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sexta-feira, 24 de julho de 2009

Voo em pé!!!!


Você acha que essa notícia de aeronave preparada para voar em pé é uma novidade?

Negativo...

Em 2004 a revista AIRCRAFT INTERIORS publicou uma propaganda de um assento quase nulo...quem quiser dar uma olhada a propaganda está abaixo...



Direto da Pista

Gol vai transferir voos para o Galeão durante obras no Santos Dumont


RIO - As obras de reparo na pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, vão fazer a Gol Linhas Aéreas manter no aeroporto apenas os voos da ponte aérea Rio-São Paulo. Todas as demais operações da companhia serão transferidas para o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão. As obras no Santos Dumont vão começar em agosto e a previsão é de que durem 60 dias.

O diretor de relações institucionais da Gol, Alberto Fajerman, confirmou hoje que serão transferidas para o Galeão todas as 17 saídas do Santos Dumont que não tem como destino a cidade de São Paulo. Atualmente, a empresa opera a partir do aeroporto central do Rio para Brasília, Vitória e Belo Horizonte, além das 32 operações na ponte aérea.

As obras no Santos Dumont vão acontecer na pista principal, o que limitará o peso das aeronaves, já que todas terão que usar a pista secundária, que é menor. Fajerman explicou que os aviões operados pela companhia no aeroporto, o 737-700, com 144 lugares, e o 737-800, com 184 lugares, teriam que voar com 40 a 50 assentos vazios para operar sem risco na pista secundária.

" Não poderemos não transportar esses 40 a 50 assentos. Achamos comercialmente mais lógico operar normalmente os mesmos voos nos mesmos horários, porém, no Galeão. E, assim que a obra terminar, voltaremos " , frisou o executivo.

A diretora presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, acredita que outras companhias também vão optar pela transferência dos voos para o Galeão durante os período das obras, que além da pista principal acontecerão também no pátio, o que vai limitar o número de aeronaves estacionadas.

O diretor da Anac Marcelo Guaranys afirmou que essas restrições vão afetar apenas o número de aeronaves estacionadas e o peso máximo permitido para pouso e decolagem dos aviões, sem interferência na capacidade de movimentos no aeroporto, que hoje é de 23 pousos ou decolagens por hora.

" O aeroporto ficará aberto com a capacidade mantida " , destacou Guaranys.


UOL

Jatinho de Nicolas Sarkozy leva o nome de Carla Bruni


O avião de R$160 milhões se chama Carla One

Nicolas Sarkozy resolveu homenagear a esposa, a cantora Carla Bruni, batizando seu novo jatinho de Carla One. Segundo o jornal "Daily Mail", o avião modelo Dassault Falcon 7X custou £50 milhões, cerca de R$ 160 milhões.
Desástres Aéreos

MYAIR SUSPENSA


O certificado de operadora aérea da Myair , foi suspenso pelas autoridades aeronáuticas italianas devido às dificuldades financeiras da companhia.

Com sede em Veneza, a transportadora low cost, que opera Bombardier CRJ 900S e Airbus A320s, deve, portanto, deixar de voar à meia-noite, a Autoridade de Aviação Civil da Itália, ENAC, diz que a companhia aérea já estava operando com uma licença temporária, devido a preocupações sobre a sua saúde financeira.

A ENAC diz que tomou a medida porque não conseguiu responder a um pedido de 21 jul, data a qual a myair informou para a ENAC que colocaria as coisas em ordem dentro de 24 horas. A companhia não forneceu informações sobre o cash-flow ou esforços de recapitalização, as autoridades italianas.

A companhia aérea é um membra do Parlamento Europeu e do Low Fares Airline Association.

Aviationweek

Jeff Smisek se torna chairman e CEO da Continental Airlines e Larry Kellner se prepara para retornar ao private equity após 14 anos na companhia


A Continental Airlines (www.continental.com) anuncia hoje que Jeff Smisek, 54, presidente, COO e membro do conselho diretor da companhia se tornará chairman e CEO em 1º de janeiro de 2010. Smisek será sucessor de Larry Kellner, 50, que decidiu retornar ao private equity após 14 anos de trabalho na companhia, sendo os cinco últimos anos nos cargos de chairman e CEO.

“Foi uma grande honra conduzir homens e mulheres profissionais e fazer parte da melhor companhia aérea na indústria”, disse Kellner. “Tenho trabalhado próximo ao Jeff durante todo o meu mandato, e posso afirmar que ele é um líder forte e eficaz. Estou confiante de que Jeff manterá a cultura da Continental e conduzirá a nossa equipe com sucesso para atravessar estes tempos difíceis”.

Portal Fator Brasil

Copa Airlines compra 13 aviões Boeing 737-800


Com a intenção de renovar e reforçar a sua frota aérea, Copa Airlines anunciou a aquisição de 13 aviões fabricados pela Boeing 737-800 construtor, o que demonstra a força econômica dessa companhia aérea, apesar dos tempos difíceis em toda a indústria aérea.

O custo ou desembolso representado poderá ultrapassar um bilhão de dólares, a companhia parece ter a intenção de pedir mais 8 do que o montante encomendado.

A Boeing informou que a primeira entrega de 13 aeronaves serão realizadas entre os anos 2012 e 2015, e no caso de as negociações para mais 8 aeronaves poderão ser entregues entre os anos 2015 e 2017.

Estas aeronaves serão equipadas com o novo design Sky Boeing em seu interior, e para proporcionar conforto e tecnologia de ponta para os usuários da companhia panamenha.

Avião da Flybe faz pouso de emergência em Gatwick


Pouso de emergência em aeroporto londrino.


Passageiros evacuam o ATR da Flybe


LONDRES - O aeroporto londrino de Gatwick , foi fechado por um curto período, nesta sexta-feira, para que um jato pudesse efetuar um pouso de emergência.

Tratava-se do voo BE-1432 procedente de Paris e com destino à Cardiff e foi desviado para Gatwick, às 12:26, horário local, ou 09:26, horário de Brasília. Suspeitava-se de uma anomalia técnica o que fez a tripulação optar pelo pouso.

Veículos de emergênca foram preparados como medida preventiva. Todos os 46 passageiros deixaram o avião em segurança.

A pista ficou interditada para as demais operações por 30 minutos, e logo tudo se normalizou.

A Flybe é uma cia aérea baseada no Reino Unido e é a a maior regional do continente, voando para 13 paises em 190 rotas.


BGA

Voos para portugal podem ficar mais baratos


Teoricamente, os voos internacionais a partir do Brasil poderão ficar mais baratos, mas a ANAC chama a atenção para o fato da medida, por si só, não garantir que isso aconteça - a eventual descida de preços "dependerá exclusivamente do comportamento do mercado".

No que toca às viagens para a Europa, e voos do Brasil para Portugal em particular, quer isso dizer que o valor mínimo permitido de uma tarifa de ida e volta passa a ser de 432 dólares norte-americanos, contra os atuais 690 dólares. Resta aguardar por voos mais baratos.

Alma de viajante

Avianca vende passagens no trecho São Paulo-Miami por US$ 399


Após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dar início à segunda etapa da liberdade tarifária - permitindo que passagens para voos internacionais partindo do Brasil tenham descontos de até 50% -, a companhia aérea Avianca começou a vender passagens nos trechos São Paulo-Miami-São Paulo por US$ 399.

A passagem só poderá ser adquirida até domingo (26), pelo telefone (0800-891-8668), pelo site da companhia (www.avianca.com.br) e em agências de viagem. O embarque deverá ser realizado a partir de 15 de agosto e o retorno até 30 de novembro (somente de segunda a sexta-feira).
Viaje Aqui

Portal TAP MOBILE


A TAP oferece, desde ontem, o TAP mobile, um novo portal, acessível através do celularl, que disponibiliza, de forma fácil e rápida, informações práticas e úteis aos passageiros para as suas viagens.

Com esta nova facilidade, os passageiros que disponham de Internet a partir do seu telefone móvel podem consultar todas as informações sobre a sua viagem, a qualquer hora e em qualquer lugar, através dos endereços http://mobile.flytap.com, http://mobile.flytap.pt

Ficar a par da hora de partida ou chegada do voo e conhecer os lounges disponíveis nos vários aeroportos são algumas das utilidades, bem como obter informações sobre os destinos favoritos ou as previsões meteorológicas. Estão ainda disponíveis serviços de localização de bagagem, em caso de irregularidade, e de conversão de moeda, além de informação sobre as promoções TAP em vigor.

Cada passageiro pode, assim, manter-se actualizado sobre o seu voo a qualquer hora e em qualquer lugar e sem custos. A TAP disponibiliza gratuitamente este serviço, ficando apenas a cargo do cliente o tarifário de acesso à Internet através do celular de acordo com o estabelecido diretamente com o seu operador móvel.

Curiosidades da “Força”

Loucos por aeromodelismo

Número de brasileiros barrados em aeroporto de Paris cai até 90%

A onda de repatriação de brasileiros no Aeroporto Internacional Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, está próxima do fim. Depois de recusar o ingresso de cerca 300 brasileiros por mês no segundo trimestre do ano, os Ministérios da Imigração e do Interior da França cederam às pressões diplomáticas do Brasil e reduziram em até 90% o número de “recusas de admissão”.

A mudança de postura foi sentida pelo Consulado do Brasil em Paris. Nos três primeiros meses de 2009, o número de barrados na principal porta de entrada do país triplicou. O pico aconteceu no início do segundo trimestre do ano, quando uma média de 10 a 12 brasileiros era impedida de entrar no país todos os dias. Agora, a média fica entre um e dois, de acordo com a representação brasileira na capital francesa. “Tínhamos nos tornado a segunda nacionalidade mais barrada na França, atrás apenas dos chineses. Agora melhorou muito”, disse ao Estado a cônsul Maria Celina Rodrigues.

Apesar da mobilização do governo brasileiro, o tema não foi tratado nos encontros bilaterais entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy. Nos encontros no Ministério da Imigração, a cônsul expressou a insatisfação de Brasília. “Tivemos reuniões com autoridades francesas nas quais pedimos mais bom senso e maior discernimento na análise de cada caso”, afirma Maria Celina. Entre os argumentos usados estavam a parceria estratégica firmada entre os dois países, a realização do Ano da França no Brasil e a contrapropaganda causada pelo rigor contra potenciais turistas. Desde a reunião, os dois governos passaram a controlar diariamente o número de brasileiros barrados no país, além de manterem contatos estreitos.
Viaje aqui

National Geographic recria jato stealth nazista

Com a ajuda de experts em aviação e tecnologias stealth, o Horten 2-29 foi recriado

NatGeo

Utilizou-se as plantas originais de Hitler, que se encontravam em posse do governo americano há pelo menos 50 anos, para que se pudesse replicar a aeronave de linhas delicadas e pouco convencionais. Se tivesse sido completado, o projeto nazista possivelmente teria alterado sensívelmente o curso da guerra.

A produção do canal reuniu um grupo de engenheiros e projetistas da Northrop Grumman, uma das mais destacadas empresas do complexo industrial militar norte americano para averiguar se este projeto era realmente uma aeronave de inéditas características “stealth” e se de fato poderia ser “invisível” ao radares da época.

Projetado originalmente por Reimar Horten, destacado designer alemão e criador do conceito da “asa voadora” , o que nos lembra de imediato o conceito do bombardeiro B-2 Spirit. Um protótipo do 2-29 fez um vôo bem sucedido no natal de 1944 porém, o projeto foi abandonado e nunca terminado.

Vídeo :

Popout

FONTE / FOTOS / VÍDEO: National Geographic
Blog do Poder Aéreo

Airbus lança iniciativa para reforçar capacidade de recuperação de dados de vôo


A Airbus iniciou um estudo para reforçar a recuperação de dados de voos, que incluirá, entre outras coisas, a transmissão de um maior volume de dados às companhias aéreas comerciais, para que, em caso de acidente, informações importantes sobre o voo possam ser recuperadas e divulgadas para as autoridades responsáveis pela investigação.

"Reunir informações sobre acidentes é essencial para melhorar ainda mais a segurança das viagens aéreas. Existem várias técnicas disponíveis para reforçar a recuperação e transmissão de dados de voos para os centros terrestres. Agora estudaremos diferentes opções para implantar soluções comerciais viáveis. Nossa experiência com transmissão de dados em tempo real a partir de nossas aeronaves de testes, poderá nos ajudar a desenvolver tais soluções.” comentou Tom Enders, Presidente e CEO da Airbus.

O estudo, que será conduzido por Patrick Gavin, Diretor de Engenharia da Airbus, e Charles Champion, Diretor de Atendimento ao Consumidor, envolverá tanto questões tecnológicas quanto questões relacionadas à proteção de dados e privacidade. A Airbus incluíra em seu estudo parceiros industriais, instituições de pesquisa e autoridades das áreas de aeronavegabilidade e investigação.
Aviação Brasil

Venda de Midway abortada


A Cidade de Chicago confirmou que a venda por US$2,5 bilhões do Aeroporto de Chicago Midway ao consorcio MIDCo falhou visto que o Grupo não teve êxito em obter o financiamento para garantir a transação.

"A recessão econômica global continua a impactar a oferta de financiamento, o que tem criado um sério desafio para vários negócios e instituições financeiras, incluindo àqueles envolvidos nessa transação" afirma o CFO de Chicago, Gene Saffold.

Chicago mantém os direitos de concessão do aeroporto em nova licitação no futuro, quando o mercado financeiro melhorar.

MIDCo é composto do Citigroup, YVR Airports Services (YVRAS) e John Hancock Live Insurance. YVRAS mantém uma forte posição financeira e continua a operar uma rede de 18 aeroportos no mundo.
Aeroportos no Brasil

Revelada a nova pintura da Boeing pro 787


O quinto Boeing 787 de teste, ZA005, apareceu com uma pintura nova totalmente branca mas incorporando elementos distintos como o logotipo da Boeing e detalhes em azul. O jato saiu da oficina de pintura na segunda feira e de acordo com a Boeing tem o esquema de pintura mais simplificado do que os aviões 3, 4 e 6. O avião #2 saiu pintado nas cores da ANA (Air Nippon Airways).

A pintura simples economiza tempo e sai mais barato do que a pintura “cheia” do #1 e vai acompanhar as aeronaves até o final do programa de voo de testes, quando então serão revisados e entregues aos compradores.


Como dá pra ver nas fotos abaixo, os dois motores GEnx foram temporariamente removidos e enviados à fábrica da GE para algumas melhorias programadas.


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Aviões e Músicas

Galeão e Guarulhos serão adaptados para receber A380


Segundo o presidente da Infraero, Cleonílson Nicácio, os aeroportos do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) serão adaptados para receberem os gigantes A 380. Em Guarulhos, será construído um terceiro andar em um dos terminais de passageiros, será feito o alargamento de pistas e, no Galeão, além das adaptações no terminal, será modificada parte da pista de taxiamento. A presidente da Anac, Solange Vieira, disse que a agência já foi informada das obras pela Infraero.
Panrotas

Lufthansa investe em publicidade via celular


De olho nos usuários de smartphones, a Lufthansa está investindo em publicidade via telefones móveis e criou uma página na internet com visualização adequada via celular. Assim, é possível fazer o check in com comodidade, alterar reservas e até comprar bilhetes. Além disso, os passageiros podem consultar os horários de voos, verificar as milhas acumuladas no programa Miles & More.

Informações www.lufthansa.com.

Mercado e Eventos

Clipe contra companhia aérea por violão quebrado vira hit no YouTube

Cena do videoclipe 'United Breaks Guitars', de Dave Carroll

Cena do videoclipe 'United Breaks Guitars', de Dave Carroll

Um músico canadense que teve seu violão danificado durante um vôo nos Estados Unidos se transformou no novo hit na internet. Quase 4 milhões de pessoas já viram no YouTube um videoclipe que ele gravou com uma reclamação musicada contra a companhia aérea.

O sucesso do vídeo fez com que a United Airlines, que inicialmente havia se recusado a indenizar o músico, revisse sua posição.

O vídeo do músico Dave Carroll, intitulado United Breaks Guitars (A United Quebra Violões), foi postado no começo de julho.

O incidente ao qual Carroll se referia ocorreu em março de 2008, durante uma escala em Chicago parte de um vôo de Halifax, no Canadá, a Nebraska, nos Estados Unidos, onde ele se apresentaria com sua banda de folk-rock Sons of Maxwell.

Compensação

Segundo o músico, o conserto de seu violão quebrado durante o transporte custou 1.400 dólares canadenses (o equivalente a R$ 2.425), mas a companhia inicialmente se recusou a pagar.

Após meses tentando, sem resultados, uma compensação da companhia, Carroll, de 41 anos, resolveu postar o videoclipe com a reclamação no YouTube.

“Vocês quebraram, deveriam consertar. Vocês são responsáveis, admitam. Eu deveria ter voado com outra companhia ou ido de carro, porque a United quebra violões”, diz ele na música.

Em uma cena do clipe, atores representando carregadores de bagagem jogam entre eles, sem cuidado, uma caixa de violão, que cai no chão, enquanto Carroll e outros passageiros veem a cena das janelas do avião.

Com o sucesso do vídeo no YouTube, Carroll foi convidado para entrevistas em várias partes do mundo, incluindo o Oprah Winfrey Show, um dos programas de maior audiência da TV americana.

iTunes

O caso também trouxe benefícios para o músico. A canção United Breaks Guitars é atualmente a 20ª mais vendida na lista do iTunes no Canadá, e as vendas dos CDs da banda Sons of Maxwell também subiram.

Além disso, a fabricante do violão danificado ofereceu a ele um novo instrumento para ser usado em suas próximas composições.

Carroll disse à BBC que quando o seu vídeo no YouTube começou a fazer sucesso, a United escreveu uma carta a ele sugerindo compensá-lo pelo violão quebrado, mas ele diz ter negado e pedido à companhia que doasse o dinheiro a instituições de caridade.

O músico diz que em sua correspondência com a companhia ele prometeu compor três músicas sobre o incidente. Uma segunda música já estaria pronta e prestes a ser colocada na internet.

Em uma carta enviada a uma TV canadense, a United Airlines disse que está em contato com o músico e quer retificar seus erros no caso.

Um porta-voz da companhia disse ao jornal americano The Los Angeles Times que “o vídeo é excelente” e será usado em treinamentos internos sobre atendimento ao cliente.

Em entrevista à BBC, o músico disse que o sucesso do vídeo o surpreendeu. “Eu esperava ter um milhão de acessos em um ano”, disse.
BBC

Shanghai recebe A321 para impulsionar voos domésticos


Modelo foi adquirido na configuração para 178 passageiros

A empresa aérea chinesa Shanghai Airlines recebeu nesta semana – durante cerimônia realizada em Hamburgo, na Alemanha - o primeiro modelo A321 de um pedido de dez encomendados em 2006 e 2007. De acordo com informações da companhia, a aeronave será utilizada inicialmente em voos domésticos e depois em rotas regionais, como Japão e Coreia.

O modelo A321 adquirido pela companhia, que atua no mercado chinês desde 1985, possui configuração com 178 poltronas (166 poltronas na classe econômica e 12 na classe executiva).

Para Zhou Chi, Chairman da companhia chinesa, o negócio realizado com a Airbus faz parte de uma estratégia de crescimento da empresa no país. “Trazer a aeronave A321 para a nossa frota foi uma decisão estratégica da Shanghai Airlines, antecipando o futuro crescimento do mercado de voos domésticos e internacionais", afirmou o executivo.

Que complementa: “depois de 20 anos de crescimento rápido e sólido, a Shanghai está se tornando uma companhia aérea internacional que tem Xangai como principal ponto de conexão. A introdução da Família A320 da nos ajudará na ampliação de uma nova base, desenvolver a malha aérea doméstica e aumentar sua capacidade para atender a crescente demanda do passageiro”.
WEBTRANSPO

Webjet - revista de bordo e milhagens


Como parte de sua estratégia de aumentar as receitas auxiliares, a Webjet lançará no mês que vem sua revista de bordo, que terá 20 mil exemplares na primeira edição. A empresa também estuda para o próximo ano a venda de seguros e o lançamento de um plano de milhagem "em que o cliente não fica esperando tanto tempo para resgatar seu prêmio". "Temos interesse em fazer todo o tipo de negócio que agregar valor à empresa", disse o presidente, para quem o segundo semestre promete perspectivas altamente positivas para o mercado de aviação no País. "Há um indicativo de crescimento do PIB da indústria e de serviços e para cada ponto de expansão destes indicadores, há um avanço do setor de transportes aéreos da ordem de 2,5 vezes", nota Ferreira.
Jornal do Comércio

Webjet e Azul querem carga

As companhias aéreas Webjet e Azul estão de olho no mercado de transporte de cargas. Com isso, as empresas querem aumentar suas receitas auxiliares, tendência em curso no mundo todo para compensar eventuais declínios no transporte de passageiros.


O presidente da Webjet, Wagner Ferreira, diz que pretende ingressar neste mercado no próximo ano. "Vamos começar a mexer nisso no segundo semestre de 2010", afirma o executivo à Agência Estado.


A empresa deve escolher o sistema de franquias para colocar o transporte de cargas em funcionamento, transferindo a terceiros a venda do serviço. O executivo destaca, no entanto, que o foco da Webjet continua sendo o transporte de passageiros, por isso está trabalhando para aumentar sua frota, que deve fechar o ano com 22 aeronaves.




A Azul também vê no transporte de cargas um nicho interessante para complementar a receita com passageiros. Porém, o diretor de Assuntos Institucionais da companhia aérea, Adalberto Febeliano, observa que a medida requer um estudo mais aprofundado. É que os aviões com os quais a Azul trabalha, fabricados pela Embraer, foram projetados com foco no transporte de passageiros. "Estamos estudando como utilizar da melhor forma a capacidade técnica do avião da Embraer.

Jornal do Commercio - RJ

Novos Slots em CGH



RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende fazer uma redistribuição de vagas de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas em até 30 dias. O diretor da Anac Marcelo Guaranys disse que serão distribuídos 15 pares de slots de uma companhia aérea que deverá perder essas vagas porque não alcançou índice de regularidade de voo previstos pela agência.
A empresa cancelou mais voos do que poderia. Segundo as normas da Anac, uma companhia aérea perde seus slots se não mantiver o índice de 80% de regularidade de voo pelo período de três meses consecutivo.
De acordo com Guaranys, serão realizados dois sorteios para redistribuição dos slots, um entre as companhias que já operam em Congonhas e outro entre as que ainda não operam voos no aeroporto. Pelas regras da Anac, dos 15 pares que serão sorteados, 12 serão distribuídos entre as que já operam em Congonhas e três entre as candidatas a iniciar operações. Segundo fontes do setor, de acordo com últimos levantamentos de regularidade de voo divulgados pela Anac, a companhia aérea Pantanal é a que deverá perder as vagas.

Agência Estado

Fábrica da Embraer em Portugal focará em jatos executivos



A unidade que a Embraer planeja construir em Évora será dedicada inicialmente ao suporte logístico de jatos executivos, disse à Agência Lusa o vice-presidente da montadora de aviões, Luís Carlos Affonso.
"Trata-se de uma iniciativa corporativa dedicada a todos os produtos da empresa, mas a aviação executiva será a primeira a ser atendida", afirmou Affonso.
A construção da unidade de Évora, sul de Portugal, tem como objetivo reforçar a presença da companhia no mercado europeu, o segundo maior do mundo no setor da aviação executiva, atrás apenas dos Estados Unidos.
"O mercado europeu já é maduro, não deve crescer muito nos próximos anos, mas representa um grande número de entregas, nos próximos anos, o que reforça a necessidade de parcerias importantes", afirmou Affonso. Com o aumento de entregas, será preciso reforçar a assistência oferecida aos clientes, além dos serviços já realizados pela portuguesa OGMA, onde a Embraer, em consórcio com a EADS, detém 65% do capital.
"É preciso um bom suporte ao cliente, com centros de serviços, peças e pessoas, numa rede grande e distribuída no mundo, com concentração nos Estados Unidos e Europa", acrescentou o vice-presidente da Embraer. Crise

Além disso, Affonso adiantou que a crise afetou o mercado de aviação executiva, mas que mesmo assim a empresa manterá os investimentos em Portugal. "No momento, não muda nada os nossos planos.
A Embraer continua a acompanhar a evolução dos mercados, mas a nossa visão de momento é de manter os investimentos dentro dos prazos já anunciados", disse.
No ano passado, a companhia havia anunciado a construção de dois centros de excelência, em Évora, num investimento de 148 milhões de euros. O projeto inclui a implantação de uma unidade dedicada a fabricação de estruturas metálicas e outra para conjuntos em materiais compósitos.
Lançamento Segundo Luís Carlos Affonso, os primeiros modelos a serem atendidos pela unidade de Évora serão os jatos Legacy 450 e Legacy 500, cujos lançamentos estão previstos para 2011.
Os jatos Legacy 450 e 500 são versões menores do Legacy 600, modelo que já tem mais de 170 unidades atualmente em operação, em 25 países, vendido a 19,34 milhões de euros. O Legacy 450 está sendo projetado para transportar até nove passageiros, com alcance de 4.260 quilômetros, autonomia suficiente para um voo direto entre Los Angeles e Nova York.
O Legacy 500, por outro lado, levará até 12 passageiros e está sendo projetado para ter uma autonomia de voo de 5.560 quilômetros sem abastecimento. ContraçãoAs projeções da companhia indicam que haverá uma contração do mercado de aviação executiva, entre 2010 e 2011, anos considerados "difíceis e desafiadores", mas com uma recuperação a partir de 2012. A Embraer acredita que a indústria aeronáutica mundial deverá entregar 10.900 jatos executivos, nos próximos dez anos, o que representará receitas de 132,5 bilhões de euros.
A fabricante, que este ano faz seu 40º aniversário, planeja ocupar entre 10% e 15% da fatia desse mercado no mundo, transformando-se num dos principais players do setor.
A empresa estima entregar neste ano 242 aeronaves, entre jactos executivos, aviões comerciais e de defesa, e obter receitas de R$ 5,5 bilhões.
Lusa

BNDES dará ajuda a fornecedores da Embraer



Banco de desenvolvimento e empresa tomam medidas para fortalecer cadeia da indústria

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embraer estão tomando medidas para fortalecer a cadeia de fornecedores da indústria aeronáutica, afetada pela crise econômica. A Embraer tem ações de curto prazo para ajudar os fornecedores a administrar eventuais dificuldades.

Já o banco atua com um horizonte de mais longo prazo. A instituição quer ampliar o Pró-Aeronáutica, programa criado em 2007, com R$ 100 milhões, para apoiar investimentos de fornecedores da indústria até 2010. O objetivo é estimular a criação de novas empresas e ajudar as existentes a se capacitarem para inovar e fornecer peças e componentes para outros fabricantes de aeronaves além da Embraer.

Até o fim do ano, o Pró-Aeronáutica passará a financiar exportações de fornecedores do setor, além de continuar a apoiar investimentos para modernizar ou ampliar o parque produtivo. É tentativa de tornar os fornecedores aeronáuticos menos dependentes da Embraer. Em recente debate sobre inovação, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o banco está aumentando seu apoio aos fornecedores da Embraer porque está preocupado com a queda das encomendas da empresa.

Coutinho disse que a inovação é uma das prioridades do banco, que trabalha para reforçar o desenvolvimento de pesquisas de produtos nas cadeias industriais, como na aeronáutica. Ele reconhece que o país ainda não dispõe de grandes cadeias tecnológicas. "Esse é um desafio que exigirá anos de trabalho, não vamos chegar lá de um dia para o outro, mas precisamos dar a partida para reduzir a dependência externa."

O setor aeroespacial brasileiro, incluindo a Embraer e fornecedores, empregou 27,1 mil pessoas e faturou US$ 7,5 bilhões no ano passado, segundo dados da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). As exportações somaram US$ 6,7 bilhões e a contribuição do segmento para o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2%, diz a AIAB. A entidade estima que outras pequenas e médias empresas fornecedoras de serviços aeronáuticos, não ligadas à associação, empreguem mais 4 mil pessoas.

No ano passado, 77 empresas brasileiras fornecedoras da Embraer faturaram R$ 394 milhões com a venda de mais de 26 mil itens, segundo dados apresentados em um seminário restrito realizado este mês na sede do BNDES, no Rio, que discutiu a cadeia produtiva aeronáutica. O Valor apurou que no evento o vice-presidente-executivo financeiro da Embraer, Luiz Carlos Siqueira Aguiar, listou medidas de apoio da empresa aos seus fornecedores. Entre elas, estão a antecipação de compras e pagamentos e a possibilidade de recebimento de encomendas antes do prazo previsto. Também citou a opção de a empresa postergar a redução de seus estoques como forma de manter o fluxo de compras.

A Embraer foi procurada desde terça-feira. Em um primeiro momento, a empresa informou, por intermédio da assessoria, que não procedia a informação de antecipação de compras. Ontem, com mais detalhes, o Valor voltou a procurar a companhia, que não se manifestou até o fechamento desta edição. No seminário do qual Aguiar participou, foi apresentado o livro "Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira: Oportunidades e Desafios", produzido pelo BNDES sob coordenação técnica do economista André Furtado (filho do também economista Celso Furtado), da Unicamp.

O livro consiste de três estudos: o impacto sócio-econômico do programa Embraer, prospecção do setor aeronáutico brasileiro e mapeamento das cadeias produtivas da aeronáutica. No encontro, discutiu-se a incidência de impostos sobre o setor, algo que pesa contra o Brasil. Uma fonte exemplificou o problema: "Os fornecedores de primeira ordem da Embraer são isentos de impostos estaduais mas os fornecedores dos fornecedores são tributados mesmo que o produto final se destine à exportação. Em outros países, o sistema dá mais incentivos aos menores fornecedores da cadeia."

Walter Bartels, diretor-presidente da AIAB, disse que a entidade vem defendendo a isonomia tributária da indústria aeronáutica e de defesa no país em relação aos concorrentes externos como forma de melhorar o ambiente de competição. A medida ajudaria as pequenas e médias empresas a agregar valor às suas atividades e assim poderem fornecer para outras montadoras além da Embraer e Helibrás, diz Bartels.

Hoje as pequenas e médias empresas que fornecem à Embraer prestam mais serviços de industrialização do que a venda de produtos completos. A questão tributária faz com que muitos itens sejam mais baratos no exterior do que no Brasil, onde o imposto de importação na área aeronáutica é zero. No mundo inteiro há isenção de imposto na importação para o setor, mas no Brasil seria preciso reduzir impostos. Segundo Bartels, o governo reconheceu a necessidade da isonomia tributária na nova política industrial, que inclui a indústria aeronáutica e de defesa, e também na Estratégia Nacional de Defesa (END), mas não houve efeitos práticos até agora.

Outro ponto importante na discussão sobre o fortalecimento da cadeia produtiva aeronáutica é a escala. Em alguns segmentos, faria sentido ter uma consolidação de várias empresas em uma só. Um dos exemplos bem sucedidos é o da Graúna Aerospace, de Caçapava (SP), resultado da fusão entre Graúna Usinagem, SPU Comércio e Indústria de Peças e Bronezana. A empresa é fornecedora da Embraer e assinou contrato com a Pratt & Whitney Canadá para fabricar partes de motores. "A consolidação faz com que as empresas tenham outras oportunidades em escala global", disse um executivo do setor.

Bartels disse que o Pró-Aeronáutica foi montado pelo BNDES para oferecer financiamento de longo prazo às empresas do setor interessadas em investir na ampliação ou modernização de suas instalações. Por meio do programa, o BNDES também pode adquirir participação acionária em companhias da indústria aeroespacial, disse Bartels. Até hoje, o programa não atraiu muitas empresas. Agora, além de focar em investimentos produtivos, o programa deverá passar a financiar exportações.

A proposta está em fase de elaboração no BNDES Exim, o braço de exportações do banco, e deve ser submetida à aprovação da diretoria da instituição para tornar-se operacional até o fim de 2009. De janeiro a junho deste ano, o BNDES desembolsou US$ 350 milhões para financiar 15 aeronaves da Embraer, sendo 3 para a Republic Airways, 6 para Jet Blue, ambas americanas; 5 para a Regional, subsidiária da Air France, e 1 para a Taca, de El Salvador.

Além disso, o banco aprovou e contratou financiamento de 11 aeronaves Embraer modelos 170 e 190, no valor de US$ 270 milhões, para entrega à British Airways até março de 2011. Os desembolsos dessa operação devem começar em setembro, quando está prevista a entrega da primeira aeronave. No segundo semestre, o banco tem a perspectiva de financiar mais 21 aeronaves da empresa.


Valor Econômico

Aer Lingus: voos para Dublin mais baratos

Aer LingusTermina à meia-noite de hoje a campanha de vendas da companhia aérea irlandesa Aer Lingus, com voos a preços abaixo do habitual.

Pesquisas efectuadas há instantes no site da Aer Lingus (www.aerlingus.com) revelaram voos de ida e volta entre Lisboa e Dublin por valores desde 74 euros, preço final - referente a 15 euros por trajecto mais taxas, menos um desconto promocional especial - e 79 euros no caso da ligação entre Faro e Dublin. A campanha tem a duração de três dias e é válida para voos em datas entre 24 de Agosto e 16 de Dezembro.

Trip apresenta o ATR 72-500 durante a Feira Nacional de Aviação Civil 2009


Durante o evento, que tem entrada gratuita, a companhia apresenta ao público a aeronave ATR 72-500. Estes turbo-hélices regionais de última geração são fabricados na França, e incorporam inúmeras inovações tecnológicas em comunicações e ferramentas de navegação. Possuem uma ampla cabine interna, sem assentos do meio, e fazem parte de uma família de aeronaves com baixa emissão de ruído e gases poluentes. A empresa já recebeu novo de fábrica 6 ATRs 72-500 para 68 passageiros e, até o final de 2009, deverá receber mais 3 novos. A Trip tem hoje 27 aeronaves e opera em 73 cidades do País.
Jornal de Turismo

Avião da Air France aterra de emergência em Boston


Um Airbus A340 da companhia francesa aterrou ontem de urgência em Boston 31 minutos após a decolagem.

O susto foi provocado por um alerta devido a um problema num dos motores do aparelho, o que levou o piloto a desligá-lo e dar meia volta para aterrar na capital do Estado norte-americano do Massachusetts.

O avião tinha como destino Paris, e nenhum dos 125 passageiros a bordo ficou ferido.

Publituris

Obras do Santos Dumont podem transferir voos para o Galeão


A partir de agosto o aeroporto Santos Dumont passará por obras de melhorias no pátio e na pista principal. Assim, as companhias aéreas terão que atuar na pista secundária.

A mudança pode prejudicar algumas empresas já que a segunda pista não comporta certos tipos de aeronave. Segundo a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, a saída poderá ser a transferência de alguns voos temporariamente para o Galeão.

As obras devem durar 60 dias e já preocupam dirigentes de companhias aéreas que passam neste momento pela Feira Nacional de Aviação Civil. De acordo com a maioria deles vai ser preciso um estudo mais abrangente para dar conta das mudanças que poderão ser feitas.

Mercado e Eventos

Caprioli esclarece declaração sobre financiamentos


Lula recebe diretores da Trip

Lula recebe diretores da Trip

Segundo a assessoria de imprensa da Trip Linhas Aéreas, a nota divulgada pela Agência Brasil sobre o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da empresa, entre eles o presidente José Mário Caprioli, continha uma interpretação equivocada na fala do executivo. Segundo a Trip, o que José Mário ressaltou a Lula foi “a necessidade de forte ampliação e modernização das frotas de aeronaves regionais no País, e que um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas regionais, é justamente o seu financiamento”.

Segundo Caprioli, os aviões regionais contam hoje com poucas linhas de financiamento disponíveis, e praticamente inexistem instituições financeiras que façam o seu financiamento integral. “Por outro lado, este fato não acontece nos aviões de grande porte, pois estes possuem maior disponibilidade de crédito e liquidez no mercado internacional e permitem financiamentos ou leasings integrais. A consequência disto é que a necessidade de caixa para introduzi-los é cinco vezes maior do que uma aeronave de grande porte”, explica. (OBS.: No texto da Agência Brasil, havia saído que “custa cinco vezes mais caro comprar um avião Embraer para ser usado no País em comparação com modelos de exportação”.)

Além disso, ainda segundo o presidente da Trip, a estrutura de garantias adicionais consome rapidamente a disponibilidade de crédito das empresas, onerando ainda mais, o custo de aquisição. Portanto a companhia propõe uma política de que viabilize o financiamento de 100% do valor das aeronaves, especialmente os jatos regionais da Embraer, através de um programa de garantias governamentais, associada ao financiamento complementar de capital de giro para o crescimento sustentável.

Do encontro com Lula também participaram diretores executivos e membros do Conselho de Administração da Trip e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O objetivo foi apresentar a atual estrutura societária e de capital da companhia, bem como seu plano de investimento e crescimento. A Trip tem como foco estratégico o mercado de aviação regional, que é caracterizado pela realização de voos em ligações de baixa e média densidades de tráfego, operando com aeronaves de até 90 lugares. A companhia obteve, recentemente, o financiamento para a aquisição de quatro aeronaves Embraer, contando com linhas do BNDES e Banco do Brasil.

Panrotas

Acidente de avião mata 17 no Irã



Aeronave que vinha de Teerã pegou fogo no pouso em Mashad.


Um avião de passageiros caiu na cidade de Mashad, no nordeste do Irã, nesta sexta-feira (24), deixando pelo menos 17 mortos e 19 feridos.

Foto: Reprodução

A informação é da agência de notícias estatal Irna, citando o governador adjunto da província de Jorasan, Ghahreman Rashid.

O avião, que vinha da capital, Teerã, pegou fo

go durante o pouso no aeroporto da cidade. Os sobreviventes já foram retirados da aeronave, segundo as autoridades. Havia 153 pessoas a bordo, segundo fontes do aeroporto.

Foto: Arte/G1

Mapa localiza região da queda do avião no Irã (Foto: Arte/G1)


G1

Aérea Sete aposta em aeronave Let-410 para crescer

Operando desde 1976, a Sete Linhas Aéreas, fundada em Goiânia (GO), anunciou a chegada da primeira aeronave Let-410, com capacidade para 19 pessoas. O avião integra uma frota composta por cinco aviões Gran-Caravan, com capacidade para nove passageiros cada. A empresa trabalha com seis rotas, servindo cinco Estados das regiões Centro-Oeste e Norte.

“No ano passado, transportamos 25.632 passageiros. A expectativa para 2009 é superarmos este número, uma vez que começamos a operar com uma aeronave maior”, afirmou Dênia de Castro, do departamento Comercial da Sete, especializada táxi aéreo.

No dia 17, a empresa iniciou um novo voo, ligando o Centro-Oeste ao sul do Pará. O voo faz Goiânia (GO)-Brasília(DF)-Minaçu(GO)-Gurupi(TO)-Redenção(PA).

PANROTAS


Comprar aeronave da Embraer no Brasil custa cinco vezes mais

e-jets

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira do presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli, um plano de três pontos para alavancar a aviação regional, setor que continua contratando mão de obra e registrando altas taxas de crescimento, apesar da crise.

O plano consiste em equalizar o sistema de financiamento da aviação que, segundo Caprioli, hoje privilegia as grandes companhias; dar isonomia de tratamento quanto à infraestrutura dos aeroportos regionais, alguns em situação precária; e adoção de uma política de incentivos fiscais para o setor.

Segundo Caprioli, é cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no país em comparação com os modelos para exportação. Maior empresa de transporte aéreo regional da América Latina, a Trip tem 26 aviões, quatro deles da Embraer.

Segundo o vice-presidente de aviação executiva da Embraer, Luís Carlos Affonso, os clientes brasileiros da companhia não só podem comprar em reais como agora podem também contratar recursos do BNDES para financiar jatos executivos. Ele explicou que o programa Finame poderá financiar até 90% do bem, em um prazo de cinco a dez anos, com taxa em torno de 9% ao ano.

Poder Aéreo

Carga área internacional mostra sinais de recuperação em Viracopos



A movimentação de carga aérea internacional no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou as melhores marcas do ano no último mês de junho. Foram movimentadas 9,52 mil toneladas de mercadorias importadas e exportadas outras 5.283 toneladas exportadas pelo terminal campineiro, crescimento de 11,8% nas importações e 7,3% nas exportações, em comparação com o mês de maio.

“Os índices favoráveis da recuperação da carga internacional consolidam a importância e liderança estratégica do complexo de Logística de Carga de Viracopos”, assegura o diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio Filho.

Junho foi o primeiro mês do ano em que as importações em Viracopos ultrapassaram a marca de 9 mil toneladas. Entretanto, esse valor ainda está abaixo da média mensal de 12 mil toneladas registrada no mesmo mês de 2008. As exportações também registraram número acima de 5,2 mil toneladas pela primeira vez no ano. No ano passado a média mensal foi de 7,6 mil toneladas.

No acumulado entre janeiro e junho de 2009, há decréscimo na importação e na exportação. Nas importações foram registradas 47,1 mil toneladas este ano contra 71,23 toneladas no mesmo período em 2008, queda de 33,87%. Já nas exportações a queda foi de 41,56% no comparativo com as 28,77 mil toneladas registradas de janeiro a junho deste ano contra 49,24 mil toneladas registradas no mesmo período de 2008.

Entre os produtos mais movimentados estão os de tecnologia, informática, automotivos e aeronáuticos. “Comparado a outros aeroportos cargueiros, temos a melhor média nacional de valor agregado por produto”, conta o superintendente do aeroporto, Cláudio Salviano. Viracopos é o principal aeroporto do País na movimentação de aviões do tipo “cargueiro puro”, ou seja, que transportam exclusivamente carga. Por esse motivo pode ser considerado termômetro do comércio exterior no Brasil. Nos últimos 16 anos, a movimentação de carga internacional no terminal de carga cresceu 744,54%.

Nova estrutura
Recentemente a Infraero melhorou a estrutura para armazenamento de cargas internacionais em Campinas. Viracopos ganhou uma nova galeria do tipo cantilever com 397 posições para estocar cargas de grande tamanho ou comprimento. Com isso, o local passou a contar com 18,59 mil posições de armazenamento, entre elas 10,08 mil posições para cargas até mil quilos e 8,04 mil para cargas até 30 quilos.

Assessoria de Imprensa/Infraero

Aparelhos móveis podem virar opção de entretenimento em aviões


Foto: Paul Sakuma/AP

Aparelhos como o iPhone podem se transformar em uma alternativa a filmes e jogos oferecidos pelas companhias aéreas

As companhiasaéreas de todo o mundo investem milhões de dólares a cada ano para atualizar seus sistemas de entretenimento de bordo, mas iPods e outros aparelhos móveis de entretenimento podem fazer com que issose torne inútil.


Para a maioria dos passageiros de classe econômica em viagens longas as únicas opções de entretenimento são filmes e jogos oferecidos pelas companhias aéreas em minúsculas telas de cinco polegadas.


Mas com portas USB e os soquetes de recarga de bateria que se tornaram cada vez mais comuns mesmo para os passageiros de classe econômica, o conceito de entretenimento em voo talvez esteja a caminho de mudar. Além disso há companhias que oferecem conexões de internet em vôo.

Os analistas definem o processo como “personalização de conteúdo”, porque os passageiros já não estão limitados àquilo que a linha aérea oferece e podem escolher o que desejam assistir ou fazer durante a viagem.

As companhias aéreas, que já vem sofrendo com a baixa demanda por passagens e a instabilidade nos preços dos combustíveis de aviação, provavelmente receberão a mudança de forma positiva, porque isso lhes permitiria economizar nos custos de licenciamento de conteúdo e manutenção.

"Existem muitas razões para que as companhias aéreas mudem a maneira pela qual o sistema funciona agora", disse Peter Harbinson, analista do Center of Asia-Pacific Aviation, em Sydney. "A maior vantagem para as companhias aéreas é o custo dos sistemas de entretenimento a bordo. Combustível consumido, manutenção regular e licenças junto aos estúdios de cinema, representam quantias consideráveis para as empresas."

A crescente popularidade de netbooks de baixo custo e outros aparelhos de entretenimento móvel, como o iPhones e players de MP3, pode acelerar o fim dos sistemas de entretenimento em voo, porque cada vez mais passageiros passarão a levar aparelhos desse tipo em suas viagens.




REUTERS


Anac espera alta de 3% na demanda de passageiros no Brasil em 2009 puxada pelo Rio


RIO – O mercado de aviação brasileiro, no que diz respeito à demanda de passageiros, terá , mesmo com a crise, resultado positivo este ano, estimado em 3% – a projeção inicial era de 2% -, afirma a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. Em contrapartida, o mercado mundial sofrerá um decréscimo de 4% no ano, segundo Solange, com base em pesquisas de organismos internacionais do setor.

De acordo com a presidente da Anac, apesar de os números de janeiro a maio apresentarem uma queda de 1% na demanda no Brasil, no mesmo período o mercado mundial decresceu 7,5%. No entanto, dados da Anac sobre o mercado brasileiro já mostram alta na demanda de 3,2% de janeiro a junho.

Para Solange, o Rio tem sido o propulsor da melhora da demanda no país. O estado teve crescimento de 7% na demanda, e ela atribui o resultado à abertura do Aeroporto Santos Dumont, que em março passou a receber mais voos além da ponte aérea, a preços mais competitivos.

- A abertura do Santos Dumont, sem dúvida, fez do Rio o propulsor dessa melhora. Temos também um mercado consumidor enorme que não voa de avião como em outros países. Quando o preço cai, a demanda aumenta e mais pessoas passam a usar o avião. Com isso, o Brasil se sai melhor em relação ao mercado mundial e pode passar pela crise com crescimento, ainda que inferior ao registrado em 2008 – diz Solange, que abre hoje, no Rio, a Feira Nacional de Aviação Civil.

Para o especialista em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, a demanda de passageiros poderá passar de 3% esse ano.

- Ainda estamos distantes dos 10%, anteriores à crise. Mas há melhora. E o impulso não vem do duopólio TAM/Gol-Varig, e sim das empresas médias, como Webjet, OceanAir e Azul. Elas estão oferecendo melhores preços, e para o passageiro não tem nada melhor – acrescenta Sampaio.

Sobre a possibilidade de o Santos Dumont crescer acima de sua capacidade atual de oito milhões de passageiros por ano, Solange diz que isso não acontecerá.

- O aeroporto deverá chegar à sua capacidade total até o fim do ano e não a ultrapassará – afirma.


O Globo