PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Com Quem Será? , Com Quem Será?, Com Quem Será que o Lula Vai Casar ?



Vai depender , Vai depender, Vai depender se o Sarkosy Vai Querer!

Viagem de avião leva Bruno Mazzeo para mais uma cilada


Espera nos aeroportos, atraso nos voos, poltronas apertadas e comida ruim tiram humor de qualquer um.
Assista ao vídeo e veja as ciladas que Bruno Mazzeo enfrenta para viajar de avião.




Azul e Jet Blue: enfim juntas na rota Brasil – EUA?

A tripulação da Jet Blue morre de saudades de Neeleman, fundador também da Azul

Pouca gente notou, mas as duas companhias aéreas fundadas por David Neeleman, a norte-americana Jet Blue e a brasileira Azul, estão quase juntando suas rotas, o que permitirá futuramente elas se integrarem entre Brasil e Estados Unidos. A Jet Blue, com ampla rede no país, já voa de Orlando até Bogotá, na Colômbia. Enquanto isto a Azul vai até Manaus de Campinas, de onde se integra por dezenas de cidades brasileiras. Agora só falta uma das duas empresas azuis estabelecerem a ligação de Manaus com Bogotá. Algo que ironicamente a concorrente Gol acaba de fazer. Com preços altamente competitivos, quem sabe em breve será possível viajar entre os dois países a preço de banana, em rotas inéditas tipo Campinas - Orlando?


No ínterim, basta conversar com representantes da antiga equipe de Neeleman para saber que todos choram a sua ausência no dia a dia da Jet Blue. O homem é literalmente adorado pela tripulação, que sonha em se conectar com a irmã mais nova, a Azul. Esta, por sua vez, é claramente inspirada no modelo de sucesso da aérea americana, pois as semelhanças são imensas.

Está tudo lá. A mesma poltrona de couro com tela com cine (e futuramente tevê ao vivo) à bordo. No lugar do carrinho que ocupa a passagem do corredor, o uso de cestinhas com comida distribuída à vontade. A informalidade, dedicação e simpatia da equipe. Só falta a batata frita pintada de azul, ainda ausente na operação brasileira. Como a própria ligação entre Brasil e EUA, será só uma questão de tempo?

ViajeAqui

Serviço de Bordo Diferenciado


Para comemorar o Rosh Hashaná ( Ano Novo judaico), que começa no pôr do sol na sexta-feira, El Al Airlines está servindo maçãs e mel - uma tradição de Ano Novo - e bolo de mel para os viajantes que partem dos aeroportos JFK e Newark e os E.U. no aeroporto de Ben Gurion em Israel.

Os deleites só serão servidos no dia anterior ao feriado e no dia seguinte, o avião não voa em Rosh Hashaná (ou no dia do Yom Kippur).

Honey Cake Jpeg

Azul dobra pontos do programa Tudo Azul e parcela em até 12x


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou uma nova promoção. De hoje (18) até quarta-feira (23) as passagens aéreas poderão ser parceladas em 12 vezes sem juros no cartão de crédito Mastercard. Clientes Visa, Diners, Hipercard, Amex podem parcelar em 10 vezes, também sem juros.

Um exemplo de tarifa é a rota Campinas-Porto Alegre a partir de R$ 69 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta). Ou Campinas-Salvador a partir de R$ 99 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta).


Mas, as reservas precisam ser feitas até o próximo dia 23 de setembro e, para estas tarifas, há permanência mínima de 3 dias.

Para viagens realizadas até dia 30 de novembro, o cliente ainda ganha o dobro de pontos no Programa de Vantagens Tudo Azul. Isto é, 10% do valor pago na tarifa (e não 5% como normalmente) serão revertidos em créditos no programa e depois poderão ser usados para a compra de outros bilhetes.

Informações:
Para ganhar créditos em dobro, o cliente tem que estar inscrito no Programa de Vantagens Tudo Azul e realizar suas viagens até 30/11/2009.
As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br, através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

Jornal de Turismo

Little Airport


Parece brincadeira mas é basicamente alguém usando um Tilt-Shift filtro em uma câmara de vídeo, é muito Legal



Jobim debocha de proposta sueca para venda de avião


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ironizou nesta sexta-feira a proposta da Suécia de vender dois caças pelo preço de um da concorrência para as Forças Armadas Brasileiras. Ao comentar que só conhece a oferta pela imprensa, Jobim afirmou:

- É venda casada? Compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná? - afirmou o ministro após participar da cerimônia de lançamento do V Jogos Mundiais Militares no Forte São José, na Urca, que será realizado em 2011, no Rio.

Leia mais em Jobim ironiza proposta sueca para venda de caças ao Brasil

(Comentário meu: Jobim disse que tomou conhecimento pela imprensa da proposta sueca, mas que precisa se debruçar melhor sobre ela. Nesse caso, por que ironizou a proposta?

Com tal comportamento como desejar que a concorrência para a compra de aviões militares não passe de encenação para legitimar o que já foi decidido a favor da França?)

Blog do Noblat

FBI investiga recado em avião que obrigou aterrissagem forçada em Miami



As autoridades americanas averiguam hoje um recado com a palavra "bomba" encontrado no interior de um voo da American Airlines com destino a Boston e que obrigou o avião a retornar ao aeroporto de Miami.

O voo 1640 da American Airlines se dirigia ontem à noite para Boston procedente de Miami quando uma aeromoça encontrou em um banheiro um papel com a palavra "bomba" escrita, por isso que a tripulação decidiu retornar a Miami.

"A investigação continua e nossos especialistas estão processando a nota no laboratório", disse à Agência Efe Judith Orihuela, porta-voz do FBI.

Judith explicou que, uma vez que o avião aterrissou, tanto os passageiros como a bagagem foram revistados por scanner por agentes da Administração para a Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês).

Os passageiros e a tripulação partiram para seu lugar de destino esta manhã.
G1

Royal Jordanian e S7 assinaram acordo de code share



Royal Jordanian e companhias aéreas Sibéria (S7), as maiores companhias aéreas domésticas na Rússia, assinaram um acordo de code-share, onde S7 irá colocar o seu código nos voos operados em Amã RJ-Domodedovo sector Amã.
Pelo acordo, a Royal Jordanian a operar três vôos por semana.


Jetstar 100 dias de Operação



A Jetstar comemorou ontem 100 dias de operação nos serviços domésticos na Nova Zelândia, com quase 10.000 passageiros que já voaram com a companhia aérea por menos de $ 10.0 um trajeto.

Durate todos os dias em um lançamento inovador de seus serviços ,desde 10 de junho de 2009 a JETSTAR vem se esforçando para se tornar a segunda maior transportadora aérea no mercado doméstico da Nova Zelândia.

Para comemorar 100 dias de operações na Nova Zelândia, AJetstar está oferecendo hoje acada um de seus passageiros em cada um de seus vôos domésticos um voucher de voo de NZ $ 100 para uso futuro na rede de Jetstar.

Poltrona Premiada : Promoção OceanAir



A partir da próximo segunda-feira, dia 21, até o dia 5 de outubro, quem estiver a bordo de uma das aeronaves da OceanAir poderá ser premiado e ganhar uma passagem aérea da companhia. Para ser contemplado, o passageiro precisa ser o dono da Poltrona Premiada, que será sorteada pela equipe de bordo em todos os voos realizados no período da promoção, com exceção das frequências da ponte aérea.

O sorteio vai premiar um passageiro por voo com uma passagem aérea para um destino pré-determinado pela OceanAir, mas o local de embarque será escolhido pelo premiado, que poderá optar por partir de qualquer cidade operada pela companhia.
Mais informações no site da OceanAir - www.oceanair.com.br
Panrotas

Novo voo da TAM


Uma das novidades reveladas por Klaus Kühnast, diretor de vendas da Tam, foi um novo voo São Luís (MA) - Galeão (RJ), com ligação direta: "Pensando na demanda que o Nordeste representa decidimos inaugurar o voo direto São Luís - Galeão, que começa no dia dois de outubro, e terá frequência diária. Outra novidade será a implantação do sistema Amadeus", explicou Klaus.
Mercado e Eventos

Homenagem ao Pai da Asa Delta


Francis e Gertrude Rogallo em 1948 com um pedaço de pano na cozinha, inventou a asa-delta.

Em 1 de Setembro de 2009, com a idade de 97 anos e pouco mais de um ano após a morte de sua esposa Gertrude, faleceu Francisco Rogallo, inventor do retalho em sua casa perto de Kitty Hawk na Carolina do Norte (E.U.A.).

O retalho que Gertrude e Francis testou no túnel de vento improvisado em casa com uma caixa de papelão , lançou as bases para todos os desenvolvimentos posteriores das asas delta, planadores, ultraleves, pára-powered, kite surf, e outras asa flexível aparelho voador.
No início da corrida espacial, o Rogallo doou sua patente sobre a aba para a NASA, que iniciou uma série de experimentos em Parawing como ele chamava a asa, com estudos envolvendo lançamentos de alturas de até 60 km e velocidades de Mach 3, com o objetivo de avaliar a retalho como um sistema de recuperação para a cápsula espacial Gemini e estágios do foguete consumido.
As informações acumuladas durante este programa de pesquisa foi utilizado por desenhadores civil para desenvolver muitos dos ultraleves que apareceram mais tarde. Francisco nasceu na cidade de Palo Alto, Califórnia (E.U.A.) em 27 de Janeiro de 1912. Ele se formou como engenheiro mecânico na Aeronáutica da Universidade de Stanford em 1935, quando foi chamado de "A Idade de Ouro da Aviação". Além da óbvia sobre o retalho, Rogallo foi concedido patentes sobre controles de outra ala, ranhuras, perfis, asas de alvos aéreos e configurações avançadas de retalhos. Seu último vôo em um planador foi realizado quando tinha 80 anos.

Red Bull Air Race no Porto : Assista

Paul Bonhomme foi o vencedor da penúltima corrida da Red Bull Air Race realizada na semana passada no Porto. Com esta vitória, Bonhomme está situado na primeira posição na classificação geral com 55 pontos, seguido de perto pelo atual campeão Hannes Arch, com 51, tudo será decidido na última prova a ser realizada em Barcelona.


Paul Bonhomme


O evento foi realizado no rio Douro, em um cenário espetacular, a julgar pelas fotos e foi seguido por cerca de 720.000 pessoas.
Neste teste, o espanhol Alex McLean foi desclassificado por ter excedido o limite estabelecido pela organização.

Proposta conjunta a JAL :American, BA, e Qantas


American Airlines planeja juntar-se com a British Airways e Qantas Airways para fazer uma oferta de aliança comum para a Japan Airlines.
A oferta inclui um investimento da American Airlines e pode ou não incluir um investimento da British Airways e Qantas.
A American está empenhada em contrariar uma oferta da rival Delta Air Lines, que também está em conversações para investir na Japan Airlines.

Airwise

CEO da Airbus diz :dois anos duros a mais


O chefe da Airbus, disse em declarações publicadas nessa sexta-feira que a fabricante de aviões europeu que ainda enfrentá mais dois anos "difíceis pela frente" e não descarta fazer novas reduções de produção, se necessário, para ajustar a demanda.
Airwwise

Delta recebe nota máxima no Índice de Igualdade Corporativa de 2010

A Delta Air Lines anunciou que ela recebeu a nota máxima de 100% no Índice de Igualdade Corporativa de 2010, uma pesquisa anual realizada pela Human Rights Campaign (HRC). A nota alcançada destaca a Delta como uma das melhores empresas dos Estados Unidos para empregados gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT) e reconhece os esforços da empresa no tratamento da comunidade LGBT.

“No centro dos valores da Delta está um forte compromisso com a diversidade global”, afirmou Mike Campbell, vice-presidente executivo - Recursos Humanos e Relações Trabalhistas. “Alcançar a nota de 100% no Índice de Igualdade Corporativa da HRC reflete a inclusão social do nosso ambiente de trabalho e reconhece os passos que estamos tomando para continuar fazendo da Delta uma grande empresa para se trabalhar, para todos os nossos funcionários em todo o mundo”.

TG Online

19 de setembro: Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de Pirassununga

aniv-aeroclube-pirassununga

Neste sábado, 19 de setembro de 2009, o Aeroclube de Pirassununga faz aniversário, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça (EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea).

O evento começará às 9h e a apresentação do EDA está prevista para as 16h. A entrada é um litro de leite e o endereço do Aeroclube é R. Siqueira Campos, 4609 - Pirassununga/São Paulo, próximo ao bairro Cidade Jardim. Para saber mais sobre o Aeroclube de Pirassununga, clique na imagem acima.

E o fim de semana está especialmente interessante para aficcionados em assuntos de defesa e história. No sábado e domingo, dias 19 e 20, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado abrirá as portas para o público, com o 3º ENCONTRO ANHANGUERA DE VIATURAS MILITARES ANTIGAS.

NOTA do BLOG: para quem não conhece, Pirassununga fica no Estado de São Paulo, a pouco mais de 200 km da capital (rodovias Bandeirantes e Anhanguera). A cidade abriga duas organizações militares importantes: a Academia da Força Aérea (AFA - FAB) e o 13º Regimento de Cavalaria Motorizado (Exército Brasileiro).

Poder Aéreo

Internet sem fio da Infraero em aeroportos só acessa sites do governo



Prometida para o fim de 2008 e só oferecida de fato em julho de 2009, a internet sem fio provida pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) em 13 aeroportos brasileiros até agora só permite acesso gratuito a sites do governo, com extensão .gov.br.
Para acessar sites noticiosos, de bancos ou e-mails, o usuário tem que recorrer a conexões privadas e pagar a uma operadora que atue no aeroporto.
Em outubro de 2008, a estatal que administra os aeroportos havia prometido internet livre e gratuita até o final do ano.

Em maio deste ano, depois de a promessa de instalação ser adiada para junho, a Infraero informou que apenas o acesso a e-mails seria cobrado. O serviço começou enfim a funcionar em julho, mas restrito apenas aos sites com final .gov.br.

A Infraero atribui a restrição a questões de segurança, e diz que preferiu "voltar atrás" e restringir o acesso a oferecer um serviço com riscos. Segundo a empresa, a ideia do acesso gratuito foi divulgada "muito precocemente".

A estatal, cuja presidência mudou há pouco mais de um mês, diz que está reavaliando o programa de acesso à internet e irá definir uma nova estratégia em breve. A ideia inicial é fazer parcerias com as operadoras de internet num sistema de permuta, em que nem o usuário nem a Infraero paguem pela conexão. Não há prazos para a conclusão do projeto, mas, segundo a empresa, a intenção é que ele seja realizado o mais rápido possível.

Atualmente, o usuário que quiser usar a internet wi-fi nos terminais precisa pagar R$ 25 por um cartão que permite acesso por 24 horas.

Hoje, a conexão da Infraero está disponível nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Campinas, Brasília, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Confins (MG), Salvador e Recife.
BOL Notícias

Azul faz movimento no aeroporto de Viracopos crescer 146%


O número de passageiros cresceu 3,51% nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho deste ano, na comparação com igual período de 2008, segundo dados da Infraero, empresa que administra os 67 principais aeroportos brasileiros. O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), superou a média, com expansão de 145,9%, em função do início das operações da Azul Linhas Aéreas.

Segundo a Infraero, houve aumento de 4,76% no movimento de aeronaves nos aeroportos do país. Foram computados 69,9 milhões de embarques/desembarques e 1.288 mil operações de pousos e decolagens.

Folha Online

As sucatas que enfeiam os aeroportos


Quem viaja com frequência já deve ter visto a quantidade de aeronaves abandonadas em pátios nas áreas remotas dos aeroportos. Esse ferro-velho (alumínio-velho, melhor dizendo) soma nada menos que 65 unidades, segundo a Infraero.

Estão espalhados por todo o país por falta de um local específico para que fiquem armazenados. A estatal chegou a estudar o uso do aeroporto de Petrolina para esse fim, mas todas as decisões dependem da Justiça.

Tais aeronaves integram processos de falência que obrigam a administradora dos terminais a funcionar como fiel depositária do bem. Ainda que o bem não valha rigorosamente nada.

Se algum dia o processo for encerrado, a Infraero terá o direito de cobrar as diárias de estacionamento de todo o período em cima do montante arrecadado com o leilão.

Uma pequena lista das aeronaves:

Santos Dumont, perto da cabeceira junto à antiga rampa dos hidroaviões estão um AC-68 Aerocomander, que foi da antiga Prospec S/A GEO e Aerofotogametria (extinta). O último pouso foi em novembro de 1992.

Esse, inclusive, nem trens de pouso tem mais. Ao lado estão dois Bandeirantes da Votec Serviços Regionais (extinta). Pousaram ali em dezembro de 1995 e agosto de 1997.

No Galeão são três aeronaves, dois B727, um da Fly

Este ficava em frente ao terminal de autoridades da Base Aérea do Galeão – e outro da Platinum, cargueiro.
Há também um B737 da VASP. Todas têm pendências judiciais.

Em Brasília, são 9 aeronaves no aeroporto JK, na remota do acesso à pista.

São cinco B767 e dois EMB-110 Brasília da massa falida da Transbrasil.

Além disso há ainda três B737-200 da Vasp – jatos bons esses, pena que o custo da manutenção estrutural que pela idade são obrigados a passar os condenou à aposentadoria.

Fecha a relação um Fokker 27 pertencente à empresa TAVAJ, de aviação executiva.



A lista continua em Guarulhos.

De acordo com a Infraero, são oito aviões parados em Cumbica (Mas na foto tem mais um). Quatro deles, B737, pertencem à VASP, um à companhia cargueira Skymaster (que fazia o transporte postal), mais um B727 da Fly e um B707 cargueiro da Beta.

Viracopos também tem uma área com jatos abandonados, bem ao lado do terminal cargueiro.


Em Congonhas há outra quantidade razoável de jatos abandonados e um grande imbroglio jurídico que asfixia um terminal com enorme movimento e onde cada centímetro disponível é disputadíssimo.

São dois A300, sete B737 e um B727, todos pertencentes à Vasp. Esses se encontram em fase de avaliação para a venda posterior. A situação é complexa: aguarda-se que o valor seja estabelecido e que o desmonte, ou a remoção para outro local seja autorizado, uma operação cara e sofisticada e que exige pessoal especializado.

O aeroporto conta com esse espaço há oito anos, mas não pode ampliar o planejamento operacional enquanto a questão não é solucionada.

Existem ainda várias aeronaves paradas em diversos aeroportos pelo país:


Recife:


São Luiz:


Manaus:

Salvador:
Aeroblog

SIMULADOR PARA PILOTOS

O treinamento de pilotos de avião sempre contou com alta tecnologia em simuladores de situações reais. Mas foi inaugurado na Espanha o que já é considerado o simulador mais avançado do mundo, que treinará pilotos do mundo todo. Localizado nas imediações do Aeroporto Internacional de Madri-Barajas, ele foi desenvolvido pela Indra, a principal empresa de TI da Península Ibérica.

A presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, inaugurou quarta-feira em San Fernando de Henares, o simulador de voo ATR 72-500

O simulador do avião de passageiros ATR 72-500 foi desenhado integralmente com tecnologia de última geração, própria da Indra. Entre as principais inovações tecnológicas que incorpora, destaca-se o sistema visual (Indra Invis2) que, através do uso dos sistemas avançados de geração de imagens, proporciona cenas visuais realistas em diferentes condições atmosféricas.

As bases de dados dos aeroportos desenvolvidas pela Indra com máximo detalhe, permitem o treinamento e familiarização das tripulações com os cenários de operação real, como por exemplo, o aeroporto de Funchal (Ilha da Madeira), que pela sua complicada aproximação, requer que os pilotos recebam um treinamento prévio especial.
O novo simulador conta com o máximo nível de qualificação (nível D) da Agência Espanhola de Segurança Aérea (AESA), de acordo com as normas européias da Joint Aviation Authority para simuladores de vôo JAR-STD-1A, o que supõe que o nível de fidelidade de seu comportamento é máximo quando comparado com o modelo real.

Esta qualificação permite que os pilotos possam realizar o treinamento inicial e o recorrente no simulador, sem ter que utilizar o avião real, incluindo situações de alto risco como pousos e decolagens em más condições climáticas ou manobras de emergência, sem risco algum para as tripulações e os instrutores.

IFR Online

JAL ESTUDA DEIXAR DE VOAR PARA GRU(Será uma Oportunidade para a TAM?)




Está surgindo um boato que a JAL estuda parar de voar para o Brasil.
O declínio de passageiros da rota por inúmeros motivos estariam levando a JAL a estudar tal medida.
Se confirmado seria a grande chance da TAM e de seus dois A340-500 tornarem-se mais rentáveis, inclusive com possibilidade de um GRU-YVR-NRT ou mesmo GRU-LAX-NRT ou mesmo NGO.

Vejamos os proximos lances, porém a situação financeira da JAL é muito séria.
Contato Radar

AMR garante US$2,9 bi em recursos e ações disparam em Nova York



As ações da controladora da American Airlines, AMR Corp, saltaram até 25 por cento nesta quinta-feira, após a empresa anunciar a captação de 2,9 bilhões de dólares, e que iria mudar as rotas de aviões para locais mais lucrativos.

Os 2,9 bilhões de dólares, tanto em dinheiro quanto em financiamentos, ajudarão a AMR a pagar dívidas. A capacidade da empresa de mudar suas centrais nos Estados Unidos pode refletir o início de uma estabilização na demanda, após um ano fraco marcado pela recessão econômica.

As ações da AMR subiram em grande parte devido à melhora na situação de caixa da empresa, afirmou o analista do setor aéreo da Morningstar, Basili Alukos.

"Embora fosse uma das companhias aéreas mais bem posicionadas em termos de caixa, eles têm à frente diversos prazos para pagamento de dívidas", disse ele.

As ações registravam alta de 1,26 dólar, ou 17 por cento, para 8,61 dólares, às 15h09 (horário de Brasília) na bolsa de Nova York, após terem atingido os 9,21 dólares no começo da sessão.

Os ganhos superaram a valorização do índice de aéreas da Amex, que chegou a subir 3,8 por cento ante sinais de melhora na demanda, especialmente por serviços premium. O índice já subiu 26 por cento até agora, em setembro, sendo este o melhor mês para o setor desde julho de 2008, quando o índice registrou alta de 31 por cento.

Os 2,9 bilhões de dólares captados incluem 1 bilhão vindos do pagamento antecipado da venda de milhas ao Citigroup, além de outros 280 milhões de dólares em dinheiro vindos de um acordo de empréstimo da GE Capital Aviation Services, tendo como garantia aviões já comprados pela empresa.

Portal Exame

Voa o primeiro Gripen da Tailândia


gripen-tailandia-primeiro-voo-foto-stefan-kalm-saab

A Gripen International informou que o primeiro caça Gripen encomendado pela Tailândia fez, em 16 de setembro, o seu voo inaugural. A surtida durou 80 minutos, com o piloto de testes da Saab, Mats Thorbiörnsson, nos controles.

O caça é parte de um sistema completo de aeronaves e de comando e controle, encomendado à Administração Sueca de Material de Defesa (Swedish Defence Materiel Administration - FMV), num acordo de governo a governo.

O pacote inclui um primeiro lote de seis caças Gripen C/D com equipamentos e serviços associados, uma aeronave Saab 340 equipada com radar Erieye, outro Saab 340 para transporte e treinamento, além de um sistema de comando e controle com data links.

A Real Força Aérea Tailandesa iniciará o treinamento no Gripen no ano que vem, na Suécia, e os primeiros caças deverão chegar à Tailândia em 2011.

Blog do Poder Aéreo

Justiça concede 48 horas para que a TAF regularize pagamento de empregados


Justiça concede 48 horas para que a TAF regularize pagamento de empregados

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPT 7ª via direitoce.com.br - Via: Aviation News



O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Judicael Sudário, determinou prazo de 48 horas para que a TAF Linhas Aéreas pague todos os créditos rescisórios e salariais de trabalhadores dispensados nos últimos seis meses, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por trabalhador prejudicado. A concessão da tutela antecipada pelo magistrado atendeu à ação civil pública proposta pelo procurador do Trabalho Nicodemos Fabrício Maia.

O magistrado determinou, ainda, que a empresa se abstenha de pagar honorários, gratificação ou pro labore a seus diretores, sócios e gerentes ou distribuir lucros, dividendos e bonificações até que sejam regularizados os pagamentos devidos aos empregados, inclusive aos demitidos, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.


O membro do Ministério Público do Trabalho (MPT) apurou, com base em denúncia formulada pelos trabalhadores, que a TAF se encontrava em situação de mora contumaz em relação ao pagamento de vale-transporte, vale-alimentação, verbas rescisórias de empregados dispensados a partir de abril deste ano, além da não-emissão de guias do seguro-desemprego e do não-recolhimento do FGTS de vários meses de competência.


Judicael Sudário também fixou prazo de 48 horas para que sejam apresentadas a relação de todos os trabalhadores dispensados nos últimos seis meses (acompanhada dos termos de rescisões contratuais) e a relação de bens (móveis e imóveis) da empresa e de seus sócios João Ariston Pessoa de Araújo, João Ariston Pessoa de Araújo Filho e Joaquim Irineu de Araújo Neto.


O juiz ordenou, ainda, a liberação do FGTS de todos os trabalhadores dispensados sem justa causa nos últimos seis meses e a concessão do alvará de habilitação ao seguro-desemprego. Ele justificou a concessão da liminar pedida pelo MPT alegando que os atos apontados na ação são violadores de direitos sociais dos trabalhadores atingidos "pelo descaso e alheamento patronais". "O direito ao salário e seus consectários (efeitos) legais é garantia constitucional fundamental, constituindo crime a sua retenção dolosa (intencional)", afirmou.


No texto da ação, Nicodemos Fabrício Maia argumentou que o atraso no cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa tem gerado aos trabalhadores estado de verdadeira penúria e desespero, em razão de serem estes recursos sua única fonte de sobrevivência, extensiva às respectivas famílias. Ele disse ter ficado evidente, na apuração, o descaso da administração para com os trabalhadores, ao se privilegiar o pagamento de diretores, credores comerciais e civis em detrimento dos empregados. O procurador frisa, ainda, que a defesa apresentada pela TAF ao MPT reconhece a existência da dívida.
Blog do Vinna

Socialite britânica acusada de ficar bêbada e seminua em voo é absolvida

Clare Irby negou ter permitido carícias em seus seios.
Ela disse que não estava embriagada, mas apenas 'alegrinha'.


A socialite acusada de ter ficado bêbada e seminua durante um voo e ter permitido que outro passageiro acariciasse seus seios foi absolvida por unanimidade nesta quarta-feira (16) por um júri britânico, segundo a imprensa local.

Foto: Reprodução

Os jurados consideraram a britânica Clare irby, de 30 anos, inocente das acusações de "comportamento escandaloso e ofensivo" durante um voo entra a cidade indiana de Bangalore e Londres.

Ela chorou ao receber o veredicto, segundo os tabloides britânicos.

Clare, filha de um banqueiro, teria se comportado mal no avião depois de tomar dez copos de vinho.
Ela negou estar bêbada e disse que estava apenas "alegrinha". Clare afirmou ter bebido "apenas quatro ou cinco" copos e que seu comportamento foi provocado por "falta de sono". Ela admitiu ter "falado mais alto que o normal", mas negou ter permitido as carícias.

G1

AENA : levantando Investimentos


A AENA , Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea , gestora dos aeroportos nacionais e responsáveis pelos voos que operam, encontrou uma maneira de financiar, pelo menos em parte, o seu plano de investimentos para projetos de Navegação Aérea 2009/2012, que exigirá um investimento pesado, dos quais 25% serão destinados à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O presidente da autoridade aeroportuária nacional, Juan Ignacio Lema, Vice President e do BEI (Banco Europeu de Investimento), Carlos da Silva Costa, chegou a um acordo na semana passada para assinar um empréstimo no valor de 450 milhões de euros com que financiar pelo menos parte do Plano.