negócios entre os vôos.

Sin duda, estas pequeñas habitaciones son una excelente alternativa a dormir en el aeropuerto

Sem dúvida, essas salas pequenas são uma excelente alternativa para dormir no aeroporto

Eles são equipados com um sofá-cama, travesseiros e cobertores.

Travesseiros, claro, vem com capas descartáveis para evitar a transferência de quaisquer germes entre os "Hóspedes".

Mas isso não é tudo o que eles oferecem estes quartos pequenos. Eles também têm um sistema que reduz o ruído. Há também uma secretária, telefone e uma cadeira de escritório para as pessoas que querem usar o espaço como um pequeno escritório no aeroporto. Claro, todos oferecem Wi-Fi.

Apesar de prático, estas pequenas salas podem estar fora do alcance de algumas pessoas no que diz respeito aos preços. Aparentemente, os quartos, que estão no Terminal B, custam cerca de $ 30 durante a primeira hora e $ 7,50 para cada 15 minutos adicionais.


PS: A nossa pousada o pernoite e a estada é muito mais barato,acesse e confira ao lado

Portanto o sono nestes quartos está além do orçamento de muitos viajantes.

A idéia é que, estes quartos possam surgir em vários outros aeroportos em todo o mundo. Embora talvez não seja um serviço prático para todos os viajantes, é apenas o que o médico prescreve para viajantes de negócios ou de pessoas que freqüentemente são presos em aeroportos, descanso .

Também poderia ser a maneira perfeita para combater os efeitos do jet lag para as pessoas que estão mudando seu vôo.

Anac cria norma para voos fretados em Guarulhos (SP)


A Anac decidiu que os voos fretados que irão operar no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), de dezembro até março, terão que ser distribuídos ao longo do dia para evitar a concentração nos horários de pico. A agência determinou que as autorizações de voos fretados não ultrapassem os 45 pousos ou decolagens por hora já autorizados no horário de pico para a alta temporada.

A medida visa proporcionar aos passageiros o tempo adequado de embarque nessa época do ano. O único horário em Guarulhos que já opera nesse patamar é o intervalo entre 7h e 8h. Todos os demais períodos ainda comportam voos fretados e, se os fretamentos forem deslocados para outros horários, as agências de viagens devem comunicar antecipadamente os clientes.
Panrotas

Mirage: uma novidade no ar


capa-veja-mirage

Em 1972 a aquisição dos caças Mirage III pela Força Aérea Brasileira foi capa da revista Veja. Em sua edição nº192, a revista dedicou cinco páginas ao assunto, informando interessantes relatos sobre a negociação dos caças e os bastidores da compra.

Clique na imagem acima e leia a reportagem (arquivo em formato pdf).

Poder Aéreo

Parte dos bens da Pantanal vai a leilão na quinta-feira


Parte dos bens da Pantanal Linhas Aéreas serão leiloados na quinta-feira, 10 de dezembro. Serão vendidos seus slots (espaços de pouso e decolagem) em Congonhas.

Como o BOM DIA mostrou no dia 22 de janeiro, a empresa tem dívidas avaliadas em R$ 53 milhões e passa por um processo recuperação judicial.

Em Bauru existe o temor de que seja encerrada a rota do aeroporto Moussa Tobias até Congonhas. Ontem a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por meio de sua assessoria de imprensa, disse que a rota Bauru-Congonhas é a 6 mais rentável do Brasil.

Na frente estão apenas Congonhas-Santos Dumont, Congonhas-Curitiba, Guarulhos-Curitiba, Brasília-Goiânia e Galeão-Guarulhos. Esses são dados do último estudo da Anac feito em 2008.

Entidades em Bauru se mobilizam para tentar manter os voos. O secretário de desenvolvimento econômico, Antonio Mondelli Junior, afirma que vai procurar a direção da Pantanal esta semana. “São voos muito importantes para a economia de Bauru e região, milhares de pessoas seriam prejudicadas”, comenta.


Acib aguarda decisão da Justiça
Outra iniciativa foi feita pela Acib, que protocolizou ação civil pública na 3ª Vara da Justiça Federal de Bauru, visando “compelir a Anac a não romper com a continuidade na prestação de serviços de transporte aéreo nos aeroportos Moussa Tobias ou Aeroclube de Bauru”.

A advogada da Acib, Livette de Carvalho, disse que a ação foi feita há quase um ano e aguarda uma decisão favorável da Justiça.

A 3ª Vara da Justiça Federal de Bauru disse ontem que a primeira decisão foi pela extinção da ação, mas como houve apelação a Justiça vai enviar o caso para o TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª região julgar.

A Anac divulgou que não pode obrigar uma empresa manter uma rota. A Pantanal tem 17 pares de slots por dia em Congonhas, 6,8% do total (251) do aeroporto de Congonhas.

A Anac também divulgou que a Pantanal subutiliza os slots de Congonhas, por isso a própria entidade tenta tomar esses espaços da empresa. Por lei, uma empresa aérea deve usar pelo menos 80% dos slots num prazo de 90 dias. A Pantanal não cumpriria essa regra.

12 Horas

Virgin Atlantic apresenta primeira nave espacial comercial


Expectativa é que dentro de três anos turistas possam ir ao espaço.

Projeto de US$ 450 milhões prevê a construção de seis naves.

A SpaceShipTwo (centro), primeira aeronave do mundo desenvolvida para transportar turistas no espaço, é acoplada no centro das duas fuselagens da nave White Knight Two, em Mojave (Califórnia).

A Virgin Atlantic apresentou nesta segunda-feira (7) a primeira nave espacial comercial para passageiros, um modelo com linhas elegantes, preta e branca, que representa uma aposta com preço alto na criação de uma industrial comercial de turismo espacial.

A empresa espera que a nave SpaceShipTwo, com asas e do tamanho de uma minivan, comece a levar turistas para a gravidade zero dentro de dois ou três anos.

"Será o começo das viagens espaciais comerciais", disse o fundador da Virgin Atlantic Airways, o bilionário Richard Branson, no lançamento da nave no deserto de Mojave, na Califórnia.

Viagem na nave SpaceShipTwo pode custar até US$200 mil

Com orçamento de US$ 450 milhões, o projeto prevê a construção de seis naves espaciais comerciais que poderão levar passageiros até uma altitude suficiente para sentirem a gravidade zero e verem a curvatura da Terra contra o pano de fundo do espaço.

Uma nave de duas quilhas chamada Eve levará a SpaceShipTwo até uma altitude de 60 mil pés (18.288 metros), onde a deixará. Então a nave disparará seus motores a jato e subirá para cerca de 104 quilômetros acima da Terra.

Concepção artística do SpaceShipTwo da Virgin Galactic (veículo na parte inferior da imagem) e como ele vai ser liberado de sua nave-mãe WhiteKnightTwo

Mais ou menos 300 candidatos a astronautas já fizeram depósitos para fazer o passeio de US$ 200 mil que inclui três dias de treinamento.

Com o tempo, a Virgin Galactic, a divisão da Virgin Atlantic que está promovendo os passeios espaciais, espera reduzir o preço das passagens para um valor competitivo comparado às viagens aéreas entre os EUA e a Austrália.

A unidade também estuda a possibilidade de oferecer viagens suborbitais entre destinos, algo que poderia reduzir o tempo de voo dos EUA para a Austrália das atuais 15 horas ou mais para cerca de 90 minutos.

Sonho

Outras potenciais utilizações comerciais das naves incluem transportar cientistas e equipamentos para pesquisas e usar a nave transportadora para lançar pequenas cargas no espaço.

As viagens espaciais comerciais são um sonho há décadas, mas o primeiro voo espacial particular pilotado, em 2004, foi a primeira prova de que a indústria poderia realizar o sonho sem a ajuda de governos, que historicamente dominam as viagens espaciais.

Mas uma explosão letal em 2007 num teste de motor de foguete ilustrou os perigos e riscos inerentes à empreitada.

O SpaceShipOne, que está exposto no Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Washington, já fez três voos suborbitais.

"Os últimos cinco anos foram difíceis, mas finalmente chegamos", disse Branson. "Esperamos que, nas próximas décadas, dezenas ou até centenas de milhares de pessoas tenham a chance de ir para o espaço."

Um programa de dez meses de voos de teste atmosférico deve começar na terça e ser seguido por extensos voos de teste no espaço, antes de começarem os voos com passageiros, o que está previsto para acontecer em 2011 ou 2012.

A SpaceShipTwo é mostrada em construção na Scaled Composites, em Mojave, Califórnia

Fonte: Reuters via G1 - Fotos/Imagens: Reuters/Courtesy Virgin Galactic/Handout

Desástres Aéreos

Avião sai da pista na África do Sul


Uma aeronave da SA Airlink saiu da pista do Aeroporto George, na África do Sul, na manhã desta segunda-feira (7).

Os detalhes do acidente ainda não foram revelados, mas sabe-se que o avião Embraer ERJ-135, prefixo ZS-SJW, caiu na estrada após não conseguir parar na pista do Aeroporto George (GRJ/FAGG).

O voo SA-8625 vinha da Cidade do Cabo para George, ambas cidades da África do Sul, com 30 passageiros e 3 tripulantes. Ao pousar sob chuva leve às 11:06 L (09:06Z) e tocar a pista molhada, o avião passou por cima do muro do aeroporto e parou na estrada adjacente. Sete passageiros e o primeiro oficial sofreram ferimentos leves e foram levados para um hospital local, mas logo foram liberados. O avião no entanto sofreu danos substanciais.

A companhia informou que, de acordo com o primeiro relatório, o avião aquaplanou para fora no final da pista molhada. Mais tarde, a companhia aérea informou que o primeiro oficial sofreu uma torção no tornozelo e, sete passageiros, incluindo uma criança, foram levados para um hospital por precaução. Todos os oito foram liberados no mesmo período.

A pista do Aeroporto de George tem 2.000 metros (6561 pés) de comprimento.

A SA Airlink tem sofrido pesadas críticas nos últimos meses depois de vários dos seus aviões terem se envolvido em acidentes e incidentes em aterrissagens, derrapagens na pista ou retornos para os aeroportos de origem devido a problemas técnicos.
Desástres Aéreos

Voo da Trip, agendado para dia 26, pode mudar


A data cogitada para o início das atividades da Trip Linhas Aéreas no aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, no próximo dia 26, pode ser mudada. Isso porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não liberou a data, argumentando, segundo o deputado federal Acélio Casagrande, existir um elevado número de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Muitos pousos e decolagens em SP

O deputado se reunirá hoje com representantes da Anac, em Brasília, para conversar a respeito do assunto. "A Trip havia se organizado para iniciar as atividades no Diomício Freitas no dia 26 de dezembro, e agora a Anac está colocando dificuldades para os pousos e decolagens em Guarulhos", afirma Casagrande. A empresa de Campinas irá oferecer voos diários para Porto Alegre e São Paulo.

A Tribuna

Azul Linhas Aéreas pode abrir capital em 2 anos


A Azul Linhas Aéreas estima que todo o setor de aviação brasileiro eleve as tarifas entre 10% e 20% no próximo ano, para quando a companhia tem expectativa de aumento de até 15% do tráfego, segundo declarou segunda-feira o presidente da empresa, Pedro Janot. Ele também afirmou que a Azul poderá fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 2011 ou 2012.

"Deve ser um ano de menos promoções e menos assentos mais baratos disponíveis", disse Janot, durante evento de comemoração da marca de 2 milhões de clientes transportados pela Azul em quase um ano de operação da empresa, que faz aniversário no dia 15 de dezembro. Em agosto, a Azul atingiu o milionésimo cliente transportado.

"As companhias têm de ter rentabilidade e a demanda vai ser forte. As empresas vão ajustar o preço à demanda", resumiu.

De acordo com o presidente da Azul, 2009 deve terminar com crescimento do tráfego aéreo no mercado doméstico de cerca de 10%, número bom diante da crise global que prejudicou o mercado no primeiro semestre.

Janot disse que a ocupação continua elevada nos aviões da Azul, em alguns trechos acima de 90%. A empresa deve receber sete aviões da Embraer no ano que vem. Se o mercado continuar aquecido, a Azul pode antecipar algumas encomendas ou buscar aviões usados no mercado.

Oferta pública
A eventual abertura de capital da companhia aérea estaria condicionada à aprovação pelo Congresso da lei que eleva o limite de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras de 20% para 49%. No último dia 25, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei, que precisa passar ainda pela Câmara.

"Nossa proposta é fazer um IPO no projeto Azul. Este momento está chegando. Com os 49% aprovados pelo Congresso, vai ficar mais atrativo. Seria um IPO no Brasil, provavelmente em 2011 ou 2012", informou.

O foco da Azul continuará sendo voos no mercado interno, mas a possibilidade de voar para o exterior não pode ser descartada em caso de entrada de um novo sócio de peso durante o processo de IPO, observou Janot.

Gol mantém ocupação apesar da alta nas tarifas
A Gol praticamente manteve a taxa de ocupação de aeronaves acima de 71% em novembro, apesar da recuperação do preço das tarifas das passagens aéreas, informou segunda-feira a companhia. Em comunicado ao mercado, a Gol informou que "o yield líquido (medida que envolve as tarifas cobradas pela empresa) do mês passado já apresentou recuperação e ficou em torno de R$ 0,19. Essa tendência de elevação de yields deverá continuar durante os próximos meses".

A companhia aérea informou que a demanda no mercado doméstico cresceu 45,9% em comparação a novembro de 2008, para 2,204 milhões de passageiros. Mas na comparação com outubro, registrou queda de 1,6%, devido ao menor número de dias do mês passado sobre o anterior.

"Se considerarmos a demanda média diária entre os dois meses, houve um aumento de 1,7% sobre outubro", declarou a empresa.

A demanda cresceu 9,6% no mercado internacional em relação a novembro do ano passado, apoiada na valorização do real sobre o dólar e em novos vôos. Na comparação com outubro, houve alta de 2,9%, principalmente pela continuidade do efeito da recuperação do tráfego em rotas para Argentina e Chile, com a redução de casos da gripe H1N1 na região.

A demanda total por voos da Gol subiu 41,1% em novembro sobre novembro de 2008, para 2,458 milhões de passageiros.

TERRA

Ações de aéreas em alta



As ações preferenciais (PN) da Gol e da TAM fecharam ontem com altas de 5,41% e 4,87%, respectivamente. Segundo analistas da Link Investimentos, o motivo foi a Gol ter divulgado crescimento de 46% na demanda doméstica em novembro, em relação ao mesmo período de 2008.

De acordo com esses especialistas, a TAM foi beneficiada porque o mercado espera performance similar da empresa. A alta temporada também contribuiu para esse desempenho.

Valor Econômico

Para Air France KLM, Brasil e China vão liderar expansão do mercado


A crise ainda paira sobre a aviação comercial mundial e apenas economias que têm demonstrado solidez, como as do Brasil e da China, é que devem alavancar o setor aéreo em 2010. A avaliação é do vice-presidente da Air France KLM para o mercado internacional, Erik Ferdinand Varwijk. Em entrevista ao Valor durante sua segunda passagem pelo Brasil, o executivo afirma que o grupo está atento ao crescimento brasileiro e já planeja investir em novos voos no país a partir de meados do ano que vem.

O plano de expansão da Air France KLM para o Brasil terá início em meados de junho. Será quando a holandesa KLM, que este ano completou 90 anos, vai tornar diária a frequência entre São Paulo e Amsterdã (Holanda), que era realizada seis vezes por semana. Na Air France também serão diários os dois voos de Paris para São Paulo e Rio. Antes, eram 12 voos por semana entre Rio e Paris e 13 voos semanais entre São Paulo e Paris.

"Apesar da crise, nós vimos uma crescente demanda nas viagens domésticas no Brasil, o que é um sinal do forte crescimento do setor aéreo brasileiro", afirma Varwijk, economista de formação que, em 1989, começou a trabalhar na KLM, onde ocupou diversas funções. "A economia brasileira vai crescer mais rápido do que outras economias. A relevância do Brasil vai continuar crescendo e a Air France/KLM vai continuar a investir em mais voos no Brasil nos anos que virão", acrescenta o executivo, nascido em Amsterdã.

A Air France KLM também vê potencial de crescimento na África, especialmente Nigéria e Gana, conta Varwijk. Segundo ele, o mercado americano também tem chances de apresentar sinais de melhora. Com essas perspectivas, o grupo europeu espera alcançar o equilíbrio entre gastos e receitas em 2010, afirma o executivo.

"Tudo está correndo de acordo com o nosso planejamento. Nós deveremos alcançar o "break even" no próximo ano. Tudo vai depender, obviamente, do que vai acontecer no mercado mundial. Ao mesmo tempo, nós vamos manter nosso foco na redução de custos", afirma Varwijk.

Ele se referiu ao plano de corte de custos da Air France KLM anunciado em novembro. Entre algumas das medidas, o grupo abriu um programa de demissões voluntárias, com o objetivo de alcançar 1.700 empregados. Esse plano foi anunciado no mesmo dia em que a Air France KLM informou prejuízo de € 573 milhões no primeiro semestre fiscal, sendo que no mesmo período de 2008 a companhia obteve lucro de € 176 milhões.

Também presente à entrevista, o diretor-geral da Air France KLM no Brasil, Marc Bailliart, afirmou que os cortes de custos não chegarão à operação no Brasil, onde a empresa tem 240 funcionários. "O que está acontecendo na França e Holanda é diferente. Não temos planos de diminuir o número de empregados aqui", diz Bailliart.

Questionado se a Air France KLM poderia adquirir participação acionária em alguma companhia brasileira, com a iminente aprovação do aumento de limite de capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais de 20% para 49%, Varwijk descartou essa possibilidade. Afirma estar contente com a parceria com a Gol.

"Estamos muito contentes com o crescimento da companhia junto com a Gol. Nós vemos todos os dias 40 a 50 passageiros da Gol fazendo conexão com voos da Air France KLM. Nós esperamos ampliar essa cooperação com o passar dos anos, mas sem necessariamente investir no Brasil", afirma o executivo.

Além do code share, a Air France KLM participa junto com a Gol e com a TAM do Grupo dos Usuários de Combustível Sustentável de Aviação (Safug, na sigla em inglês), que conta com a americana Boeing como incentivadora. No fim de novembro, a KLM se tornou a primeira companhia aérea do mundo a realizar um voo com passageiros com uso de biocombustível. O avião foi um Boeing 747 que transportou 40 pessoas. Entre os convidados estava a ministra holandesa de Economia, Marie van der Hoeven, demais autoridades e jornalistas. A aeronave decolou de Amsterdã e fez um voo de uma hora.

De acordo com Varwijk, é possível que o uso de biocombustível em voos regulares de passageiros possa ser viabilizado em até 10 anos. "A coisa mais importante é que mostramos ao mundo que você pode voar com segurança com esse novo tipo de combustível", diz o executivo, acrescentando a importância de parcerias com companhias de combustível e de governos para o desenvolvimento do biocombustível em larga escala.

Valor Econômico

TAM, em busca dos fiéis


Na guerra da aviação brasileira, a estratégia de marketing da TAM é investir na fidelização, característica que marcou o crescimento da companhia desde as origens. Nesta semana, o Multiplus Fidelidade ganhou uma nova etapa publicitária, desenvolvida pela Y&R. Parceiros de peso como Walmart, Ipiranga e Livraria Cultura entraram como parceiros no programa de acúmulo de pontos. Para a diretora de marketing da TAM, Manoela Amaro, as pessoas se sentirão ainda mais próximas da empresa. "Todos ganharão ao ter mais alternativas."
Isto É Dinheiro - SP

Passagens aéreas devem subir até 20% em 2010, projeta Azul

As passagens aéreas vão ficar entre 10% e 20% mais caras no ano que vem, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot.

Segundo ele, o aumento irá ocorrer porque o mercado de aviação passará por uma reestruturação de preços após a crise financeira mundial, que levou as empresas do setor a investirem em promoções para atrair clientes. Janot informou que, neste ano, as tarifas atingiram o patamar mais baixo desde 2002.

“Descontado o efeito da inflação, a tarifa média em 2009 foi 40% menor do que a verificada em 2002 (...) As promoções no ano que vem serão mais inteligentes. Os preços tendem a ter mais estabilidade, com tarifas mais altas”, afirmou.

O presidente da Azul afirmou ainda que a companhia, que possui cerca de 5% de participação no mercado, irá fechar 2010 com 4 milhões de passageiros transportados. Para 2011, a estimativa é de 8 milhões.

Diário do Grande ABC

GOL Anuncia Estatísticas de Tráfego de Novembro de 2009


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de novembro de 2009.

Comentários da Administração No mês de novembro, a GOL registrou crescimento da demanda em 41,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O aumento de demanda ano-a-ano foi suportado por um posicionamento único na America do Sul baseado em uma das mais abrangentes malhas aéreas e uma alta freq¼ência entre os principais aeroportos brasileiros. Esses fatos foram fortalecidos por índices consistentes de regularidade e pontualidade. Essas vantagens competitivas estão tornando os serviços da GOL cada vez mais atrativos aos clientes de todos os segmentos, além de refletir sinais de recuperação da confiança do consumidor no Brasil, observados desde o início do segundo semestre de 2009.
BOL

Turbulência




A turma que voa mais do que comissário de bordo pode anotar: levantamento feito pelas empresas que operam no Aeroporto de Viracopos indica que a demanda, só naquele terminal, deve crescer 185% em relação à média registrada em janeiro do ano passado.

Para entender o tamanho do problema, basta projetar o índice para Congonhas, Cumbica e Santos Dumont. É por essa e outras que a apresentadora Ana Hickmann sapecou no seu programa de sexta-feira o seguinte: “Realmente viajar é uma verdadeira aventura! O aeroporto é uma selva!”.

Desse jeito, é melhor ficar em casa.

Gazeta de Alagoas - AL

Acidentes aéreos aumentam procura por serviço de personal flyer

Trabalho consiste em acompanhar um ou dois passageiros durante o vôo.
Profissional cobra US$ 100 para cada hora de vôo ao lado do cliente.

Foto: Divulgação
Divulgação
Personal flyer acredita que o medo está associado à falta de informação (Foto: Divulgação)




Acidentes aéreos, como a queda do Boeing da Gol e o desastre da TAM, ocorridos nos últimos 12 meses, colaboram para ampliar o número de pessoas que têm medo de utilizar o avião como meio de transporte. Com isso, a contratação do serviço de personal flyer cresce no país. O trabalho consiste em acompanhar um ou dois passageiros durante o vôo, procurando orientá-los.

Luiz Bassani, ex-comandante master de Boeing 767, realiza a atividade desde 2003. Segundo ele, a procura pelo serviço cresceu 25% desde o acidente da Gol, ocorrido há um ano. “Sem dúvida estes últimos acidentes ajudaram para que a minha atividade fosse mais procurada”, afirma.


Durante a viagem ele explica, por exemplo, que a turbulência, o medo mais freqüente entre os passageiros, não deve causar preocupação. De acordo com Bassani, na maior parte das vezes, o temor está associado à falta de informação. Para suprir isso, ele também oferece palestras explicando como funciona o avião.



Bassani cobra US$ 100 para cada hora de vôo, além das despesas de passagem e deslocamento até o aeroporto.


Motivos profissionais

Bruno Rolf Stigger, de 52 anos, tinha pânico para andar de avião depois de enfrentar um vôo com turbulências em 1985. “Fiquei dois anos sem entrar num avião. Precisei voltar a andar porque trabalho em uma agência de viagens, mas sempre ficava tenso”, afirma.

Em 2005, ele procurou o serviço do personal flyer, com quem viajou de Florianópolis a São Paulo. “Ele me ajudou explicando a parte operacional do vôo. Então pude ver que tinha que encarar a situação de forma racional e não emocional”, diz. Depois de dois vôos, já viajou sem a ajuda do personal flyer. “Consigo embarcar sem medo, converso com a pessoa que está no assento do lado, vou ao banheiro. Antes não conseguia fazer nada disso, ficava estático”, conta.

Popularização

Nos últimos anos, os vôos de baixo custo oferecidos pelas companhias aéreas popularizaram o avião como meio de transporte. “Antes mesmo dos acidentes, a procura já vinha aumentando. Com as passagens mais baratas, cada vez mais as pessoas precisam viajar de avião para fins profissionais, por exemplo”, afirma Neuza Corassa, diretora do Centro de Psicologia Especializado em Medos (Cpem).

Entre os medos listados pelo Cpem, o das viagens de avião é o segundo mais citado, ficando atrás somente do medo de dirigir.
G1