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segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cresce a participação feminina na carreira de piloto


O papel das mulheres na aviação civil é comumente associado aos cargos de aeromoça ou comissária de bordo. Mas muitas delas já começam a ocupar também seu espaço na função de piloto. Este mês, três foram contratadas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras, fato raro entre as companhias nacionais.

Até agora, as novas funcionárias da Azul são as únicas mulheres entre 135 homens que ocupam cargos de comandante ou copiloto na companhia. No entanto, abriram precedente para novas contratações. “Até o final dos anos 80 elas não tinham acesso a esse mercado. Isso fez com que poucas mulheres passassem a ter interesse a partir de então. Mas as que desejam seguir carreira na aviação dificilmente ficam desempregadas”, avalia o comandante e diretor de operações da Azul, Álvaro Neto.

Portanto, se o ingresso das pilotos ao quadro de tripulantes da Azul não chega a ser um marco na realidade da aviação brasileira, ao menos revela a competência das profissionais que se dispõem a investir numa carreira tradicionalmente masculina. “Ainda há um certo preconceito diante de mulheres pilotos, mas isso é logo eliminado quando elas têm espaço para mostrar o seu valor”, aponta Neto.

De fato, ainda há muito a se fazer para tornar o mercado compatível para ambos os sexos. Ao levar-se em conta o total de pilotos habilitados no Brasil vê-se o tamanho da disparidade Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 102 mil profissionais apenas 720 são mulheres. “Sempre haverá mais homens interessados em ser piloto. Mas o importante é que o número de mulheres cresça cada vez mais e ajude a transformar o mercado”, conclui Neto.

A baiana Maria Medeiros, de 36 anos, não sabe ao certo quando surgiu o desejo de ser piloto. Mas desde sempre tinha certeza de que não seria dona de casa ou, no máximo, professora como gostariam os seus pais. “O maior preconceito que sofri até agora foi dentro da minha própria casa. Talvez, o meu desejo de entrar para a aviação tenha sido motivado pela vontade de contrariar o conservadorismo dos meus pais”, lembra.

De inspiração real, só o fato de ter passado a infância ao lado do Aeroporto de Guarulhos. “Quando eu tinha cinco anos me mudei para São Paulo com a minha família. E os únicos aviões que via naquela época eram os que saíam do aeroporto”.

Aos 20, sem dinheiro para bancar o curso de piloto, “contentou-se” como comissária, função em que permaneceu pelos oito anos seguintes. Durante este tempo, estudou e juntou dinheiro treinou horas a fio até estar capacitada para pilotar. Em 2001, enfim, conseguiu a habilitação para comandar uma aeronave e acaba de se tornar uma das três únicas mulheres a fazer parte da Azul. “O caminho foi árduo, mas é para toda a vida. Quero me aposentar voando”.

O NÚMERO

R$ 26 mil é o custo médio da formação de pilotos civis no mercado brasileiro, segundo a Anac.

CURSO

O curso de piloto privado, com 35 horas de voo, é o primeiro passo para quem quer se tornar comandante na aviação civil. Para obter formação de piloto comercial, serão mais 115 horas de treinamento em qualquer escola homologada pela Anac. Além da formação prática, é preciso passar por diversos exames teóricos antes de obter a habilitação. O Aeroclube de Ribeirão oferece treinamentos práticos e teóricos tanto para piloto privado quanto para comercial. Para mais informações: 3626-0794 ou 3629-0929.
Fonte: Contato Radar

AZUL CAMINHA PARA SAIR DO VERMELHO


Apesar de ter fechado o primeiro trimestre no vermelho, com um prejuízo de R$ 15,2 milhões, a Azul espera chegar ao fim do ano com resultados positivos. Numa declaração recente, o Presidente da companhia, Pedro Janot, o número de passageiros transportados pela empresa vem crescendo de modo exponencial. Nos primeiros três meses do ano somou 170 mil, sendo 85 mil somente em março. A Azul pretende chegar ao fim de dezembro operando uma frota de 14 aviões (Roberto Pereira).
Fonte:Aerobusiness

Turkish Airlines compra cinco Boeing 777-300ER


A Boeing Company e a Turkish Airlines selaram, na semana passada, um acordo para a compra de cinco Boeing 777-300ER pela empresa turca. Pelo valor de tabela, o negócio chega a US$ 1,36 bilhão. É a primeira vez que a Turkish compra novos 777 diretamente da Boeing. Atualmente a companhia turca opera uma frota de 65 jatos Boeing, incluindo os 737NG e 777 leasados.
Fonte: PANROTAS

Infraero pretende reduzir quadro de funcionários em 10% com PDV


Em mais um passo para a sua abertura de capital, a Infraero lançará nos próximos dias um Plano de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI) que pretende enxugar 1,2 mil dos cerca de 11 mil empregados da estatal. O programa será limitado a funcionários com dez anos de serviço e idade mínima de 45 anos. A expectativa da diretoria de administração é que as demissões vão gerar uma despesa de R$ 171 milhões - em função dos benefícios oferecidos -, mas com recuperação dos gastos em um ano.

A medida vinha sendo costurada desde o início do ano pelo presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, que deverá deixar o cargo em julho para retornar aos quadros da Aeronáutica. Nicácio foi o principal responsável pela aprovação de um novo estatuto para a estatal, que reserva quatro das cinco diretorias para funcionários de carreira e limita em apenas 12 o número de assessores especiais.
Fonte: Aeroportos no Brasil

Aeroflot estuda restringir ampliação de frota


A russa Aeroflot parou para reestudar seu plano de expansão de frota. Em jogo está a incorporação de mais 24 jatos Airbus das famílias A330 e A320. A companhia deve reduzir ou adiar a entrega de pelo menos metade destas aeronaves.
FONTE: Direto da Pista

Embraer entrega seu primeiro Lineage a empresário árabe


São Paulo – A Embraer anunciou nesta sexta-feira (08) a entrega do primeiro jato executivo Lineage 1000. O comprador é o empresário Aamer Abdul Jalil Al Fahim, de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que recebeu a aeronave na quinta-feira em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde fica a sede da companhia brasileira.

De acordo com a Embraer, o avião será exposto ao público na European Business Aviation Convention and Exhibition (Ebace), que ocorre de 12 a 14 de maio em Genebra, na Suíça. O jato, segundo a empresa brasileira, será gerenciado pela Prestige Jets, companhia de táxi aéreo com sede em Abu Dhabi.
O Lineage 1000 é o maior avião executivo produzido pela Embraer. Ele é baseado no jato comercial Embraer 190, que tem capacidade para levar até 114 passageiros. Sua versão executiva acomoda até 19 pessoas e tem autonomia para realizar vôos diretos de São Paulo a Miami, ou de Nova York a Lisboa.
Fonte ANBA -Agência de notícias Brasil-Árabe

TAAG aumenta frequência para o Brasil com sete voos semanai


A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) vai alternar as suas operações de voos entre as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.
Luanda – A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) vai alternar as suas operações de voos entre as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo, operando na nova rota às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados, enquanto que nos outros quatro dias a companhia voará para o destino habitual (Rio de Janeiro).
O voo directo com destino a São Paulo, cuja cerimónia inaugural vai acontecer na próxima quarta-feira, será realizado por um avião do tipo Boeing 747, com a capacidade de mais de 200 lugares nas diferentes classes.
Fonte: África 21