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terça-feira, 15 de setembro de 2009

LOJA AZUL CARGO EM SALVADOR EM FUNCIONAMENTO



A nova loja da Azul Cargo em Salvador já está funcionando e desde a semana passada recebe e envia carga expressa para Campinas.

Em breve, a malha aérea da Azul Linhas Aéreas Brasileiras estará toda conectada também para o envio de carga.
A loja fica na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), sem número, km 1,5, no Centro Comercial Norte Sul, loja 1, no município Lauro de Freitas, a 1,5 km do aeroporto de Salvador.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 às 20 horas e aos sábados, das 8 às 12h.

Em breve começam a operar as lojas de Recife e de Fortaleza.
Para outubro, terão inicio as operações de e para Curitiba, Maringá, Navegantes e Vitória.

A Azul Cargo vai utilizar o espaço disponível dos porões das 12 aeronaves Embraer 190 e 195 que compõem hoje a frota da empresa.
Cada aeronave pode transportar em média 800 quilos de carga por voo.

Serão, a princípio, duas opções de envio de remessas: Azul Cargo 2 horas e Azul Cargo Amanhã. O Azul Cargo 2 horas é feito para remessas urgentes, que podem ser despachadas até duas horas antes da decolagem de um voo e retiradas duas horas depois da chegada daquele voo no destino. Neste caso, o limite é de 30 kg por volume, totalizando 100 kg por embarque.
Já o Azul Cargo Amanhã trabalha com retirada da carga em até 24 horas depois do despacho na origem e aceita 30 kg por volume, totalizando 500 kg por embarque. Não será oferecido transporte de animais vivos, valores, carga perigosa, restos mortais e nem correspondência. Serão oferecidas embalagens de três diferentes modelos e tamanhos. Envelopes flyer de 40 cm x 28 cm, caixa pequena (31 x 21 x 9 cm) e caixa grande (37 x 25 x 10 cm). Tarifas e mais detalhes podem ser obtidos no site www.azulcargo.com.br.
Aerobusiness

Mudança Organizacional na Aer Lingus



Aer Lingus
nomeou Michael Grealy Diretor de Recursos Humanos e Mudança Organizacional.

Grealy, ex-chefe do RH, e membro do comitê executivo do Banco da Irlanda, terá o seu novo papel a partir de 28 de Setembro.

Ao anunciar a nova designação, o presidente da Aer Lingus, Christoph Mueller, disse que Grealy será um "membro-chave da equipa de gestão, focada em fazer as mudanças necessárias na forma de fazer negócios na busca de rentabilidade, mantendo o prestígio alcançado pelo seu serviço ao cliente.

Profissão Repórter: “A vida nas alturas”


No Profissão Repórter desta terça, a vida de quem trabalha ou se diverte nas alturas. Caco Barcellos acompanha a rotina dos trabalhadores que cuidam dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro: a ponte Rio-Niterói e o bondinho do Pão-de-Açúcar.

Os repórteres Gabriela Lian e Thiago Jock mostram a emoção de quem salta de paraquedas pela primeira vez. Um desses “aventureiros” é o repórter cinematográfico Wellington Almeida. Felipe Suhre e Caio Cavechini registram uma surpresa romântica nos céus de São Paulo: o presente de aniversário de um marido apaixonado. Thaís Itaqui e Mikael Fox acompanham o dia-a-dia de um piloto e de uma aeromoça. Casados, eles se encontram entre pousos e decolagens.

Profissão repórter, hoje, 23h30.

Meu diário Alado

Pal em Outubro com nova rota


A partir de Outubro, a mais recente companhia aérea chilena, PAL Principal Airlines começará a operar vôos diretos para a Calama, constituindo o seu terceiro destino regular no país, depois de estar em funcionamento há mais de dois meses para fazer a Antofagasta e Iquique.

Olympic Airlines vive um mau momento

vuelos baratos

Não é um bom momento para a companhia aérea grega, Olympic Airlines.

Parece que a partir de outubro próximo está suspenso seus voos para Moscovo a partir de Atenas.

Marfin Investement grup, após um longo período de negociações e um monte de outras ofertas, Olympic Airlines adquirida pelo governo grego em março por 177 milhões de euros. Agora está pretendo fechar seus escritórios, serviços de Moscovo e também os seus voos baratos para São Petersburgo.

Devido à situação atual, a companhia também decidiu cortar seuvoos para nova york Barcelona, Johhanesburgo e Montreal.

Avião a serviço da ONU faz pouso de emergência no Quênia


Piloto e assistente sobreviveram, segundo as autoridades.
Na véspera, duas pessoas escaparam após queda de outra aeronave.

Foto: Reuters

Guerreiro da tribo dos Massai observa avião do programa alimentar da ONU que fez um pouso de emergência nesta terça-feira (15) no Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia. Um dos motores da aeronave falhou logo depois de ele ter decolado do aeroporto Wilson. O piloto e seu assistente sobreviveram com ferimentos leves. Na véspera, duas pessoas sobreviveram a uma queda de um pequeno avião na região. (Foto: Reuters)

G1

Tam Promoções




Quer assistir ao show mais esperado da 3ª temporada do TAM Paixão pelo Rio, com a cantora Maria Rita, em área VIP? www.tam.com.br/promocoes

JET Aiways : Fim da Greve dos Pilotos


A Jet Airways anunciou o fim da greve dos pilotos membros da Aviação Nacional Guild (NAG), permitindo a retomada de todas as operações nacionais e internacionais.

40% dos pilotos da transportadora começaram a greve simuladas em 8 de setembro, que durou cinco dias, para protestar contra o corte de dois pilotos de Jet Airways.

E aqui está o porquê.
A s reservas domésticas de passageiros caíram de uma média de 23.000 a 14.000 por dia e as reservas internacionais caíram de 10.500 para 9.500 por dia.

LAN acredita que o pior da crise já passou


Enrique Cueto, CEO da companhia aérea "anunciou que o pior da crise já terminou", mas obviamente que ainda está sujeito a possíveis problemas devido à crise do H1N1 no hemisfério norte. A companhia aérea , relatou o lucro líquido de 69,2 milhões dólar nos primeiros seis meses, abaixo de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele mantém a sua previsão de crescimento de 10% em 2009 e está mantendo seu plano de investir US $ 1,4 bilhão em novos aviões, incluindo o B777F sendo que dois já foram recebidos.

Líder Aviação registra crescimento


Líder Aviação registra crescimento no primeiro semestre de 2009 A Líder Aviação comemora os excelentes resultados alcançados no 1º semestre deste ano. A receita operacional bruta consolidada apresentou aumento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2008, alcançando o valor de R$296.299 milhões.

United Airlines tem aproveitamento de 86,1% em agosto


A United Airlines teve um índice de aproveitamento de 86,1% em suas operações mundiais no mês de agosto. Isso significa um aumento de 2,5 pontos porcentuais com relação ao índice de 83,6%, verificado em agosto do ano passado.

SAS mantém -se como aérea mais pontual da Europa


A SAS Scandinavian Airlines manteve sua posição como a companhia aérea mais pontual entre as principais operadoras da Europa neste verão.
92,65% de todos os voos da SAS chegaram a tempo, tornando assim a escolha mais confiável da Europa para chegar ao seu destino a tempo.

Polônia com novo aeroporto



A capital polonesa terá um novo aeroporto localizado a cerca de 35 quilômetros, em uma antiga base aérea militar.

A inauguração será por ocasião da celebração da Euro Cup 2012, organizado conjuntamente pela Polónia e Ucrânia.

A nova unidade terá como alvo principal vôos charter e de baixo custo, e permitirá descongestionar o aeroporto de Okecie, o único que existe atualmente na cidade.

Para que isso se materialize, o investimento será superior a 95 milhões de euros, dos quais se esperam que vinte por cento provenham dos fundos europeus.

Camairco procra boeing e um sócio




A nova companhia aérea de Camarões, Camairco, que irá substituir a defunta Cameroon Airlines, pretende comprar aviões da Boeing, segundo anunciou o Ministério dos Transportes de Camarões.
A nova companhia aérea poderia dentro de três meses, segundo fontes do governo, iniciar suas operações.
No início deste ano, o governo camaronês disse que tinha concordado com o valor de $ 125 milhões (86 milhões de Euros) para iniciar as negociações para a compra de três aeronaves.

"A Nossa Desaparecida empresa de transporte aéreo nacional Cameroon Airlines,sempre trabalhou com a BOEING, e gostaríamos que esta relação comercial se perdurasse, afirmou o ministro de transportes .
"Todos os nossos pilotos foram treinados com a tecnologia da Boeing e a nossa equipe de manutenção também",completou.

A nova empresa já emprega 443 pessoas, incluindo 30 pilotos, 15 co-pilotos
e 70 coomissários de bordo.
Camarões está procurando um parceiro estrangeiro para comprar uma participação majoritária na Camairco.




A segurança nos aeroportos

Segundo este artigo do New York Post, na sexta-feira, no oitavo aniversário do ataque de 9 / 11, os funcionários da Autoridade Portuária no aeroporto de Nova Iorque La Guardia prenderam um homem de 40 anos de idade que foi pegar um vôo da Delta com destino a Atlanta, pois carregava em sua bagagem de mão uma Smith & Wesson 9 milímetros carregada.

gun

Os agentes de segurança relataram que o homem disse que "simplesmente esqueceu" que a arma estava em sua bolsa.

Assustador? Sim.

Surpreendente?

Provavelmente não para as pessoas que trabalham na segurança dos aeroportos.

O artigo inclui uma descrição de algumas das outras coisas encontradas no controle de segurança em Nova Iorque, LaGuardia e JFK e, no Aeroporto Internacional Newark Liberty.

TuiFly e Air Berlin

A TuiFly e Air Berlin firmaram uma parceria que está longe do falado cenário de fusão. A partir de 25 de Outubro, 13 aviões e os voos citadinos da TuiFly passarm a ser coordenados pela “low fare”. Por outro lado, a companhia aérea do operador Tui fica a assegurar as rotas turísticas.

Anac interdita pista única do aeroporto de Jaboticabal por pelo menos seis meses




A única pista do aeroporto de Jaboticabal, de 960 metros, não poderá ter pousos ou decolagens de aviões nos próximos seis meses, pelo menos. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) interditou o local alegando falta de manutenção da pista e problemas com segurança. Jaboticabal não tem voos regulares.
O aeroporto é administrado pela prefeitura, em parceria com o Aeroclube de Jaboticabal. A prefeitura disse que estuda o que pode ser feito, mas não tem previsão para realizar as obras.

Segundo o presidente do aeroclube, Roberto Della Libera, a primeira notificação foi feita no ano passado, antes de a entidade assumir a gestão do local. Há cinco meses, a Anac encaminhou um relatório à prefeitura apontando o que devia ser alterado. Além da manutenção da pista, o órgão disse que árvores perto da cabeceira devem ser retiradas, porque comprometem os voos.

As adaptações deverão incluir a retirada das árvores que estão em propriedade particular e também em área do Estado, onde fica o campus da Unesp.

Segundo Della Libera, a pista passou por manutenção há pouco tempo e está em boas condições. "Sempre que é preciso, nós [aeroclube] solicitamos reparos à prefeitura. O problema é que é preciso fazer um alambrado no local, colocar para-raios nos hangares e também tirar algumas árvores."

Em média, são realizados 50 pousos e decolagens de pequenas aeronaves na pista.
AEROPORTOS NO BRASIL

Emirates volta a realizar Open Day para tripulantes de cabine


emirates group careers center Emirates volta a realizar Open Day para tripulantes de cabine

Há algum tempo aspirantes a comissários de voo do mundo inteiro aguardam a reabertura do processos seletivos para tripulante de cabine da Emirates Airlines. “Aguardavam!” pois uma das maiores companhias aéreas do mundo voltou a realizar “Cabin Crew Open Day” neste último final de semana.

O evento aconteceu no último dia 13 de setembro, das 16h às 17h, em Dubai.

O reabertura dos “Open Day” não foi extremamente divulgada pela Emirates, mas já é um bom começo!

No Brasil, a reabertura dos processos de pré-seleção da Emirates

será em outubro de 2009

, como sempre realizada pela equipe da Flight Right International, consultoria que presta serviços para o Grupo Emirates no Brasil.

Acreditamos que muitos de nossos leitores ficaram contentes em saber disso, pois era uma notícia esperada há um bom tempo.

Segundo nossa fonte na Flight Right, os candidatos brasileiros já podem enviar seus currículos atualizados (em inglês) para o e-mail cabincrew@flyrightintl.com devendo ter uma foto do candidato em tamanho de no máximo 500 Kb. (Confira aqui dicas para fotos no currículo).

As datas exatas ainda não foram divulgadas, mas a dica é assinar nossa Revista de Bordo gratuitamente para receber as novidades via e-mail.

Para quem ainda não visitou o novo website oficial de recrutamento da Emirates, indicamos que acesse, se familiarize e já atualize o seu currículo por lá. O site está bem diferente e ainda não conta com uma agenda com datas dos próximos Open Day para tripulantes de cabine. Por enquanto, vamos cruzar os dedos e esperar que mostrem os horários em breve.

Confira nos links abaixo alguns depoimentos de comissários que já trabalham na Emirates e vá se preparando:

Boa Sorte a todos!!!

MEIO AÉREO

Avião da Tam sofre pane com Delcídio e Trad a bordo



Um avião da TAM, que sairia ontem às 10h de Campo Grande e seguiria a Brasília, acabou decolando às 11h. Com escala em Cuiabá, a aeronave apresentou pane na refrigeração e deixou alguns passageiros preocupados, dentre eles o deputado federal Nelson Trad (PMDB) e o senador Delcídio Amaral (PT).

Nelson Trad conta que quando o avião pousou em Cuiabá, já começou a apresentar problemas. Após ser consertada, a aeronave tentou decolar, perdeu força já na pista por conta da pane no ar-condicionado, não consegiu levantar voo e fez uma parada brusca que assustou os passageiros. A decolagem teve de ser abortada.

Todos os passageiros, conforme o parlamentar, tiveram de descer do avião e esperar que o problema fosse sanado. Depois de ser consertada pela segunda vez, a aeronave conseguiu decolar e pousou em Brasília às 15h30.

“Foi um transtorno e a viagem ficou muito cansativa. Quando o refrigerador estragou, o calor estava insuportável”, explica Nelson Trad.
Campo grande News

Urais Dois morrem em acidente de helicóptero russo

Duas pessoas morreram em um acidente de helicóptero na região dos Urais de Perm, na Rússia, informou hoje o Ministério de situação Regional de Emergência.

Um helicóptero turístico caiu esta manhã perto de uma vila no território de Perm, matando o piloto e um passageiro, porta-voz do ministério.

Equipes de resgate chegaram ao local e já estam investigando a causa do acidente,

Ocupantes sobrevivem a queda de pequeno avião no Quênia

Aeronave aproximava-se do aeroporto de Nairobi quando caiu.
Piloto e copiloto escaparam vivos, mas com ferimentos.

Foto: AP

Destroços de um Cessna 404 da polícia são vistos nesta segunda-feira (14) em cena de acidente próximo a Nairobi, capital do Quênia. O piloto e o copiloto, que tentavam pousar no aeroporto Wilson, sobreviveram, segundo as autoridades. (Foto: AP)

G1

Webjet fecha parceria com grupo Vigilantes do Peso




A Webjet Linhas Aéreas fechou parceria com o grupo Vigilantes do Peso e é um dos apoiadores do tradicional Concurso Recreativo Associado do Ano. O concurso elege, anualmente, as melhores histórias de emagrecimento dos associados da organização.

Nesta edição, o destaque da premiação ganhará um pacote de quatro noites, com tudo pago, para o Iberostar Praia do Forte, voando de Webjet, a partir de qualquer uma das dez cidades onde a companhia atua.O Concurso Recreativo Associado do Ano elege, anualmente, as melhores histórias de emagrecimento do Vigilantes do Peso. Além do ganhador principal, outras categorias também recebem prêmios. Para a edição deste ano, os associados podem se inscrever até o dia 24 de outubro. Os formulários estão disponíveis no site www.vigilantesdopeso.com.br ou com as orientadoras, nas reuniões do Vigilantes do Peso, que está presente em 12 estados e tem 34 anos de história no Brasil.

Máfia da Aviação

EGYPTAIR ASSINA CONTRATO


A companhia Egyptair assinou com a norte-americana Rockwell Collins contrato para o fornecimento de aviônicos destinados à instalação em cinco novos jatos Airbus A330-300 (mais três opções) a serem entregues a partir de 2010.
Aerobusiness

OceanAir tem promoção relâmpago até amanhã

Até amanhã (quarta, dia 16), a OceanAir venderá passagens a preços promocionais para embarques até o próximo dia 30.


Ao todo são 19 voos com valores especiais: Florianópolis – Chapecó; Santos Dumont (RJ) – Belo Horizonte; Congonhas – Belo Horizonte; Porto Alegre – Curitiba; Guarulhos – Florianópolis; Congonhas – Brasília; Guarulhos – Campo Grande; Cuiabá – Porto Velho; Manaus – Santos Dumont (RJ); Guarulhos – Aracajú; Cuiabá- Campo Grande; Congonhas – Florianópolis; Congonhas (SP) – Santos Dumont (RJ); Brasília – Aracajú; Brasília – Manaus; Santos Dumont (RJ) – Aracajú; Fortaleza – Santos Dumont (RJ); Congonhas – Confins (BH); Confins (BH) – Brasília.
Os preços (por trecho) variam entre R$ 63 e R$ 298. Mais informações pelo site www.oceanair.com.br.
Panrotas

Emirates anuncia tarifas a partir de US$ 900,00 e novos destinos na África


A Emirates voa para mais de 100 destinos pelo mundo e anuncia novas tarifas, válidas para emissões até 30 de novembro de 2009, além de pernoite cortesia em Dubai para os passageiros da nova rota para Luanda. A viagem deve ter início até no máximo 30 de novembro de 2009. Valores promocionais das passagem estão apartir de US$900

A Emirates passará a operar a partir do dia 1º de outubro em dois novos destinos no continente africano. Serão vôos diários Dubai-Durban e, no dia 25 de outubro, abre a rota Dubai-Luanda, com três frequências semanais.

Os passageiros que voarem para Luanda ganham pernoite cortesia em Dubai (na ida ou na volta), promoção válida de 26 de outubro de 2009 até 31 de março de 2010.

Informações no site www.emirates.com/br

Mercado e Eventos

IATA revê mais uma vez os prejuízos e perdas para 2009


Pela terceira vez a International Air Transport Association (IATA), a Associação Internacional de Transporte Aéreo anunciou que as companhias aéreas deverão registrar perdas de US$ 11 bilhões este ano, um valor superior ao inicialmente previsto.


Em março deste ano, a IATA havia previsto que a perda para o ano 2009 seria de US$ 4,7 bilhões. A associação também revisou sua estimativa de perdas para 2008, aumentando a cifra de US$ 8,5 bilhões para US$ 10,4 bilhões.


“Este valor representa perdas superiores em US$ 2 bilhões relativamente à nossa última previsão, que apontava para US$ 9 bilhões”, disse o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani.


O executivo afirma que as perdas serão concentradas em três grandes regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico e Europa.


Segundo Bisignani as companhias aéreas da

  • América do Norte deverão registrar perdas de US$ 2,6 milhões,
  • Ásia-Pacífico de US$ 3,6 milhões
  • Europa de US$ 3,8 milhões.


De acordo com a associação, as receitas para o setor de aviação em 2009 serão de US$ 448 bilhões, uma queda sem precedentes, que chegará a 15% em relação a 2008. De acordo com a organização, o transporte de passageiros deverá cair para 2,06 bilhões, uma queda de 8% em relação ao ano passado.


As receitas das companhias aéreas com o transporte de cargas deverão cair 11%, enquanto as do transporte de passageiros diminuirão 7%.


A IATA tem alertado sobre um ano difícil para as operadoras aéreas diante do encolhimento do mercado provocado pela crise financeira global. As condições do setor pioraram depois do surto de gripe suína e dos preços do petróleo voltarem a subir de depois de terem batido pico próximo a US$ 150 o barril no ano passado.

A IATA representa mais de 240 companhias aéreas e 94% do tráfego internacional regular.

BRASILTURIS

Veja resultado final para 365 vagas na Anac


O Cespe/UnB divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado final do concurso para 365 vagas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Estavam concorrendo 81 mil candidatos. As vagas são de nível médio e superior para estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.


Confira lista de concursos e oportunidades

Clique aqui para ver o resultado final

Foram divulgados o resultado final na prova discursiva e a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência, exceto para o cargo de técnico em regulação de aviação civil, bem como o resultado final na perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência e o resultado final no concurso público para o cargo de técnico em regulação de aviação civil.

As provas foram aplicadas nos 26 estados brasileiros e no DF.

São 265 vagas de nível superior e 100 de nível médio - confira abaixo lista de cargos, requisitos e salários. O salário chega a R$ 9.552,00 - clique aqui para ver o edital original.


O andamento deve ser acompanhado no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

Veja lista de vagas na Anac
Cargo Requisitos Vagas Salário Taxa de inscrição
Especialista em regulação de aviação civil nível superior qualquer área - algumas vagas exigem licença de piloto - e cargos específicos para formados em engenharia e economia 200 R$ 9.552,00 R$ 100,00
Analista Administrativo nível superior em qualquer área e cargos específicos para formados em tecnologia da informação, análise de sistemas, sistemas de informação e engenharia da computação 65 R$ 9.552,00 R$ 100,00
Técnico em Regulação de Aviação Civil nível médio - algumas vagas exigem licença de piloto 60 R$ 4.708,07 R$ 65,00
Técnico Administrativo nível médio 40 R$ 4.708,07 R$ 65,00

Embraer presente na Corrida Aérea de Reno pela 1ª Vez


Empresa exibirá o jato executivo Phenon 100 da categoria entry level na exposição

A Embraer estará presente pela primeira vez no 46º Campeonato Nacional de Corrida Aérea e Show Aéreo (www.AirRace.org), em Reno, Estado de Nevada,EUA, que acontece no Aeroporto Reno-Stead de 16 a 20 de setembro.

No evento, a Empresa exibirá o jato executivo Phenom 100 (foto), da categoria entry level, que entrou em operação em dezembro de 2008.

Milhares de fãs da aviação se reunirão para ver pilotos de todo mundo realizarem acrobacias durante um dos mais renomados shows de corrida aérea. A primeira participação da Embraer neste tradicional evento acontece no mesmo ano em que a Empresa comemora seu 40º aniversário, marcando ainda 30 anos de atuação nos EUA.

O Campeonato Nacional de Corrida Aérea e Show Aéreo de Reno - O Campeonato Nacional de Corrida Aérea e Show Aéreo em Reno possui seis categorias de aviões:

Biplano (aeronaves acrobáticas pequenas de corrida, que ultrapassam 400 km por hora – 250 milhas por hora – de velocidade em um trajeto de 5 km – 3,1 milhas), Formula 1 (com rígidas especificações técnicas para construção), Esporte (aeronaves de alto desempenho, disponíveis comercialmente em kits de construção), AT-6 (aeronaves "stock" T-6 Texan, Harvard ou SNJ), Jato (corrida de 13,5 km – 8,4 milhas – de distância) e Ilimitada (para qualquer aeronave a pistão com peso vazio superior a 2.040 kg – 4.500 libras).

A Associação da Corrida Aérea de Reno (Reno Air Racing Association – RARA) anunciou que todas as inscrições para as seis categorias de corrida estão completas. A edição 2009 trará um dos grupos de pilotos mais experientes e habilidosos na história de 46 anos do evento.

Fator Brasil

Japan Airlines anuncia 6.800 demissões e busca aliança

TÓQUIO, Japão, 15 Set 2009 (AFP) - A companhia aérea Japan Airlines (JAL) anunciou nesta terça-feira que eliminará 6.800 postos de trabalho e buscará uma aliança com uma companhia estrangeira para voltar a ter lucro, depois do prejuízo provocado pela crise econômica internacional.


As demissões, que reduzirão o quadro de funcionários da JAL em 14%, são parte de um plano de reestruturação de emergência aplicado pela maior companhia aérea da Ásia, que também busca uma ajuda financeira do governo.

A JAL, que perdeu mais de um bilhão de dólares no segundo trimestre de 2009, já eliminou milhares de empregos nos últimos anos.

A empresa anunciou ainda que deseja concluir uma aliança com uma companhia estrangeira até meados de outubro, mas não citou nenhum sócio potencial.

Segundo fontes do mercado, as americanas Delta Air Lines e American Airlines estariam interessadas em uma participação na companhia japonesa.

A Delta integra a aliança de companhias aéreas SkyTeam, enquanto a JAL e a American Airlines pertencem à aliança rival Oneworld.
uol

VAGAS : FAB abre concurso para a carreira de ciência e tecnologia

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) lançou nesta segunda-feira (14/9) edital de concurso público para provimento de cargos efetivos das carreiras de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

Trata-se de 93 vagas distribuídas entre cargos de nível superior (tecnologista pleno, tecnologista júnior, analista em C&T pleno e analista em C&T júnior) e médio (técnico e assistente em C&T).

A remuneração inicial – sem retribuição por titulação – no nível superior chega a R$ 5.111,07. No nível médio, o total inicial – sem gratificação de qualificação – é de R$ 2.504,68. Os aprovados ficarão sujeitos ao Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8112/90).

A organização do concurso está a cargo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Vunesp). Informações mais detalhadas poderão ser obtidas por meio do Disque Vunesp (11 – 3874-6300) ou da internet (www.vunesp.com.br).

As inscrições (R$ 40,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior), que deverão ser feitas exclusivamente pela internet, terão início no dia 2/10 e encerramento no dia 30/10. As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de dezembro de 2009.

ANR

França não transferirá 100% da tecnologia nas negociações de caças, diz especialista

A proposta francesa de transferência total de tecnologia ao Brasil nas negociações para a compra de 36 caças Rafale deve ser vista com cautela, na opinião do economista Renaud Bellais, da Comissão de Defesa da Fundação Concorde e especialista em indústria de defesa.

Segundo ele, é provável que o governo francês e a Dassault, empresa que fabrica os caças, concordem em transferir 100% do conhecimento necessário para a linha de produção dos aviões, como processos de certificação, homologação e validação de etapas da produção --mas dificilmente vão revelar as "tecnologias mais sensíveis".

"Um avião tem diferentes tecnologias, como aerodinâmica, estrutura, sistemas embarcados etc. O importante é saber a que tipo de tecnologia o governo francês se refere. Por exemplo, existem tecnologias de radar que nunca serão exportadas ", argumenta.

Para o especialista, a regra seguida pelo Ministério da Defesa é que seus aviões estejam sempre equipados com sistemas mais avançados que os que integram as unidades exportadas. "O objetivo é que os sistemas utilizados nos aviões do Exército francês sejam mais eficazes do que aqueles integrados nos aviões exportados para não nos encontrarmos na mesma situação vivida no Iraque, em que o Exército se deparou com equipamentos franceses."

Segundo Bellais, a tecnologia mais sensível são os sistemas embarcados, tais como navegação, comunicação, dados de voo e sistemas de controle, ou ainda os sistemas de armas. No caso dos Rafales, parte desses sistemas são fabricados pela francesa Thales, em que a Dassault tem participação.

Embora os detalhes ainda não tenham sido definidos, a França se diz disposta a transferir ao Brasil 100% da tecnologia para a fabricação dos caças.

Paris garante que o objetivo é que, no final do processo, não somente o Brasil seja capaz de construir um avião equivalente ao Rafale, mas que os dois países construam juntos a próxima geração de caças franceses.

Como parte do acordo, a França também pretende comprar entre 10 e 15 unidades do futuro avião de transporte militar KC-390 da Embraer. Em entrevista a uma rádio francesa, o ministro da Defesa, Hervé Morin, chamou o avião brasileiro de "carrinho de mão" e disse que eles não têm o mesmo nível do A400M, avião europeu que está sendo desenvolvido com participação francesa.

Contrato vital



Desde seu primeiro voo, em 1996, os caças franceses nunca conseguiram decolar para as exportações. O contrato com o governo francês, que previa a entrega de 294 aviões até 2012, foi revisto para baixo e não deve ultrapassar 280 unidades.

Para Bellais, um contrato de exportação hoje é vital para que a Dassault possa continuar a fabricar os caças. "O problema atual é que a maior parte das encomendas já foi feita, e a produção está recuando", diz.

Segundo ele, o risco é que a produção recue a menos de 15 aviões por ano, mínimo necessário para manter a viabilidade econômica do projeto. "Nesse caso, a Dassault corre o risco de perder a mão de obra e a competência necessárias para a fabricação dos caças".

Um porta-voz do construtor negou que o futuro da empresa dependa do acordo com o Brasil. Segundo ele, a produção está garantida pelo contrato com o governo francês até 2025.

Folha de São Paulo





SOLAR IMPULSE - Fique por dentro

“A grande lição dos irmãos Wright foi que sem tentativa não há sucesso”



Protótipo do avião leve movido a energia solar. Um avião movido a energia solar partirá da Suíça para realizar seu primeiro voo, com o propósito de dar a volta à Terra em 2012, sem escalas e sem combustível.






“Eu ficava intrigado com a ideia de um voo perpétuo”, explicou ao Terramérica o engenheiro mecânico André Borschberg, diretor-executivo e cofundador da Solar Impulse, um projeto de US$ 100 milhões. Projetado para funcionar com energia solar durante o dia e utilizar baterias durante a noite, o avião pode permanecer ininterruptamente no ar, como uma gigantesca andorinha do Ártico, que migra sem cessar entre os dois polos.


Solar Impulse

“A grande lição dos irmãos Wright foi que sem tentativa não há sucesso”
, disse Borschberg no hangar do aeroporto da cidade suíça de Dübendorf, nos arredores de Zurique. Aqui foi montado o primeiro protótipo do Solar Impulse, cujo voo de teste deverá acontecer entre outubro e novembro.

Em 1903, os norte-americanos Orville e Wilbur Wright realizaram o primeiro voo em aeroplano. “Eles nunca sonharam com um avião que pudesse cruzar o Oceano Atlântico, e cerca de 25 anos depois (em 1927) Charles Lindbergh voou de Nova York a Paris”, afirmou. “Esperamos que o Solar Impulse seja um símbolo e crie consciência sobre nosso próprio uso de energia”, acrescentou.

O avião Solar Impulse HB-SAI é uma delgada asa de 64 metros de comprimento com quatro pequenos propulsores, uma estreita cabine para piloto e copiloto, e uma cauda na parte posterior.



No hangar não se diferencia muito de um grande planador de papel. E tampouco parece custar US$ 100 milhões. De fato, em parte é um planador. Quando o Sol brilha, o Solar Impulse alcança lentamente uma altura entre oito mil e nove mil metros, e, quando o Sol se esconde, o avião começa a planar, alimentando-se da energia acumulada nas baterias, e baixa para 1.500 metros, até que o Sol apareça novamente, gerando nova energia propulsora e que recarrega as baterias.

“A chave é a eficiência: extrair a máxima potência a partir da mínima energia, e usar a menor quantidade possível dela”, explicou Borschberg. O peso foi o maior desafio. A estrutura é básica e feita de um material bastante leve: fibra de carbono. Embora a asa do protótipo tenha uma extensão idêntica à de um Airbus A340 (um grande avião comercial que pesa 260 toneladas sem carga), seu peso é de apenas 1,5 tonelada, quase o mesmo que um automóvel pequeno.


A tecnologia solar e das baterias empregadas não são novas. Os painéis são finas películas adesivadas à parte superior da asa. Sua eficiência é de apenas 22%, por isso não são os melhores do mercado, mas apresentam a melhor relação entre quantidade de energia e peso. Boa parte deste peso cabe aos 400 quilos das baterias de lítio, semelhantes às dos telefones celulares, mas com o dobro de eficiência, disse Borschberg. Os quatro motores elétricos geram juntos menos de dez cavalos de força, potência próxima à de um ciclomotor.

O avião solar decolará e aterrissará com sua própria energia, e se deslocará a 70 km/h, muito lento para qualquer coisa que voe, exceto os pássaros. Por essa razão permanecerá no ar somente por sua leveza. Os melhores planadores têm peso de 40 quilos por metro quadrado, e o Solar Impulse tem apenas oito quilos por metro quadrado, explicou Borschberg. “Com a tecnologia existente, isto é o melhor que se pode fazer”, afirmou. Borschberg, um experiente piloto, e seu sócio, Bertrand Piccard, conhecido aventureiro suíço, demoraram seis anos para chegar tão longe.

Piccard teve a ideia quando completava seu primeiro voo em balão ao redor do mundo, em 1999, e decidiu tentar novamente essa aventura sem combustível nem emissões poluentes. E a justificou, afirmando em um comunicado que as grandes proezas do século XXI terão de estar ligadas à preservarão ou melhoria da “qualidade de vida em nosso planeta”. Mais de 70 pessoas trabalham hoje no projeto, incluindo 50 engenheiros, físicos, especialistas em materiais e em informática. O próximo grande obstáculo será o voo de teste.

Borschberg espera que, em 2010, o Solar Impulse se converta no primeiro avião solar a voar durante o dia e a noite durante 36 horas consecutivas, sem combustível. Se tudo correr bem, a aeronave definitiva será fabricada com a intenção de dar a volta ao mundo em 2012, em cinco grandes trajetos de cinco mil quilômetros em cinco dias sem escalas. Borschberg e Piccard se alternarão para pilotar em cada trecho. “Esse é outro grande desafio: pilotar, comer e dormir durante cinco dias e noites”, disse Borschberg.

A falta de sono, mesmo em 24 horas, altera as faculdades e a percepção. Porém, pesquisas da Solar Impulse indicam que breves sestas de 20 minutos, adequadamente espaçadas, podem prevenir estes efeitos. Para não usar despertador, os pesquisadores desenvolveram uma camiseta especial com sensores e um sistema vibrador que pode ser ativado à distância, para garantir que o piloto não durma além desses 20 minutos.
Mesmo que o projeto alcance sucesso, Borschberg não vê uma aviação comercial funcionando apenas com energia solar. Esta “poderá ser uma fonte complementar, mas não vejo possível sem algum avanço científico muito importante”, afirmou. A Associação Internacional de Transporte Aéreo se propôs a conseguir voos livres de emissões de carbono até 2050. “Esse é um objetivo muito ambicioso”, ressaltou o piloto.

Lula quer anunciar ainda este ano política regional de aviação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (14) que pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que elaborem uma política de aviação regionalizada para aumentar a quantidade de voos entre as cidades pequenas e médias do país. Lula disse que espera anunciar ainda este ano a política de regionalização da aviação.

"Tem cidades médias com mais habitantes que Boa Vista [capital de Roraima] que não têm avião regional para lugar nenhum. Não é possível que a gente não resolva esse problema e espero que ainda esse ano a gente possa anunciar para o Brasil uma política de aviação regionalizada que atenda aos interesses não apenas dos que moram em capitais, mas também dos que moram em cidades médias brasileiras", disse, ao inaugurar a ampliação do Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Com a reforma, o aeroporto de Boa Vista teve a capacidade de receber passageiros ampliada de 270 mil para 300 mil por ano. A obra teve investimentos de R$ 9 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Agência Brasil

Austrian Airlines oferece serviço de cartão de embarque no celular


O Aeroporto Internacional de Atenas vai ser o primeiro a utilizar a tecnologia que permite aos passageiros da Austrian Airlines o uso do celular como cartão de embarque. Desta forma, os passageiros da companhia austríaca da família Lufthansa, poderão fazer check-in on-line através do celular e receber no equipamento um cartão de embarque com um código de barras de reserva e o número do e-ticket através de SMS. Esse código de barras será lido através do scanner instalado na porta de embarque.

O serviço fica disponível nas 24 horas anteriores ao voo.

Publituris

Virgin Atlantic tem nova política de bagagem



Quem reservar um lugar no voo da companhia Virgin, a partir de 25 de novembro, irá deparar-se com uma nova política de bagagem. Sendo assim, quem voar em classe econômica pode fazer check-in de uma mala com peso de até 23 quilos.

Os passageiros da classe "Premium Economy" podem transportar no porão duas malas, cada uma com 23 quilos, enquanto que quem compre lugares em "Upper Class" pode fazer check-in de três malas, com 23 quilos cada.

A Virgin Atlantic possibilita também a todos os passageiros uma mala adicional até 23 quilos com equipamento esportivo, como sacos de golfe, equipamento de mergulho, ou pranchas de surf. Os detentores do "Flying Club Gold Card" têm a vantagem de poderem transportar uma mala adicional, ou seja, se voarem em "Upper Class" podem fazer check-in até quatro malas.

Os passageiros que fizerem check-in on-line com uma mala extra terão de pagar US$ 48, preço que será mais elevado no aeroporto.
Jornal de Turismo

Master Operadora com fretamento exclusivo da Gol de BH para Porto Seguro



Belo Horizonte - A Master Operadora, empresa mineira que atua nos melhores destinos nacionais e internacionais, é a única que oferece fretamento exclusivo com a GOL para Porto Seguro. O fretamento será realizado de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010, aos sábados, com saída de Belo Horizonte para Porto Seguro às 11h30 e retorno de Porto Seguro às 12h15.

Este horário permite ao turista que desembarca em Porto seguro, Trancoso, Arraial D’Ajuda e região, aproveitar toda sua estada no hotel, sem horas ‘mortas’, pois ele não terá mais que esperar para ocupar seu apartamento na chegada e não terá que sair muito mais cedo do hotel para esperar seu voo.


Trancoso

Daniel Dias, gestor de operações da Master Operadora, afirma: “Para o turista, este voo é mais vantajoso porque seu horário permite melhor relação custo-benefício, com horários perfeitos e valores super reduzidos”.

Passar uma semana em Porto Seguro, durante o mês de janeiro de 2010, pela Master Operadora, tem custos a partir de novecentos reais, por pessoa, em apartamento duplo. O pacote inclui o aéreo, a partir de Belo Horizonte, no voo fretado da GOL; sete noites de hospedagem em hotéis de categoria turística; traslado entre aeroporto e hotel; city tour; by night; bolsa de viagem e assistência viagem.

Voo no Arco do Triunfo - Pensando Embraer

Desde os tempos de Santos Dumont que os céus de Paris não eram tão importantes para a aviação brasileira como na semana passada. O acordo entre os presidentes Nicolas Sarkozy e Lula pode envolver a compra, pelos franceses, de 10 ou 15 unidades do cargueiro militar KC-390, em desenvolvimento pela Embraer para a Força Aérea Brasileira. “Queremos desenvolver uma grande indústria aeronáutica, construir e vender aviões em conjunto”, afirmou Sarkozy na segunda-feira 7, em Brasília, para alegria do presidente da Embraer, Frederico Curado.

Divulgação
Voo no Arco do Triunfo

Se sair o negócio – os americanos reagiram e insistem em vencer esta batalha a Embraer poderá ganhar mais do que um parceiro internacional em um projeto específico. Terá um belo cartão de visitas para fornecer a outros países.

A empresa tem três principais fontes de receita:
  • aviação comercial (66,7% dos R$ 3 bilhões obtidos no segundo trimestre),
  • aviação executiva (14,3%)
  • defesa (6,9%).

“Um acordo com a França, caso venha a se concretizar, será extremamente positivo para a Embraer. O impacto dessa venda não será tão significativo, mas outros governos podem decidir fazer o mesmo e comprar as aeronaves”, diz o analista Alan Cardoso, da Ágora Corretora.

“No caso dos Estados Unidos, a situação é semelhante. Como as fontes de receita com aviação comercial e executiva estão difíceis hoje em dia, nada mais lógico do que a Embraer buscar novos clientes. E quanto mais clientes se tem, maior é a oportunidade de se mostrar a qualidade dos produtos. Isso é o mais importante”, avalia.
Isto é Dinheiro

TAM e Gol respondem por 84,72% do mercado doméstico em agosto


RIO - A TAM manteve a liderança no transporte de passageiros no mercado brasileiro em agosto deste ano. A companhia respondeu por 43,80% do total de pessoas transportadas no mês passado, contra 54,18% observados em agosto do ano passado. A Gol/Varig continua em segundo lugar, com 40,92% do mercado doméstico, contra 38,57% um ano atrás. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Azul permaneceu como a terceira maior companhia do país, com 5% do mercado em agosto, seguida de perto pela Webjet, que ficou com 4,98%. A Azul não operava em agosto do ano passado, enquanto a Webjet tinha 2,97% do total de passageiros.
UOL

Fluxo de passageiros em voos domésticos sobe 21,55%



As companhias aéreas brasileiras registraram crescimento de 21,55% no fluxo de passageiros transportados no País em agosto, comparativamente ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado do ano, a alta é de 8,29% em relação ao período de janeiro a agosto de 2008.

JC Online