PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 7 de abril de 2009

Anac 1 e Anac 2

Panos quentes

Depois de perder a queda-de-braço contra a ampliação dos voos no Aeroporto Santos Dumont, o governador do Rio, Sérgio Cabral, vai ganhar um prêmio de consolação. A ele caberá indicar ao presidente Lula, em lista tríplice, o sucessor de Marcelo Seroa numa das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil.

Voando alto
Em sua última reunião de abril, dia 28, a diretoria da Anac aprovará a resolução que libera os descontos nos preços das passagens aéreas internacionais. A novidade produzirá efeitos já em maio, autorizando redução inicial de até 20% (em 2010 chegarão a 80%). Perdeu força o lobby da TAM e da Gol.

Fonte: Ricardo Boechat,Isto é

Caças americanos interceptam avião roubado no Canadá

Mike Kucharek, porta-voz do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, explica que a aeronave tem combustível para voar por oito horas

Dois caças F-16 do Estado americano de Wisconsin interceptaram, nessa segunda-feira, um pequeno avião roubado por um estudante no Canadá. O porta-voz do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, Mike Kucharek, informou que, mesmo após a interceptação, a aeronave continou voando sobre os Estados de Illinois e Missouri.

Uma porta-voz da Administração Federal de Aviação disse que às 21h15 (horário de Brasília) o aparelho estava sobre o norte da cidade de Poplar Bluff, no sul do Missouri. "O avião manteve uma altura constante durante todo o vôo", comentou.

Kucharek explica que a aeronave tem combustível para voar por oito horas. Mas, segundo ele, não é considerado uma ameaça terrorista. Porém, durante uma hora, as autoridades de Wisconsin evacuaram o edifício do Legislativo estatal, na cidade de Madison.

Fonte: TERRA NOTÍCIAS

Reunião no Rio discute aumento de vôos no Santos Dumont



Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da Secretaria Estadual do Ambiente discutem hoje (7) o impacto viário e sonoro a ser provocado pelo aumento de vôos no Aeroporto Santos Dumont. O encontro é promovido pelos ministérios públicos do estado e da União.
Será debatida a autorização da Anac às empresas aéreas para transferência de vôos do Aeroporto Internacional Tom Jobim para o Santos Dumont. Já existe um inquérito civil, instaurado no Ministério Público estadual, para apurar os efeitos da poluição sonora e o impacto viário provocados na região com a ampliação do tráfego aéreo.
Fonte: Agência Brasil

AZUL & TRIP - implantação da malha aérea para a Região Nordeste

A implantação da malha aérea para a Região Nordeste foi um dos principais pontos abordados durante a 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ontem, em Montes Claros, (MG). As empresas aéreas Trip e Azul ficarão responsáveis por disponibilizar 14 aeronaves para atender as necessidades de voos do Nordeste. De acordo com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, somente a Azul aumentará em 52% o número de novos voos em novas linhas e a Trip cerca de 30%. “Nossa expectativa é que as empresas comecem a operar a partir do segundo semestre deste ano. Para isso estamos dependendo da aprovação do Congresso Nacional”, afirmou Fontana.O superintendente informou que na próxima semana irá se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para discutir a criação de uma lei que ofereça segurança para as empresas atuarem com tranquilidade e baixas tarifas. “Com a lei teremos como blindar os voos regionais. Não podemos correr o risco de outras empresas terem acesso a malha com o objetivo de praticar preços mais baixos, e assim, impedir o funcionamento da Azul e da Trip, na região. Por isso, é importante segurança jurídica”, defendeu Fontana. Ele acrescentou que o conselho vai negociar com os governos estaduais a redução de ICMS, no querosene da aviação e a isenção de 75% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, benefício que qualquer indústria recebe ao se instalar no Nordeste.

APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU.

Avião decola sem piloto na Grã-Bretanha

Ao girar hélice de modelo clássico, piloto ativou motor e não teve tempo de entrar na cabine.
Um avião decolou sozinho durante um show aéreo realizado na Grã-Bretanha no domingo, após o piloto girar a hélice localizada na frente da aeronave.
O pequeno avião biplano, um modelo clássico construído em 1940, estava na pista do aeródromo de Goodwood, em West Sussex, no sudeste da Inglaterra, quando começou a se mover antes que o piloto conseguisse entrar na cabine.
Segundo o jornal local West Sussex Gazette, a aeronave atingiu a velocidade de quase 80 km/h antes de decolar e voar 200 metros. O biplano só foi parar quando se chocou contra arvóres.
Em entrevista ao jornal, um dos espectadores do show aéreo contou que estava na cafeteria do aeródromo com a família quando viu o avião começar a se mover sozinho.
"A aeronove começou a girar no solo, pegou uma reta e decolou. Se não fossem as árvores, poderia ter atingido as casas que ficam logo atrás", contou Ian Smith.
Ainda segundo o West Sussex Gazette, ao girar a hélice para ativar o motor, o piloto não se deu conta de que os freios de mão não estavam acionados.
Por sorte, o avião não pegou fogo ao se chocar com as árvores. Ninguém ficou ferido.
Fonte : BBC

Justiça suspende processo contra Denise Abreu por fraude processual

SÃO PAULO - O desembargador Luiz Stefanini, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), suspendeu o processo por fraude processual movido contra a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu na Justiça Federal de São Paulo. Denise era acusada de, supostamente, apresentar documentos fraudados para o próprio TRF-3 em 2007 para obter a liberação de pousos e decolagens de aeronaves de grande porte no Aeroporto de Congonhas onde meses depois ocorreu a tragédia com o Airbus da TAM, matando 199 pessoas . A ex-diretora nega ter cometido o crime.
A suspensão do processo foi divulgada nesta segunda-feira, mas foi concedida em caráter liminar na sexta-feira. O mérito da questão ainda será julgado em plenário. O habeas corpus foi pedido pelo advogado de Denise Abreu, Roberto Podval, no início de março. Podval recorreu ao TRF-3 contra a decisão da juíza Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal de São Paulo, que, em janeiro, acolheu a denúncia contra a ex-diretora da Anac , feita pelo Ministério Público Federal.
Na denúncia do MPF, a procuradora federal Thaméa Danelon tipificou o crime como "falsificação de documento público e uso de documento falso". A juíza federal alterou a tipificação do crime para "fraude processual", o que foi considerado uma "aberração" pela defesa da ex-diretora da Anac , já que, de acordo com a defesa, os dois crimes são muito diferentes.
O desembargador afirma em sua decisão que um juiz, depois de acolher a denúncia, não pode alterá-la, mudando a tipificação do crime supostamente cometido pelo réu.

Fonte: O GLOBO

Aviões da Lan terão dispositivos para redução de combustível e CO2



A Lan iniciou o processo de incorporação de winglets, dispositivos de alta tecnologia, em todos os seus Boeing 767-300 de longo alcance. A instalação é feita nas asas das aeronaves, permitindo a redução do consumo de combustível em aproximadamente 450 mil galões ao ano e diminuir cerca de 5% da emissão de CO2, em cada avião.

Para incorporar essa tecnologia, a exemplo da American Airlines, British Airways, Delta Airlines e Qantas, entre outras, a Lan está investindo cerca de US$ 70 milhões. Até o final do próximo ano, a companhia concluirá a instalação do winglets em toda a sua frota de Boeing 767 300 de longo alcance, hoje formada por 37 aeronaves de passageiros e carga.

"Esta iniciativa se soma ao processo de renovação das aeronaves que permitem a Lan operar uma das frotas mais modernas do mundo", afirma Enrique Elsaca, vice-presidente de Operações e Serviços da Lan.


Fonte: Mercado & eventos