PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Falha na Embratel afetou controle de tráfego aéreo em Brasília




Aeronáutica informou que Cindacta I foi afetado.
Por causa da falha, movimentação aérea sofreu restrições.


A Aeronáutica informou nesta terça-feira (1º) que uma falha na Embratel provocou problemas no Cindacta I, sistema de controle de tráfego aéreo localizado em Brasília. De acordo com o coronel Henry Monhoz, a falha está provocando restrições na movimentação aérea. O Cindacta I é responsável por 45% do controle de tráfego no território brasileiro.

Ainda de acordo com o coronel, a Aeronáutica está investigando o problema. Não se sabe, por enquanto, a extensão dos atrasos nas decolagens. Procurada pelo G1 por volta das 13h45, a Embratel informou que está apurando o caso e prometeu se pronunciar ainda nesta tarde.

O site da Infraero, onde é possível ver a situação dos voos, não estava acessível por volta das 13h40 desta terça. A assessoria de imprensa da Infraero em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, informou que não havia atrasos significativos nos voos que partem do aeroporto e confirmou que o site apresentava problemas de acesso no horário. Segundo a assessoria de imprensa em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, pousos e decolagens no aeroporto estavam ocorrendo normalmente.

G1

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em estrada nos EUA

Dois ocupantes escaparam ilesos, segundo as autoridades.
Pouso provocou congestionamento próximo a Boston.


Foto: AP

Bombeiros tentam impedir incêndio em motor de avião de pequeno porte nesta terça-feira (1) na rodovia interestadual 495, em Mansfield, no estado americano de Massachusetts. (Foto: AP)


Foto: AP

O avião, um Piper Cherokee que fazia acompanhamento do trânsito na rovovia, teve de fazer um pouso de emergência na estrada, próximo a Boston. As duas pessoas que estavam a bordo escaparam ilesas. O acidente provocou congestionamento. (Foto: AP)

G1

Airborn para usuários de jatos executivos e de primeira classe



A TAM Aviação Executiva está estreitando o relacionamento com seus consumidores. A empresa de jatos executivos lança a primeira edição de sua revista de relacionamento, Airborne. A publicação terá 114 páginas e tiragem de 5 mil exemplares a cada três meses.

A Airborne será distribuída em voos fretados na TAM AE e também para passageiros da primeira classe da TAM Linhas Aéreas. O conteúdo da revista terá assuntos como estilo de vida e comportamento, além de aviação. Quem assina o conteúdo e a produção da Airborne é a New Content.

Mundo do Marketing

Lost On Planes


Neste vídeo da NBC nos dá um pequeno insight sobre os itens que são perdidos por passageiros em vôos da Southwest Airlines - mais de cem mil peças por ano.

A companhia recolhe todo o material em um armazém de Dallas. Depois de alguns meses ,os objetos que não são reclamados como propriedade são doados ao Exército de Salvação.



View more news videos at: http://www.nbcdfw.com/video.

WestJet: Novos Boeing 737 Next-Generation



A Boeing e a companhia canadense WestJet anunciaram uma encomenda de 14 Next-Generation 737-700 adicionais.

A companhia opera atualmente uma frota composta exclusivamente por aviões Boeing, com 81 unidades de 737 Next-Generation.

"WestJet pioneira baixo custo a voar no Canadá, com uma frota crescente surgiu como um líder entre as companhias aéreas a nível mundial", disse Kevin Schemm ,Vice Presidente Comercial e vendas da Boeing da América do Norte.

"Nós valorizamos a nossa aliança com WestJet e seu contínuo apoio ao 737 Next-Generation."

A WestJet também anunciou um plano para reagendar 16 aeronaves sob uma locação e compra direta.

"A novo pedido para a aeronave Boeing 737-700 nos permitirá continuar a prestar um serviço aos nossos passageiros com uma frota operacional mais moderna", disse Sean Durfy, presidente e CEO da WestJet.

"Ao mesmo tempo, seremos mais flexíveis para cumprir a nossa visão de se tornar uma das cinco maiores companhias aéreas do mundo em 2016."



SkyEurope recusa assumir repatriamentos e reembolsos




A low cost SkyEurope, parou de voar e deixou milhares de passageiros sem ligações, designadamente de retorno aos locais de origem, e sem perspectivas de reembolso dos bilhetes.

Presstur

Avião do vice-Presidente sul-africano aterra de emergência em Gbadolite


Kinshasa - O avião do Vice-Presidente da África do Sul, que regressava da Líbia, teve de aterrar de emergência, sem obstáculo,
segunda-feira, num aeroporto não sinalizado do nordeste da República Democrática do Congo (RDC), na sequência de um problema de combustível, soube-se hoje, terça-feira, junto das autoridades congolesas.

O avião, um DC 9 que devia dirigir-se à África do Sul teve de fazer uma escala técnica prevista em Bangui, na República Centro Africana (RCA) por causa do mau tempo.

"Não lhe restava mais que 35 minutos de vôo. O piloto foi obrigado a aterrar no aeroporto mais próximo", foi o que fez de "emergência sobre a pista não sinalizada de Gbadolite", próximo da fronteira com a RCA, explicou à AFP o ministro congolês dos Transportes, Mathieu Pita.

Não houve prejuizos nem feridos, acrescentou.

O Vice-Presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, que viajava com o seu ministro da Defesa Lindiwe Sisulu, regressava da Cimeira extraordinária da União Africana (UA) em Tripoli.

Eles passaram a noite em Gbadolite e serão levados de Kinshasa para Bangui por um jacto que nós colocamos à sua disposição esperando o abastecimento do avião pela Missão da ONU na RDC", segundo Pita.

O aeroporto de Gbadolite (província do Equador), utilizado no seu tempo pelo antigo presidente Mobutu Sese Seko que que tinha uma residência na cidade, não é mais sinalizada há dez anos.

Angola press

Paralização na LTU


Pilotos da
LTU(filial da Air Berlim) começaram às 5:30 am de ontem uma greve de 16 horas que terminou às 21:30, provocando atrasos e cancelamentos de vôos da empresa e que foram estendidos para a Air Berlin e a dba do mesmo grupo.


As principais cidades Ger mânicas e destinos para o mercado alemão foram afetadas pela greve.

Em particular com a Espanha, onte m, foi cancelado por falta de pilotos um vôo programado para amanhã entre o aeroporto de Munique com destino a Maiorca, enquanto os aviões que partem de Düsseldorf, Colónia, Hamburgo, Hannover, Stuttgart Saarbrücken e foram atrasados várias horas.

Pilotos da LTU , um total de 336 dos 1240 do grupo Air Berlin, negociam com a direção da companhia um aumento desde janeiro de 2009.


Los Angeles (EUA) tem novo sistema para rastrear voo

Rastreamento de voo do aeroporto de Los Angeles (reprodução)
Rastreamento de voo do aeroporto de Los Angeles (reprodução)
Os aeroportos de Los Angeles lançaram um novo Sistema Público de Rastreamento de Voo pela internet nos Aeroportos Internacional de Los Angeles (LAX), LA/Ontario (ONT) e Van Nuys (VNY). O novo sistema, chamado WebTrak, substitui o sistema de rastreamento de voo que os aeroportos usava desde 2002.

O WebTrak permite ao público ver o movimento dos voos e do tráfego aéreo dentro da região da grande Los Angeles e permite também que se obtenham informações da identificação do voo, tipo de aeronave, altitude, e aeroportos de origem/destino de qualquer aeronave voando sobre suas redondezas.

Dados em tempo real ao vivo são disponibilizados com atraso de 30 minutos para a segurança da aviação, e os dados históricos podem ser vistos até 90 dias após o voo. O novo sistema usa os dados de radar ARTS da Administração da Aviação Federal (FAA, na sigla em inglês), que melhora a qualidade dos dados de rastreamento dos voos e é compatível com ambas as plataformas PC e Mac. Site: www.lawa.org.

Panrotas

Grécia : Licitação para novo aeroporto


A Grécia está convidando pretensos investidores para uma licitação :

A concessão para construir e gerir um aeroporto de 1 milhão de bilhões de euros na ilha de Creta.

O governo grego contribuirá com EUR220 milhões (US $ 315,9 milhões dólares) para a construção das novas instalações em Kastelli, que irá substituir o atual aeroporto de Heraklion, a maior cidade Creta disse o ministro do Meio Ambiente George Souflias em um comunicado.


O governo terá participação de 55 por cento no novo aeroporto. O licitante vencedor, que irá fornecer a maior parte do financiamento, terá os restantes 45 por cento e operará no aeroporto por 35 anos.

O novo aeroporto terá capacidade para processar entre 5,5 e 10 milhões de passageiros por ano e é projetado para iniciar operações em 2015, Souflias disse.

Os investidores devem apresentar propostas para o aeroporto Kastelli de 9 de fevereiro de 2010.

O governo espera escolher a proposta vencedora no primeiro semestre do próximo ano.
Airwise



Nova proposta de utilização das áreas aeroportuárias



Até o dia 8 de setembro, a Anac recebe contribuições sobre a nova proposta de utilização das áreas aeroportuárias no Brasil. A ideia é destinar 10% do espaço usado para check-in, hangares, áreas de carga e descarga, balcões de venda de passagens e escritórios para uso compartilhado entre as companhias aéreas, a preço de custo.

Mas as empresas que optarem também poderão manter áreas exclusivas, com valores livremente negociados com o administrador aeroportuário.

O objetivo é facilitar o acesso de novas empresas aéreas aos aeroportos, possibilitar maior diferenciação de preços entre os aeroportos e conferir mais liberdade para a negociação entre empresas e gestor aeroportuário. A proposta ainda permite que as próprias empresas aéreas invistam na infraestrutura e na construção de terminais aeroportuários, em comum acordo com o administrador. Mas isso só será possível caso nenhuma outra companhia aérea tenha interesse na mesma infraestrutura. TG Online

Guerra nos céus da cidade

A guerra está declarada nos céus do Rio. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decidiu multar a Infraero em R$ 25 mil a cada transgressão flagrada das determinações em relação à operação do Aeroporto Santos Dumont, desde as 22h de ontem. O órgão ambiental exigiu, entre outras coisas, a suspensão da rota de aeronaves sobre alguns bairros da Zona Sul e qualquer voo entre 22h e 6h. A Infraero informou que entrou com um recurso contra as determinações do Inea e que só vai se pronunciar quando for comunicada oficialmente das multas. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, avisou que a primeira comunicação ao órgão de infraestrutura aeroportuária será justamente um auto de infração.

Segundo a secretária, o recurso da Infraero não suspende as exigências do Inea:
— O órgão aeroportuário está intimado a suspender o uso da Rota 2, que passa sobre Santa Teresa, Botafogo e outros bairros da Zona Sul e a suspender os voos no horário determinado pelo Inea. Não existe efeito suspensivo (do recurso).
O próximo aviso vai chegar na forma de multa. Eles não pediram prazo e não apresentaram justificativa técnica; apenas contestaram a nossa competência para impor essas restrições.
O Globo

Lowcost Russa - Avianova


Começou a operar na última sexta-feira a a mais recente companhia lowcost da Avianova - low cost RússiaRússia, com base no aeroporto internacional de Vnukovo, em Moscovo. Por enquanto, a transportadora vai operar em apenas quatro rotas, todas domésticas, para Sochi, Rostov, Samara e Krasnodar.

Site : www.avianova.ru, disponível apenas em cirílico, prá quem entende deve estar ótimo.

Efeito Predatório

Com os aparelhos da SkyEurope no chão, e milhares de passageiros prejudicados, outras companhias já se predispuseram a ajudar.

Por exemplo, a Ryanair lançou uma tarifa especial de 25 euros por trajecto para rotas em Bratislava. A easyJet dispõe de preços especiais para clientes em Londres, Praga, Viena e Milão.

A Wizz Air, rival de leste da “low cost”, promove voos de Praga, Bratislava, Budapeste e Viena. Outra companhia associada a voos “baixo custo”, a FlyNiki, também tem preços especiais para passageiros lesados. Embora voe para Lisboa, não garante tarifas de voos para Viena e Praga.

Austrian Airlines, Czech Airlines, Bulgaria Air são outras companhias a ajudar clientes SkyEurope que ficaram em terra.

Tap: Nova rota com avião da Embraer



A companhia de bandeira portuguesa TAP vai inaugurar em novembro a rota para Argel, com cinco voos semanais usando um avião da Embraer, com capacidade para transportar 49 passageiros.

A TAP também irá reforçar a ligação a Casablanca, passando de cinco para 12 frequências semanais.
Publituris

Ranking da Carga 2008/2009




Para quem quer saber o ranking dentre todas as cias aéreas cargueiras mundiais, vai aí a lista, expressa em milhões de FTKs (Freight Ton Kilometers) ou uma tonelada de carga transportada um quilômetro:

1- Fedex - 15,4
2- Air France KLM - 10,8
3- UPS - 10,0
4- Korean Air - 9,0
5- Cathay Pacific - 8,8
6- Lufthansa Cargo - 8,3
7- Singapore Cargo - 7,3
8- Cargolux - 5,4
9- China Airlines - 5,3
10- Atlas Air - 4,7

12 Horas

Boeing volta a adiar entregas do B787



Mais uma vez, a fabricante norte-americana Boeing adiou o calendário de entregas do Dreamliner 787, desta vez para o quarto trimestre de 2010.

A Boeing revelou em comunicado que o adiamento aconteceu por causa da necessidade de reforçar a seção da fuselagem.

A empresa norte-americana consegue desta forma mais tempo para preparar e reduzir os riscos do voo de ensaio da aeronave, que está previsto para o fim do ano. A construção do Dreamliner está atrasada em mais de dois anos, sendo que a primeira companhia a receber os novos aviões é a All Nippon Airways. A transportadora japonesa já tinha feito planos para estrear o Dreamliner nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Jornal de Turismo

Clean Air

"A partir de dezembro de 2009, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia tipicamente brasiliense.


Com voos diários, a empresa fará três rotas, ligando Brasília a Natal, Porto Alegre e Manaus. As operações aéreas da empresas começarão com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. Mas tudo indica que já a partir dos primeiros meses de 2010 a Clean Air pode alçar voos mais altos. O diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said, guarda a sete chaves algumas novidades, que segundo ele, serão repassadas no seu devido tempo.

"Dois novos aviões da Ilyshin Finance Corporation (IFC), companhia russa, serão entregue a cada ano", explicou Said. Um pré- contrato assinado entre a Clean Air e a IFC já garantiu oito aeronaves a nova empresa. São dois IL96-300 que utilizará até 310 assentos que serão utilizados em vôos internacionais, quatro Tu-240 (modelos CE e CME) com até 210 assentos, para os vôos domésticos.

Grande parte dos assentos serão destinados à classe executiva. A Clean Air também comprou dois cargueiros da companhia russa. Não foram revelados os valores do contrato, mas Said informou que os aviões russos estão com preços 35% mais barato que os encontrados no mercado internacional.

Treinamento russo
Em novembro, uma equipe de pilotos e demais tripulantes partirão para Moscou para serem treinados nas aeronaves compradas pela Clean Air.

Após o treinamento, a equipe retornará ao Brasil trazendo os aviões que serão utilizados nos primeiros vôos da nova empresa. Em fevereiro de 2010, uma outra equipe receberá treinamento no IL 96-300, que estará operando no Brasil no mês seguinte, provavelmente em voos internacionais."
Contato Radar

Banheiros entupidos causam 10 horas de atraso em voo

Um voo da Biman, a companhia aérea nacional do Bangladesh, partiu de Daca para Londres com dez horas de atraso depois da tripulação ter constatado que os cinco banheiros do avião, um Airbus A310-300, estavam entupidos com guardanapos, copos de papel e absorventes femininos.

Segundo a Biman, passageiros do voo anterior jogaram guardanapos, copos de papel e papéis higiênicos nas privadas da aeronave, contra todos os regulamentos da companhia, bloqueando o sistema de sucção pneumática dos cinco banheiros do avião.

A avaria foi resolvida duas horas depois da hora prevista para a partida do voo BG-005 rumo a Londres. No entanto, e devido ao horário de funcionamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, que fecha durante a madrugada, o avião da Biman só decolou da capital do Bangladesh oito horas mais tarde, com um total de dez horas de atraso.

Mais de duzentas pessoas ficaram à espera no aeroporto devido ao mau comportamento dos passageiros do voo anterior.

A Biman, companhia nacional do Bangladesh, encontra-se com profundos problemas financeiros e tem sido acusada de não cumprir os regulamentos internacionais de segurança. As Nações Unidas aconselharam os seus funcionários no país a escolher outra companhia.

Desástres Aéreos

South African Airways celebra 75 anos



A companhia sul africana South African Airways completa 75 anos com novidades para os seus passageiros. Desde já, passou com distinção na terceira Auditoria de Segurança Operacional da Iata.

A outra novidade é a adesão à plataforma tecnológica disponibilizada pela Star Alliance, onde os passageiros podem acessar através do celular a todas as informações relativas a seu voo e aos diversos serviços fornecidos pela companhia.

Publituris

Iberia perde 165 milhões de euros no primeiro semestre


A companhia de bandeira espanhola Iberia está sofrendo com a crise financeira. Essa é a conclusão imediata que se tira dos 165,4 milhões de euros de prejuízo líquido que a companhia registou no primeiro semestre do ano. O balanço da transportadora espanhola reflete um prejuízo de 73 milhões de euros durante o segundo trimestre de 2009, altura em que as receitas caíram 22% para os 1,06 bilhões de euros.

Um resultado muito negativo, principalmente tendo em conta o lucro de 21,2% obtido no mesmo período de 2008. No acumulado do semestre inteiro, as receitas da Iberia caíram 19% para os 2,17 bilhões de euros.

Cobrança por lanches em voo revolta passageiros da Gol



Passageiros do voo 1667 da Gol no trajeto Recife-São Paulo se revoltaram com a cobrança por lanches, no último fim de semana, e decidiram coletar assinaturas contra a medida da companhia, segundo informações do jornalista Vinícius Queiroz Galvão, em reportagem publicada na edição desta terça-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Gol decide cobrar por lanches servidos em viagens domésticas


De acordo com o texto, durante o protesto, o comandante mandou avisar, por meio de uma comissária, que pousaria o avião no primeiro aeroporto para expulsar a médica ginecologista Renê Patriota, que liderava o protesto, mas não o fez. Depois, a tripulação informou que a Polícia Federal a esperava em Cumbica.

Outra reclamação era a manipulação simultânea de dinheiro e de alimento e bebida por comissários. "Eles pegam em dinheiro, não lavam as mãos e servem comida. Nós também não temos como sair para ir ao lavabo antes de comer porque os carrinhos do serviço de bordo estão bloqueando a passagem", disse a passageira Lígia Mafra.

Em nota, a Gol diz que vai apurar o incidente e, se "confirmados erros de procedimento, tomará medidas corretivas para que não voltem a acontecer". Afirma ainda que "o serviço de venda a bordo foi adotado recentemente, após realização de estudos aprofundados e pesquisas com clientes" e que "a iniciativa é inédita no Brasil".

Folha Online

Lufthansa e JetBlue fecham acordo de codeshare



As companhias aéreas JetBlue e Lufthansa assinaram um acordo de codeshare, permitindo que voos da empresa americana tenham o código da Lufthansa (LH). Inicialmente, as empresas pretendem oferecer conexão entre 12 destinos da JetBlue nos Estados Unidos e Porto Rico enquanto a Lufthansa tem uma malha aérea que inclui 180 destinos na Europa, Oriente Médio, África e Ásia.


O acordo ainda aguarda autorização do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (U.S. Department of Transportation - DOT). Uma vez autorizado, as companhias irão oferecer conexões para diversos destinos do mundo, começando com 12 cidades americanas: Austin, Buffalo, Fort Lauderdale, Fort Myers, New Orleans, Pittsburgh, Raleigh/Durham, Rochester, San Juan, Syracuse, Tampa e West Palm Beach.
Jornal de Turismo

Paraquedista despenca 12 metros após se enroscar em fios de alta tensão no interior de SP


SÃO PAULO - Um rapaz de 22 anos sofreu um grave acidente na tarde deste domingo, em Pindamonhangaba, a 146 km de São Paulo, próximo ao Anel Viário, na Vila Prado. Segundo informações dos Bombeiros, o paraquedista iria pousar no Aeroclube da cidade, mas uma forte corrente de vento o levou para uma área de segurança da concessionária Bandeirante Energia.

Ao tentar o pouso, o rapaz acabou se enroscando nos cabos de alta tensão e caiu de uma altura de 12 metros. Ele foi levado para o pronto socorro de Pindamonhangaba com escoriações, trauma na coluna, além de contusões nos braços e pernas.

O rapaz é morador do bairro Gurilândia, em Taubaté, a 134 km de São Paulo.

O Globo

Companhia SkyEurope suspende operações



A
low cost eslovaca SkyEurope declarou falência e suspendeu suas operações na Europa.
A SkyEurope já tinha sido proibida de decolar ou aterrissar nos aeroportos de Bratislava, Praga e Paris por não pagar dívidas relativas ao consumo de combustível. No último ano fiscal a transportadora perdeu cerca de 60 milhões de euros, sendo que o valor da dívida acumulada ronda os 176,6 milhões de euros.

Em comunicado oficial no site da companhia, é feito o aviso que quem pagou uma viagem diretamente à SkyEurope, que ainda não usufruiu, “o reembolso pode não ser possível”. Para o caso dos passageiros que tenham adquirido o bilhete através de uma agência de viagens, a companhia aconselha o cliente a discutir o assunto com a agência.

Jornal de Turismo

British Airways aumenta campanha de pontos


Os passageiros da companhia britânica British Airways que viajarem com os bilhetes de desconto da classe econômica vão ter a oportunidade de ganhar pontos para o programa de passageiro frequente da transportadora, o Executive Club.

Estes pontos podem ser usados para a ascensão nos rankings do sistema de fidelidade da British.

Publituris

Leitores relatam problemas enfrentados com barulho de aviões e helicópteros no Rio e em Niterói

RIO - A publicação no último domingo de reportagem mostrando a rotina dos cariocas que moram em bairros na rota de aviões e helicópteros levou leitores do GLOBO a relatarem como são incomodados pelo barulho excessivo e fora de hora. Confira abaixo os textos:

Eu-Repórter: problemas causados por aviões e helicópteros/ Foto da leitora Leena Leitão

Leena Leitão:

"Uma imagem vale mais que mil palavras. À esquerda, vista da janela da minha casa no Flamengo, Zona Sul do Rio."

Carlos Monteiro:

"Moro na Barra da Tijuca, no Condomínio Mandala. Eu, como centenas ou milhares de moradores do entorno do Aeroporto de Jacarepaguá, sofremos diariamente, a partir das 7h, com voos rasantes e com intenso barulho das aeronaves e dos helicópteros."

Veja todos os depoimento na íntegra:

http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/08/31/leitores-relatam-problemas-enfrentados-com-barulho-de-avioes-helicopteros-no-rio-em-niteroi-767402858.asp

O Globo

Exército iraniano testa avião teleguiado de fabricação nacional



Teerã, 30 ago (EFE).- A aviação iraniana realizou uma "prova bem-sucedida" com um novo modelo de avião teleguiado de fabricação integralmente nacional, disse hoje o comandante-chefe da Forças Armadas do Irã, Hassan Shah Safi.

O tamanho deste novo protótipo, que é projetado para escapar do sinal dos radares, é sete vezes menor que a versão testada em junho durante manobras militares, explicou o general, em entrevista coletiva.Safi acrescentou que o novo aparelho realizou operações de vigilância no céu de Teerã durante as últimas semanas, e que, até o momento, seu grau de operabilidade é considerado satisfatório.Está previsto que a produção em série destes aviões não pilotados comece a partir da última semana de setembro, disse.O Irã sofre um embargo de armas internacional desde os anos 80, o que não lhe impediu, no entanto, de desenvolver uma indústria militar própria.

Desde 1992, o país gasta bilhões de dólares para desenvolver todo tipo de armamento, de carros de combate a navios de guerra, aviões, helicópteros e mísseis de médio e longo alcance.

G1

Três mortos em acidente de helicóptero na África do Sul


Três pessoas (pai e duas filhas) morreram no final da manhã deste domingo (30) quando o helicóptero em que estavam caiu no vale Heidelberg, ao lado do White River Mpumalanga, na África do Sul. O piloto, George Snyman, 49 anos, um homem de negócios Nelspruit, e suas duas filhas estavam a caminho de casa em Klaserie, em Limpopo, quando ocorreu o acidente.

Os destroços do helicóptero - Foto: Beeld

O helicóptero amarelo Aerokopter AK1-3 Sanka, prefixo ZU-RIT, que esta registrado para Snykor CC / George Snyman, e era regularmente visto voando no vale de Heidelberg. As pessoas que vivem na área dizem que ele pousou várias vezes na região, para visitas curtas.

Minutos antes do acidente, o piloto ainda estava em contato por rádio com a torre de controle do Kruger Mpumalanga International Airport (KMIA).

Pouco antes das 10 (hora local) os moradores do assentamento informal nas proximidades ouviram um estrondo. Pouco tempo depois, um incêndio com origem na queima da plantação e, quando foram para o local, encontraram os destroços do helicóptero. A polícia disse que ele explodiu com o impacto perto de uma plantação de eucalipto.

Uma equipe da Cruz Vermelha foi enviada para o local do acidente. Eles descobriram que Snyman e as duas meninas Cindy Nel, 11, e Zambrie Germishuizen, 8, não tinham sobrevivido. Uma das meninas estava, aparentemente, sentada no colo da outra no helicóptero que possui apenas dois lugares. Os três ocupantes ficaram irreconhecíveis.

Membros da Aviação Civil foram enviados para investigar a causa do acidente. Os corpos foram levados para Pretória para exames forenses.

Foto do ZU-RIT em Nelspruit, na África do Sul, em 06.01.2008
Foto: Wayne Smit (Airliners)

Desástres Aéreos

Infraero será multada a cada voo ou pouso fora das determinações



O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) decidiu multar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em R$ 25 mil, a partir das 22 horas de hoje (31), caso sejam descumpridas suas determinações de suspensão dos voos noturnos (entre as 22h e as 6h) e do uso da Rota 2 de pouso no Aeroporto Santos Dumont.

Conforme decisão tomada nesta tarde pelo Conselho Diretor do Inea, a multa será aplicada a cada transgressão verificada. Além disso, a Infraero terá que prestar ao Inea informações sobre todos os voos realizados no horário noturno e na Rota 2, desde a data da primeira notificação, no dia 13 deste mês.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, disse que os pousos pela Rota 2 só deverão ser feitos em caso de ”necessidade operacional extrema, e não mais com regularidade”.

O Inea examinou os recursos impetrados pela Infraero e avaliou que eles não têm estudos técnicos, incluindo os relativos ao licenciamento ambiental, que justifiquem a manutenção dos voos noturnos e da Rota 2 no Santos Dumont.

Segundo o instituto, os voos noturnos e os pousos pela Rota 2 permanecerão suspensos até que a Infraero apresente o estudo de impacto ambiental exigido para obtenção do licenciamento para expansão do terminal.

Marilene destacou que, no pedido de concessão de licenciamento ambiental feito pela Infraero, os estudos não levam em consideração o crescimento da população nos bairros afetados pelos voos do Santos Dumont. O ruído provocado pelo tráfego aéreo é o principal motivo de reclamação de moradores de oito bairros do Rio.

Agência Brasil

CTA agora é DCTA

DCTA O Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA-CMDO) passou, a partir do dia 18 de agosto de 2009, a ser denominado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Nesta mesma data o Ten Brig Ar Cleonilson Nicácio Silva assumiu o cargo de Diretor-Geral da organização.

O DCTA tem sob sua responsabilidades as seguintes organizações: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA; Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE; Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI; Instituto de Estudos Avançados - IEAv; Grupamento de Infra-Estrutura e Apoio de São José dos Campos - GIA-SJ; Grupo Especial de Ensaios em Vôo - GEEV; Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos - CPORAER-SJ; Centro de Lançamento de Alcântara - CLA e
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI

Poder Aéreo

Querosene de aviação sobe 3,1% dia 1º(Hoje)

O preço do querosene de aviação (QAV) terá reajuste de 3,1% a partir de 1º de setembro. Conforme o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o preço do QAV acumula recuo de 17,8% no ano.


Conforme o Snea, em igual período de 2008, o valor do QAV acumulava alta de 17,18%.

O combustível dos aviões responde, em média, por entre 30% e 40% dos custos de uma companhia aérea.


Correio do Povo

Pilotos da Air France vão passar por simulação do acidente com o voo 447

PARIS — Os pilotos da Air France terão uma sessão especial de treinamento em um simulador de voo, para recriar as falhas das sondas Pitot registradas durante o acidente com um avião que fazia a rota Rio-Paris em junho, afirmou um sindicato de pilotos.



O Sindicato Nacional de Pilotos de carreira (SNPL, em francês) confirmou à AFP uma informação divulgada no site da revista Le Point. A companhia aérea não quis comentá-la.

Nos próximos dias e durante três meses, todos os pilotos de Airbus da companhia, ou seja, mais de 3.000 pessoas, receberão uma formação em simuladores que não estava prevista no programa de reciclagem.

"Entre meados de setembro e de dezembro, todos os pilotos da família Airbus participarão, além das quatro sessões de simulação habituais, de uma sessão adicional cuja duração desconheço", explicou à AFP Erick Derivry, porta-voz do SNPL.

Segundo esse sindicato, a sessão adicional servirá para "reproduzir as condições de perda de informação de velocidade em altas altitudes, situação enfrentada pela tripulação do voo AF447", que caiu no dia 1º de junho no Oceano Atlântico deixando 228 mortos.

AFP

Sol espera concessão da Anac para começar a operar



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) delibera em reunião de diretoria amanhã sobre a concessão da nova empresa aérea regional Sol Linhas Aéreas para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal. A companhia já recebeu autorização de funcionamento jurídico da Anac, obteve o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) no último dia 31 de julho e já passou pelas avaliações dos requisitos operacionais: certificação das aeronaves, treinamento da tripulação e da equipe em solo, plano de segurança, voo de teste e diversos outros itens, para que atendam aos padrões brasileiros e internacionais de segurança.
Panrotas

EXPRESSJET, DOS EUA, CHEGA A 5 MILHÕES DE HORAS DE VÔO COM A FROTA DE JATOS ERJ 145


Maior operadora da aeronave em todo o mundo comemora marco histórico

São José dos Campos, 31 de agosto de 2009 – A
Embraer celebra junto com a ExpressJet Airlines, cliente
com base na cidade de Houston, nos Estados Unidos, que
opera exclusivamente mais de 240 jatos ERJ 145, mais
um momento histórico desta parceria: cinco milhões de
horas de vôo com sua frota de aeronaves ERJ 145, em
operação desde 1996.

“Na qualidade de primeiro cliente da frota ERJ 145 da
Embraer, nós realmente valorizamos nosso relacionamento
com a Empresa”, disse Jay Perez, Vice-Presidente de
Pessoal e Material de Serviços da ExpressJet Airlines. “Nos tornamos a operadora do
equipamento Embraer mais confiável do mundo e estamos orgulhosos por completar cinco
milhões de horas de vôo com uma taxa de término na manutenção de mais de 99,9%”,
acrescentou Perez.

Embraer

Aeroclubes podem firmar convênios com a ANAC para 240 bolsas de estudos para pilotos


Aeroclubes de todo o Brasil podem celebrar convênios com Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a formação de pilotos de 18 a 35 anos para a aviação civil. A ANAC irá oferecer bolsas de estudo custeando 75% das aulas práticas para cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial. As entidades interessadas deverão estar credenciadas no Sistema de Gestão de Convênios (Sincov), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e atender aos requisitos da legislação. Os aeroclubes com interesse de participar da seleção podem inscrever suas propostas até, no máximo, dia 9 de outubro.

Serão 240 bolsas de estudo, sendo 126 para os cursos práticos de Piloto Privado (que se conclui com 40 horas de voo) e 114 para o curso de Piloto Comercial (150 horas de voo). A duração dos cursos é de até 12 meses. Serão investidos R$ 3 milhões para a realização das parcerias com os aeroclubes, com recursos do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa.

A ANAC analisará os planos de trabalho dos aeroclubes e serão escolhidos aqueles que possuírem as melhores condições técnicas para a realização das aulas práticas. Após a celebração dos convênios, que devem ocorrer até o final do ano, haverá o processo de seleção para os candidatos em 2010. Para concorrer às bolsas de estudos, os candidatos deverão ter sido aprovados no curso teórico e pelo menos 25% das horas de voo já concluídas.

A ANAC fará o acompanhamento, a assessoria e a fiscalização dos aeroclubes conveniados. De acordo com a necessidade, serão realizadas visitas sem prévio aviso nas entidades proponentes, para verificar as informações prestadas e para a fiscalização da formação dos alunos bolsistas.
Os convênios para formação de pilotos ajudam no desenvolvimento da aviação civil, além de contribuir para evitar uma eventual escassez de mão-de-obra especializada no futuro para a aviação comercial e privada no Brasil.

Em 2008, em parceria com 11 aeroclubes do Rio Grande do Sul, a ANAC ofereceu 71 bolsas de estudo para cursos de Piloto Privado e 64 para Piloto Comercial, incluindo algumas mulheres.


As informações completas sobre os convênios estão disponíveis na página da ANAC na Internet, no endereço:http://www.anac.gov.br/transparencia/chamadasemAndamento.asp

Assessoria de Comunicação Social da ANAC

Avião feito de bolinhas de tênis ganha espaço na entrada do US Open

Alexandre Cossenza/GLOBOESPORTE.COM

Quem disse que bolinha de tênis só é arte quando sai das mãos de Roger Federer? Um dos patrocinadores do US Open construiu um avião feito de bolas de tênis. A réplica é exibida a poucos metros dos portões do Complexo de Flushing Meadows, em Nova York, que abriga o Grand Slam americano

Alexandre Cossenza/GLOBOESPORTE.COM

No detalhe, as bolinhas são pintadas nas cores da empresa aérea que patrocina o US Open. O cockpit é reproduzido em preto, enquanto o branco, na parte superior, e o cinza, na inferior, completam a obra.

Globo Esporte

entrega oficial da pista do Aeroporto Joaquim Kapango

Kuito - O avião da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), que transportou os membros do governo, convidados para o acto de entrega oficial da pista do Aeroporto Joaquim Kapango, aterrou hoje na cidade do Kuito, província do Bié.

Segundo uma nota do governo local, além da entrega do aeroporto Joaquim Kapango, que se enquadra também nas festividades do Kuito, será ainda inaugurada uma exposição fotográfica sobre os progressos da cidade,

A pista do Kuito, preparada para receber aviões de pequeno, médio e grande porte, comporta dois mil e 750 metros de cumprimentos e 60 de largura.

ANGOP

Após "entregar" 460 quilos de cocaína, avião faz pouso forçado no Pantanal de MT

Uma equipe da Polícia Federal de Rondonópolis localizou avião Cessna modelo 206 C do narcotráfico pousado em fazenda do Pantanal e prendeu seu piloto, um boliviano de 51 anos. O avião havia feito a entrega dos 460 quilos de cocaína apreendidos na zona rural de Caiapônia/GO no sábado passado, sendo que logo após a entrega, havia sido perseguido pela Força Aérea Brasileira. Para fugir o piloto executou um pouso numa clareira localizada numa área inóspita no início do pantanal matogrossense entre os municípios de Santo Antonio do Leverger e Itiquira. Logo após o pouso o piloto e um co-piloto, correram pela mata, abandonando o avião numa área onde uma nova decolagem não poderia ser feita.

Policiais federais fazendo busca na área, encontraram o boliviano em uma fazenda a mais de 40 km do local do pouso, bastante debilitado pelo tempo que passou perdido. O piloto afirma que inicialmente seguiu na mata junto com o outro tripulante, mas que após alguns quilômetros, ambos se separaram. Segundo ele, quatro dias após o pouso encontrou casa abandonada, aonde pernoitou sendo encontrado depois por um fucionário de uma fazenda, que levou-o para a sede da mesma, aonde foi encontrado. O piloto recebeu US$ 4 mil (pouco menos de R$ 8 mil) para fazer o voo desde o território Boliviano até Goiás e agora está preso no município de Rondonópolis com Mandado expedido pela Justiça Federal Goiana.

O avião pilotado pelo mesmo foi encontrado a mais de 20 km de qualquer estrada, em local de difícil acesso. A clareira tinha terreno bastante irregular e o avião estava danificado, não sendo possível realizar a decolagem naquelas condições, segundo relatado pelos pilotos da FAB que seguiam o monomotor. Uma equipe policial permaneceu acampada na guarda do aparelho e outra, acompanhada de mecânico e piloto deslocou-se três dias depois ao local. Após fazerem os reparos necessários no avião, retiraram quase todo o combustível, deixando apenas o necessário para um voo curto e abriram com facão e machado cerca de 15 a 20 metros a mais de clareira, que segundo o piloto contratado, "seriam a conta"para a decolagem naquelas condições.

Após feitos todos os preparativos, o acampamento foi desmontado e a decolagem, apesar de bastante arriscada, foi executada com sucesso. O avião, cujo valor de mercado é de cerca de US$ 130 mil (cerca de R$ 250 mil), foi apreendido, periciado e está a disposição da Justiça Federal de Rio Verde/GO.
O Documento

Bolívia quer importar aviões de combate de Brasil ou China



LA PAZ, Bolívia — A Bolívia fixou a meta de adquirir seis aviões de combate importados de Brasil ou China, informou o ministro da Defesa Walker San Miguel, depois que os Estados Unidos não autorizaram que a República Tcheca fornecesse aeronaves ao país.

"Podem ser os (aviões) chineses ou podem ser os Super Tucano do Brasil. Um dos dois pode ser", afirmou o ministro, citado nesta segunda-feira pelo jornal La Razón, sem dar maiores detalhes sobre as negociações.

O governo de Evo Morales quer que a Bolívia tenha seus primeiros aviões de combate, e desde o ano passado tenta comprar da República Tcheca seis aeronaves de guerra L-159 ALCA, fabricadas com componentes americanos, por 58 milhões de dólares.

No entanto, o próprio presidente boliviano revelou em agosto passado que os Estados Unidos haviam proibido a República Tcheca de vender os aviões para a Bolívia, sem indicar as causas do veto.

A Bolívia também negocia a aquisição de 100 milhões de dólares em armas e equipamento militar da Rússia, que pode vender aos bolivianos um avião Antonov para o uso oficial de Evo Morales, que não possui uma aeronave própria para viajar para fora do país.

AFP

Suspeito preparava ataque em avião



Um dos quatros suspeitos procurados por relação com o duplo atentado suicida em dois hotéis de luxo em Jacarta conseguiu infiltrar-se na companhia aérea nacional Garuda e preparava «um grande atentado», revelou hoje a polícia nacional.

O suspeito, identificado apenas como Syahrir, chegou a trabalhar como técnico na companhia aérea estatal, disse o chefe da Polícia Nacional, Bambang Hendarso Danuri, numa sessão na Assembleia Nacional indonésia.

A polícia emitiu ordem de busca e captura contra Syahrir.

A documentação apreendida pela polícia indonésia em recentes operações antiterroristas aponta que o acusado conseguiu o emprego pouco após ter sido recrutado pelos fundamentalistas.

O objectivo de Syahrir dentro da Garuda, a maior companhia aérea indonésia e uma das quatro que têm autorização de viajar à Europa, era preparar «um grande atentado» terrorista contra o sector aéreo nacional.

O suspeito demitiu-se da companhia e está foragido desde as explosões nos hotéis J.W. Marriott e Ritz-Carlton, em 17 de Julho passado, que deixaram sete mortos e mais de 50 feridos.