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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bruxinha não usa mais sua vassoura

A atriz que interpreta Hermione "na saga de" Harry Potter "



Emma Watson Causou um grande alvoroço , a atriz que interpreta Hermione "na saga de" Harry Potter "na prestigiosa universidade de Brown em Providence (Rhode Island), chegou no campus da universidade , pousando de helicóptero.
Anunciou que vai deixar o cinema, para se tornar"uma pessoa normal ", e ser uma pessoa anônima.

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Victoria's Secret por aqui


Já está funcionando no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, a primeira loja da grife americana Victoria’s Secret. A sua presença no País traduz o interesse das brasileiras pela lingerie que ela produz, embora os modelos não sejam os mais anatômicos às mulheres daqui: foram projetados para o quadril menor da mulher americana (média de 95 cm). A brasileira tem quadril médio de 105 cm.

recorde de transporte de passageiros




Na ultima sexta-feira, 04/09, a GOL bateu seu recorde de transporte de passageiros - 112.130 em um só dia!

Pequena explosão no aeroporto de Frankfurt deixa um ferido

Um pequeno pacote explodiu enquanto era examinado por dois oficiais no aeroporto de Frankfurt nesta segunda-feira, ferindo levemente um e deixando o outro em estado de choque, informou a polícia.

"O conteúdo, assim como o remetente e o destinatário do pacote, é desconhecido", disse a polícia de Frankfurt em comunicado. O incidente aconteceu no departamento de postagens internacionais do aeroporto, o maior da Alemanha.
TERRA

Ipiranga e Walmart firmam parcerias com a Tam


A Ipiranga e o Walmart, por meio dos programas de fidelidade "Km de Vantagens" e de relacionamento Bomclube, respectivamente, são os primeiros parceiros do Multiplus Fidelidade, a iniciativa de rede de programas de fidelização da Tam.

Com as parcerias, os associados do Multiplus Fidelidade terão mais opções de acumular e resgatar pontos em produtos e serviços que fazem parte de seu cotidiano. Agora, além de voos da Tam e roteiros da Tam Viagens, o cliente poderá acumular pontos ao consumir produtos e serviços na rede de postos Ipiranga e comprar nas lojas do grupo Walmart, bem como resgatar prêmios nos pontos de vendas desses parceiros.

As compras nos pontos de vendas da Ipiranga e do Walmart já acumulam créditos nos programas, que poderão ser trocados por pontos do Multiplus Fidelidade a partir do mês de novembro. Em breve, as empresas comunicarão os clientes sobre as regras e a data exata de início desses benefícios.

Informações: www.multiplusfidelidade.com.br

MERCADO E EVENTOS

Justiça britânica condena três por plano de explodir aviões

Um tribunal em Londres decidiu nesta segunda-feira que três muçulmanos britânicos são culpados da acusação de conspiração para assassinato por planejar explodir aviões que partiriam da Grã-Bretanha em direção a cidade americanas em 2006.

A prisão dos três suspeitos, ainda em 2006, provocou a introdução nos aeroportos britânicos de uma série de restrições ao transporte de líquidos pelos passageiros e causou atrasos e transtornos para quem chegava ou partia da Grã-Bretanha de avião.

De acordo com a acusação, os três suspeitos planejavam usar explosivos líquidos a bordo de aviões sobre o Atlântico.

A sentença com a pena dos três condenados deve ser anunciada na próxima segunda-feira.

Defesa

Um dos três condenados é Abdulla Ahmed Ali, de 28 anos, apontado como líder de um grupo influenciado pela organização Al-Qaeda. Os outros dois condenados são Tanvir Hussain, também de 28 anos, e Assad Sarwar, de 29.

Autoridades britânicas da área de segurança afirmam que, se não tivessem sido descobertos com antecedência, os planos do grupo de Ali poderiam ter resultado no pior atentado desde os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Dois dos acusados, Ali e Hussain, gravaram vídeos como os feitos normalmente por homens-bomba. Na gravação, Ali alerta o público britânico a esperar "rios de operações" de mártires, que deixariam pedaços de corpos espalhados pelas ruas.

A defesa dos três negou que eles pretendessem explodir aviões ou machucar alguém, mas apenas realizar uma encenação de cunho político que incluiria pequenas explosões em aeroportos para assustar as pessoas.

Ainda segundo a defesa, essa suposta encenação faria parte da estratégia de lançamento de um documentário que denunciaria "injustiças cometidas pelo Ocidente". Os vídeos de despedida também fariam parte desta estratégia, de acordo com os advogados dos réus.

Outros quatro réus foram inocentados da acusação de envolvimento nos planos de ataque.

BBC

taxas de bagagem agora mais caras

A irlandesa Ryanair anunciou um aumento significativo nas suas taxas de transporte de bagagem de porão em todos os seus voos, em vigor para as novas reservas efectuadas a partir de 1 de Outubro de 2009.

Ryanair - low cost

Assim, uma bagagem de porão passa a custar 15 euros por percurso e duas malas 50 euros por percurso, sendo que cada mala poderá ter até 15 Kg de peso, num total de 30 Kg por passageiro - preços válidos para compras simultâneas com as reservas online - no aeroporto os preços duplicam.

Santos Dumont ficará fechado das 23h às 6h


RIO -O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro e a Infraero entraram em acordo nesta sexta-feira sobre as restrições aos voos no aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense. Foi definido na reunião que a Rota 2 de pouso e decolagem só será usada, a partir da próxima terça-feira, quando as condições atmosféricas comprometerem a segurança. Também foi acordado que, dentro de 15 dias, o aeroporto deverá ficar fechado entre as 23h e 6h.

O Inea havia entrado em desentendimento com a Infraero sobre a Rota 2, que passa sobre vários bairros da zona sul da cidade. O instituto considera que a rota causa muitos transtornos aos moradores dos bairros, devido ao ruído dos aviões durante as operações de pouso e decolagem.

Com o acordo, o horário limite para chegada e partida das aeronaves será de 22h30, com tolerância de atrasos de 30 minutos. Voos que ultrapassarem este horário serão desviados para o Galeão.

Participaram da reunião o novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), tenente-brigadeiro do Ar Ramon Cardoso, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira.

Outro ponto acordado foi a redução, no prazo de 30 dias, do número de voos por hora. Para isso, a Anac deverá remanejá-los, permitindo que o número máximo passe dos atuais 23 para 19 por hora, nos horários de pico - entre 10h e 12h e 19h e 21h. Retornando, assim, às condições de operação do Santos Dumont antes do incremento do número de voos, em abril.

Na reunião, ficou estabelecido ainda que a Infraero iniciará estudos de medições de ruídos, sobretudo nos bairros afetados pelo tráfego aéreo da Rota 2: Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo, Catete e Glória.

JB Online

Comida cobrada a bordo: só paga quem quiser


Combo da Gol: sai mais barato que lanchonete de aeroporto

Houve uma época que voar de avião era um ato elegante, e serviço de bordo, cortesia e tratamento vip. Comer no ar era sinônimo de banquete. Só havia um sério problema: um reduzidíssimo grupo tinha condições para pagar a passagem.

Felizmente o mundo mudou. Os vôos se tornaram acessíveis. A redução drástica de tarifas continua a ocorrer, o que permite mais gente voar. Claro que há contrapartida: ninguém faz milagre, e cortar custos implica em eliminar regalias. Foram-se os tempos de brindes, boquinhas gratuitas nas salas de embarque e refeições fartas nos céus, bagagem sem pagar excesso, poltronas espaçosas. Esta é uma tendência mundial, mas é também algo muito democrático. Antes, pagava o mesmo tanto quem viajasse com uma maleta ou cinco malas, quem não comia no vôo que se fartasse. Magros subsidiavam obesos com espaço adicional nas poltronas. Isto acabou. As passagens ficaram mais baratas, sim, mas agora quem consome mais paga mais por isto.

Este assunto vem à tona por conta de um motim a bordo patrocinado por uma senhora durante um vôo da Gol semana passada de Recife para São Paulo, indignada por ter que custear sua refeição a bordo. Este ato serve só para penalizar uma companhia aérea que, apesar de eventuais tropeços, busca inovar para que mais gente possa voar. E olha que a briga foi por pouco: o cardápio da Gol oferece sanduiche e bebida entre 10 e 15 reais, menos do que o viajante gasta em qualquer aeroporto. Lá fora é assim há tempos. Nas viagens internas nos Estados Unidos as companhias só dão amendoim e refrigerante. E ninguém faz motim,como não faz com trem ou ônibus que nunca deram nada. Quem não quiser, compra comida no aeroporto ou traz de casa. Até porque avião é meio de transporte, e não restaurante a bordo.

Aeronave cai, explode e piloto morre perto de Campo Grande (MS)


Um avião de pequeno porte caiu hoje (7), por volta das 17h50, próximo da pista do Aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande. A aeronave experimental passou a tarde realizando voos na região.

Segundo o advogado Alexandre Bastos, o avião perdeu o controle e caiu de bico após uma das asas quebrar no ar. Ao bater no chão, a aeronave explodiu e pegou fogo. O piloto, que não foi identificado, morreu antes de receber ajuda.

Jogadores de futebol e funcionários do aeroporto, que não conta com equipe própria de bombeiros, pegaram extintores e tentaram combater as chamas. O avião ficou totalmente destruído.

O Corpo de Bombeiros levou mais de 20 minutos para chegar ao local da tragédia. Até uma viatura do Samu (Serviço Móvel de Urgência) foi enviada ao local.

Por volta das 19h30, o Corpo de Bombeiros identificou o piloto como sendo Rômulo Silva.

Manobra arriscada teria provocado a queda do monomotor

Uma manobra arriscada teria provocado a queda do monomotor experimental de prefixo PU-TG (?) por volta das 17h40 desta segunda-feira, próximo do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. O piloto, Rômulo Donizete da Silva, 48 anos, morreu na hora.

O piloto e amigo da vítima, Marcelo Ribeiro de Britto, disse que o tipo de curva no ar que o piloto fez com o monomotor pode ter provocado a queda. “Com esse tipo de avião não é possível fazer a manobra que ele fez”, afirmou que Rômulo tinha vários anos de experência.

O primeiro a chegar ao local da queda foi Celso Ricardo que jogava bola próximo de onde aconteceu o acidente. Ele disse que escutou um barulho forte e foi em direção. “ Quando cheguei o avião já estava pegando fogo. Consegui tirar o corpo do piloto de dentro, mas ele já estava morto. Apaguei o fogo com os extintores do meu carro”, relatou.

Um outro piloto que não quis se identificar afirmou que Rômulo era um piloto experiente e que o avião foi mal construído. “ Essa aeronave foi construída no aeroporto sem a devida preocupação”, afirmou.

Rômulo, piloto de avião agrícola, estava fazendo um voo experimental com aeronave de um amigo. O monomotor tinha seis que havia sido construído.
Desástres Aéreos

Parentes de vítimas do voo 447 pedem apoio para reunião com órgão francês


Associação se reuniu nesta tarde com chanceler Celso Amorim.
Familiares querem ainda um mausoléu em Fernando de Noronha.
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Imagem de arquivo mostra recolhimento de destroços do voo 447 da Air France pela marinha brasileira (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Parentes das vítimas do vôo 447 da Air France se reuniram na tarde desta terça-feira (8) com o chanceler Celso Amorim, no Itamaraty, em Brasília, para pedir que a diplomacia brasileira interceda no caso e tente agendar uma reunião entre o BEA (órgão francês que investiga o acidente) e familiares dos passageiros mortos. Eles pediram ainda apoio para a construção de um memorial às vítimas em Fernando de Noronha.

G1

BA e Virgin Atlantic interessadas na bmi


A British Airways (BA) e a Virgin Atlantic estão interessadas em comprar a British Midlands Airways (bmi), detida pela Lufthansa.
As conversações entre a BA e a Lufthansa, para a aquisição da companhia já terão começado, segundo uma notícia este domingo, avançada pelo “Sunday Times”, que refere que o presidente da companhia aérea britânica, Martin Broghtoun voou na semana passada para a Alemanha para conversar com representantes da companhia aérea alemã, mas esta informação não foi confirmada pela British Airways, segundo a imprensa internacional.

Flex, antiga Varig, opera com problemas de caixa


A Varig antiga, que opera atualmente com a marca Flex, está com suas atividades comprometidas por sérios problemas de caixa antes mesmo da decretação do fim de sua recuperação judicial no início desta semana.

Isso é o que mostra seu último relatório, referente a julho, quando a empresa projetou saldo negativo de R$ 837 mil para agosto. Para piorar, com o fim da proteção judicial qualquer credor pode pedir sua falência. "O fluxo de caixa projetado para agosto de 2009 não suporta os compromissos das empresas em recuperação judicial, apresentando-se também deficitário em todo o período projetado (agosto de 2009 a julho de 2010)", informa o gestor judicial da Flex, Aurélio Penelas.

Isso tem acontecido porque a Flex tem um volume muito maior de pagamentos do que de receita. A empresa só não encerrou as atividades por causa de ganhos extraordinários, como desbloqueios de depósitos em juízo, por exemplo. O advogado da Flex, Paulo Penalva Santos, afirma que a ameaça de paralisação da empresa existe, "em tese". Ele disse acreditar na manutenção da operação da companhia.

"O encerramento da recuperação judicial não prejudica em nada. Pelo contrário, significa uma redução substancial das despesas", diz ele. A maior esperança de salvação da Flex reside no "encontro de contas" entre o que o governo deve à Flex por perdas com o congelamento de tarifas entre os anos 80 e 90 e o que ela deve de impostos.

No entanto, a negociação, conduzida pela Advocacia Geral da União (AGU), está em compasso de espera por causa de uma divergência de valores. Enquanto a Flex, o fundo de pensão Aerus e credores trabalhistas reivindicam R$ 5 bilhões a serem pagos em 20 anos, a AGU propõe R$ 3 bilhões, segundo fontes do setor. No relatório, o gestor judicial da Flex informa que continua aguardando a posição da AGU.

"Insistimos, porém, que a possibilidade concreta de paralisação das atividades das empresas em recuperação judicial nos leva a temer pela construção do citado acordo", informou o gestor da Flex, antes do fim da recuperação judicial, decretada pelo juiz Luiz Roberto Ayoub no início desta semana. Com o encerramento da proteção judicial, a Fundação Ruben Berta, dona de 87% do capital da Flex, deve voltar a administrar a empresa.

O fluxo de caixa projetado da Flex indica que o déficit aumentaria para R$ 3,4 milhões neste mês, depois para R$ 5,5 milhões em outubro, chegando a R$ 8,3 milhões em novembro. Para dezembro, a projeção aponta para um rombo de R$ 11,6 milhões. Em julho de 2010, o saldo negativo previsto é de R$ 29 milhões. O relatório sobre a situação econômico-financeira da Flex mostra, ainda, que até o dia 31 de julho a companhia acumulava R$ 9,9 milhões de pagamentos atrasados.
Deste total, R$ 6,2 milhões referem-se a parcelas do Parcelamento Excepcional (Paex) de débitos com a Receita Federal. Outros R$ 2,2 milhões são de mensalidades para a administradora judicial, a consultoria Deloitte. Só de conta de luz da sede nos arredores do Aeroporto Santos Dumont são R$ 223,8 mil.
Portal Exame

Chilena LAN tem interesse em operar no Brasil



No ano passado, a empresa aérea teve um faturamento superior ao da TAM pela primeira vez.
Em meio a um período turbulento para as companhias aéreas de todo o mundo, a chilena LAN cresceu pouco mais de 30% em 2008 e registrou o maior faturamento do setor na América Latina. Por uma pequena margem, superou, pela primeira vez, o faturamento da brasileira TAM. O reservado Enrique Cueto, 50, presidente da LAN, falou a EXAME sobre as estratégias de negócio que têm garantido os bons resultados da companhia, sobre seu processo de internacionalização e expansão na América Latina e sobre o interesse em expandir os negócios na América Central e no Brasil - apesar das atuais restrições para os investidores estrangeiros no mercado aéreo brasileiro.
EXAME

Queda de avião militar mata 5 na Indonésia


Cinco pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas ONTEM (7) na queda de um avião da Marinha da Indonésia (Tentara Nasional Indonesia-AL (Navy)) durante uma missão de reconhecimento na ilha de Bornéu, no norte do país, confirmaram autoridades locais.

O avião, um bimotor GAF Nomad N.24A, prefixo P-837, de fabricação australiana, sobrevoava a província de Bornéu Oriental entre os distritos de Raiam e Tarakan quando se acidentou, disse o porta-voz do Exército, Sagom Tamboen.

A bordo da aeronave viajavam três tripulantes militares e seis passageiros civis.

No último ano foram registrados vários acidentes que deixaram mais de 150 mortos na Indonésia, um país com umas péssimas estatísticas de segurança no setor da aviação.

A metade destes acidentes envolveu aparelhos do Exército indonésio, que se queixou diversas vezes da falta de orçamento para a manutenção de sua frota.

Em maio, um Hércules da Força Aérea caiu na ilha de Java deixando 101 mortos.
Desástres Aéreos

Boeing pode ser processada por acidente da Turkish Airlines



Sobreviventes de um acidente da Turkish Airlines ocorrido em fevereiro no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, planejam processar a Boeing nos Estados Unidos em até 20 milhões de dólares cada, informou um escritório de advocacia da Holanda nesta segunda-feira.

Nove pessoas morreram após o voo TK 1951, de Istambul, colidir nas proximidades de Schiphol na manhã de 25 de fevereiro, e investigadores holandeses disseram que uma falha no altímetro esquerdo desligou o motor do Boeing 737-800 antes de a aeronave cair.

A Boeing afirmou em resposta que está "emitindo um lembrete a todos os operadores do modelo 737 para que monitorem cuidadosamente instrumentos de voo primários durante fases críticas de voo".

O escritório de advocacia holandês AKD Prinsen Van Wijmen (AKD) informou que 10 sobreviventes do acidente concordaram em pedir ao Clifford Law Offices que inicie um ação judicial nos Estados Unidos contra a Boeing. O caso pode ser apresentado em duas a seis semanas.

"A Boeing não comenta sobre um litígio em aberto", disse o porta-voz da fabricante, Jim Proulx.

Frans Vreede, do escritório de advocacia AKD, afirmou que outros advogados nos Estados Unidos também estão preparando processos contra a Boeing. Ele acrescentou que a companhia atualmente não está disposta a considerar um acordo.

Passageiros gravemente feridos podem reivindicar até 20 milhões de dólares cada por danos, segundo Vreede.
AEROBLOG

Finnair retira de operação três B757 Reduz capacidade no segmento charter


A Finnair anunciou hoje que vai reduzir a capacidade de transporte do segmento de lazer (charter) na próxima Primavera, designadamente retirando de operação três Boeing B757.
O grupo finlandês, que opera voos regulares e charters, indicou que neste segmento continuará a operar quatro B757, mas que considera substitui-los por Airbus, no âmbito de uma estratégia de harmonização da frota.
“Alguns dos voos de lazer neste Inverno serão operados com novos aviões A330 de longo curso”, indica a Finnair, referindo que esses aparelhos também operam voos regulares.
A Finnair diz ainda que estas medidas levarão a uma redução da capacidade charter no Verão, que é na Finlândia uma estação de menor actividade do segmento de lazer que o Inverno.
Para este Inverno, a Finnair diz que há um aumento da proporção de voos charter para destinos de longo curso em relação à oferta de ligações para destinos na Europa.

SAS perde quase 360 mil passageiros em Agosto Decréscimo este ano ultrapassa os três milhões

A SAS Scandinavian Airlines, principal companhia aérea do grupo SAS e uma das transportadoras da Star Alliance, teve em Agosto uma queda do número de passageiros transportados em 16,9%, para 1,76 milhões, que equivale a um decréscimo de 360 mil, com o qual desde o início do ano está com menos cerca de três milhões de passageiros que no ano passado (-17,6%, para 14,29 milhões).



No primeiro semestre, a SAS era a companhia da AEA que tinha a maior queda em valor absoluto do número de passageiros, tendo então um decréscimo de 2,36 milhões ou –17,9%, para 10,8 milhões.
Incluindo as outras companhias do grupo SAS, a Widerøe e a Blue 1, a queda do número de passageiros em Agosto foi de 15,7% ou cerca de 380 mil, para 2,048 milhões, e desde o início do ano está em 16% ou cerca de 3,16 milhões, para 16,6 milhões.
Presstur

Brasil é o primeiro comprador internacional do Rafale


Caça francês desbanca concorrentes sueco e americano

Concorrendo com o Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, o caça francês Dassault Rafale venceu o F-X2 da FAB. O avião já era considerado o favorito, embora não tivesse obtido nenhuma vitória nas concorrências que participou.

O caça bimotor francês, que rivaliza com o Eurofighter Typhoon, surgiu como ACT (Avion de Combat tactique) e ACM (Avion de Combat Marine), destinado a substituir os Jaguars da Armée d l’Air e os Crusaders e Super Etendards da Aéronavale.

O primeiro vôo do protótipo demonstrador de tecnologia Rafale A aconteceu em 4 de julho de 1986, propulsado ainda por turbinas norte-americanas GE F404, pois as turbinas francesas, desenvolvidas para ele, não tinham ainda alcançado a maturidade requerida. Somente no início de 1990 é que aconteceu o primeiro vôo com uma turbina SNECMA M88.


Os protótipos Rafale C01 (monoplace para a Força Aérea), Rafale M01(monoplace naval), e Rafale B01 (biplace para a Força Aérea) voaram em maio de 1991, dezembro de 1991, e abril de 1993, respectivamente.

Uma célula de testes, na configuração Rafale M, foi entregue ao CEAT de Toulouse em 10 de dezembro de 1991, para testes de fadiga em terra. Entre aquela data e 2 de março de 1993, foram completados mais de 10.000 vôos simulados, incluindo 3.000 catapultagens e 3.000 pousos a bordo. A validação estrutural foi atingida em 15 de dezembro de 1993.

Inicialmente, o Rafale B era para ser apenas um treinador, mas as experiências da Guerra do Golfo e do Kosovo mostraram que um segundo tripulante era inestimável em missões de ataque e reconhecimento e, sendo assim, mais Rafale Bs foram encomendados, substituindo alguns Rafale Cs. Foi decidido que 60% dos aviões seriam biplaces e a Aéronavale, que inicialmente não tinha encomendas de aeronaves de dois lugares, também quis obtê-los; a decisão, no entanto, foi posteriormente cancelada pela Marinha.

Prejudicado pela falta de recursos

As demandas do Governo Francês pela redução de custos levaram à suspensão do programa Rafale em novembro de 1995 e o bloqueio dos fundos em 1996.

Os planos para três versões do Rafale em níveis diferentes de sofisticação foram abandonados, e substituídos por uma versão padrão e outra de exportação, com três softwares (F1, F2 e F3) de missão sendo introduzidos progressivamente nos aviões em produção.

Inicialmente as Forças francesas esperavam receber 294 aviões: 232 para a Força Aérea e 60 para a Marinha. Mas, com passar do tempo e a elevação dos custos, este número caiu para somente 120 Rafales.

Os aviões estão sendo entregues em três lotes distintos, sendo a encomenda mais recente a do final de 2004, para 59 Rafales, embora o Ministério da Defesa francês tenha revelado que este número pode cair para 51 aeronaves, com o mesmo “custo global” . Foi mencionado o sacrifício de 8 a 12 aeronaves para permitir a introdução de novas versões dos sensores desenvolvidos pela indústria francesa.

O Rafale M teve prioridade na produção inicial pela necessidade de substituição dos velhos Vought F-8 Crusader da Aéronavale. As primeiras entregas começaram em 2001, com o primeiro esquadrão, Flotille 12, formado em 18 de maio de 2001. A unidade iniciou as operações no NAe Charles de Gaulle em 2002, tornando-se plenamente operacional em 25 de Junho de 2004, depois de uma extensa opeval (avaliação operacional), que incluiu vôos de escolta e missões de apoio aéreo na Operação Enduring Freedom, no Afeganistão.

Suíte eletrônica


Dois sistemas eletrônicos principais foram desenvolvidos para o Programa Rafale: o radar multimodo de varredura eletrônica RBE2, e o sistema de auto-proteção SPECTRA.


O RBE2 (Radar à Balayage planos Electronique 2) é uma radar desenvolvido durante os anos 90. É um equipamento do tipo PESA (passive electronically scanned array), considerado inferior aos AESA mais recentes, como o AN/APG-79 do F/A-18E/F do Super Hornet. Por isso está sendo desenvolvida a versão RBE2-AA (active array), que deverá entrar em serviço em 2012.

Diz-que o RBE2 pode rastrear até 40 alvos simultaneamente e engajar 8 deles, com alcance máximo em torno de 120km, para alvos do tamanho de um caça.

O sistema defensivo do Rafale é o SPECTRA, uma suíte de sistemas defensivos que combina sensores capazes de acusar emissões de laser e de radiação eletromagnética, lançadores de chaff e de flares, interferidores eletrônicos para “jammear” sistemas inimigos e detectores de lançamento de mísseis guiados por infravermelho.

O Rafale também tem um sistema eletro-óptico Thales/SAGEM OSF de busca e rastreamento infravermelho, instalado no nariz da aeronave.

Alto custo de desenvolvimento e preço salgado

Segundo algumas fontes, o custo total do Programa do Rafale foi de € 28 bilhões (cerca de US$ 38 bilhões), o que se traduz em um custo unitário de cerca de € 95 milhões. Só o desenvolvimento da versão de exportação, Rafale Mk.2, custou €1,3 bilhão!

O “flyway price” de 2006 era de € 51,8 milhões (cerca de US$ 72,5 milhões) para a versão da Força Aérea, e € 56,6 milhões, para a versão naval.
Nas concorrências de Singapura e Coreia do Sul, o Rafale foi oferecido por US$ 95 milhões.

Até agora, avião não tinha vencido nenhuma concorrência internacional

Apesar de vários países terem demonstrado interesse no Rafale, o avião não conseguiu vencer nenhuma concorrência. Em 2002, o Rafale competiu com o Boeing F-15K para o F-X da Coréia do Sul, mas acabou perdendo. Em 2005, o Rafale perdeu novamente para o F-15, na disputa pelo melhor caça para a Real Força Aérea de Singapura.

Em 2006 foi anunciado que a Líbia queria comprar de 13 a 18 Rafales por US$3,4 bilhões, mas o negócio não foi concretizado. Em 2007, o Rafale também participou de uma concorrência no Marrocos, perdendo para o F-16.


Poder Aéreo

Compra de aviões é confirmada

O texto diz ainda que o presidente francês Nicolas Sarkozy comunicou a Lula ontem pela manhã a “intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar.

Brasil e França divulgaram ontem um comunicado em conjunto para confirmar um acordo de cooperação militar entre os dois países. DE acordo com o documento, o Brasil comprará da França 36 aviões de combate Rafale. O valor da negociação não foi divulgado no comunicado.

“Levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE-Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”, diz o comunicado conjunto.

O texto diz ainda que o presidente francês Nicolas Sarkozy comunicou a Lula ontem pela manhã a “intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390 e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa dessa aeronave”.

O projeto de desenvolvimento do KC-390 é da Embraer. Esse avião ainda não é produzido no Brasil. A França se comprometeria com o desenvolvimento da aeronave. No acordo, o Governo francês se compromete a transferir tecnologia e capacidade de produção para o Brasil.

O avião Rafale, da empresa francesa Dassault, competia com o Gripen da sueca Saab e o F/A18 Super Hornet da americana Boeing por um contrato de US$ 4 bilhões de dólares.

Para convencer o Brasil, a França aceitou em sua oferta uma transferência tecnológica considerada sem precedentes por Paris.

Durante a visita ao Brasil, Sarkozy e Lula assinarão ainda um acordo militar que prevê a compra de submarinos e helicópteros num total de 8,5 bilhões de euros. O valor será bem superior com a compra de caças franceses.

Diário de Pernambuco


Boeing vê recuperação do mercado de aviação em 2011


A Boeing está confiando que poderá entregar o primeiro modelo 787 Dreamliner para a All Nippon Airways no quarto trimestre de 2010, afirmou um executivo sênior nesta terça-feira. O cronograma de desenvolvimento do modelo já foi adiado por diversas vezes.

Contudo, a fabricante não espera que o mercado global de aviação vai se recuperar antes de 2011 e que retornará ao crescimento em 2012, disse Randy Tinseth, vice-presidente de marketing de aeronaves comerciais da Boeing.

A Boeing e a concorrente europeia, Airbus, sofreram neste ano com a redução de tráfego de companhias aéreas e operadores de cargas aéreas em meio à recessão global e à crise de crédito.

"O ano que vem será um ano de recuperação econômica, 2011 será um ano de recuperação da indústria de aviação e, então em 2012 as companhias aéreas provavelmente aumentarão a demanda por novas aeronaves", acrescentou ele à Reuters em uma entrevista na Asian Aerospace Expo, em Hong Kong.

O Globo

Ryanair vai acabar por ficar com a Aer Lingus — afirma Michael O’Leary



O CEO da Ryanair diz estar convencido que a companhia vai acabar por ser autorizada a comprar a Aer Lingus, prognosticando que em 18 meses a antiga companhia de bandeira precisará de ser salva [da falência].
Em entrevista à edição de Domingo do “Independent”, O’Leary afirma: “No fim de contas, seremos autorizados a comprar a Aer Lingus”.
A Ryanair, que é o maior accionista da Aer Lingus, com um pouco mais de 29%, já por duas vezes tentou uma oferta de compra da antiga companhia de bandeira irlandesa, mas as propostas foram rejeitadas pela Administração e chumbadas pela Autoridade da Concorrência europeias.
A questão voltou a ganhar nova actualidade com a apresentação das contas da Aer Lingus relativas ao primeiro semestre, nas quais apresenta um prejuízo de 73,9 milhões de euros, mais 242% que há um ano.
Presstur

GOL cresce 29% em Agosto no mercado doméstico brasileiro


A low cost brasileira GOL teve em Agosto um crescimento em 29% do tráfego de passageiros (em RPK = passageiros x quilómetros) no mercado doméstico brasileiro e melhorou a taxa de ocupação dos voos em 6,3 pontos, para 61%.
Para o conjunto das operações domésticas e internacionais, o crescimento da procura em Agosto foi de 6,9% e a taxa de ocupação melhora 1,4 pontos, para 59%.
Esta evolução para o conjunto das operações é marcada pela queda do tráfego internacional em 60,7%, que reflete o abandono pela GOL de rotas intercontinentais.
Presstur

Aviação americana perdeu US$ 50 bilhões entre 2001 e 2008


A ATA (Associação Americana de Transporte Aéreo) emitiu o seu relatório anual com informações estatísticas e financeiras de 2008. No documento foram analisadas as incidências do ano na indústria da aviação, revelando, por exemplo, que de 2001 a 2008 o setor acumulou perdas superiores a US$ 55 bilhões, o que levou ao corte de mais de 150 mil postos de trabalho entre as companhias aéreas. Apesar dos ganhos operacionais terem chegado aos US$ 11 bilhões, 2008 fechou no vermelho devido aos gastos operacionais que chegaram aos 24 bilhões de euros.

JORNAL DE TURISMO

Professional Pilot coloca linha de jatos Premier em primeiro lugar em pesquisa



A linha de jatos Premier obteve, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira colocação na pesquisa de Suporte ao Produto, realizada pela revista internacional
Professional Pilot. Esse resultado garante a excelência das aeronaves Premier no mercado de aviação executiva e certifica a qualidade dos serviços oferecidos pela fabricante Hawker Beechcraft Corporation. Alé
m do primeiro lugar de 2007 a 2009, a linha Premier também obteve o primeiro lugar em 2005.




Esse resultado coloca o Prem
ier como parâmetro inquestionável no que se refere ao suporte ao produto na aviação executiva, ficando na frente de todos os aviões executivos a turbina do mercado.

A intenção da publicação é avaliar os serviços de pós-venda para jatos e turboélices fornecidos por diversos fabricantes. A pesquisa analisou critérios como o tempo de atendimento da companhia, disponibilidade de peças de reposição, manuais técnicos, satisfação com os serviços, entre outros.

No Brasil, a linha Premier é oferecida pela Líder Aviação, representante exclusiva da Hawker no país. A Líder possui quatro Centros de Serviço Homologados no Brasil, para prestar serviços de suporte e manutenção a toda a linha de aeronaves da Hawker - desde aviões a pistão e a linha King Air, até as de jato Premier e Hawker.

Aviação Brasil

Esquadrilha da Fumaça no desfile de 7 de Setembro

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Apresentação da Esquadrilha da Fumaça durante o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.

PODER AÉREO

American Airlines Cargo lança ExpediteTC(SM), a solução para remessas com controle de temperatura


FORT WORTH, Texas, 7 de setembro /PRNewswire/ -- A American Airlines Cargo anunciou hoje o lançamento de seu serviço de transporte com controle de temperatura -- ExpediteTC(SM). A partir de hoje a companhia aérea passa a oferecer o ExpediteTC a seus clientes no mundo todo, após um teste altamente bem sucedido envolvendo 10 pares de cidades internacionais.

Os clientes que tiverem remessas exigindo uma faixa de temperatura específica durante o trânsito podem utilizar o serviço ExpediteTC com total confiança, sabendo que faixas de temperatura específicas serão monitoradas pelo pessoal da AA em vários pontos durante o trânsito - incluindo a manutenção de gelo seco e pilhas, se necessário. A companhia aérea oferece uma garantia total de remessa conforme a reserva, além do manuseio, monitoramento e rastreamento especializados. O ExpediteTC foi criado com base na confiabilidade do Expeditefs, produto expresso já conhecido no mercado, que fornece a mais alta prioridade de embarque, rastreamento de alta visibilidade e garantia total de embarque conforme a reserva. "Quando se lança um serviço de alta qualidade, é preciso estar confiante de oferecer exatamente o que é necessário para atender as expectativas do cliente", afirmou Dave Brooks, presidente da American Airlines Cargo. "Por esta razão investimos uma quantidade significativa de tempo no planejamento de nossos procedimentos, automação e treinamento para fornecer aos nossos clientes de perecíveis de alto valor agregado um serviço confiável e comprovado".
UOL