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domingo, 5 de abril de 2009

Encontro VASPEANO -30/5/09 - Temporariamente Cancelado


O boletim do Sempre News informou hoje, a seguinte mensagem com relação ao encontro de tripulantes previsto para maio:

“Informamos a todos os colegas e amigos que a festa pelo Dia Internacional dos Comissários, no próximo dia 30 de maio, sábado, no Buffet da Fama, em São Paulo, foi cancelada, infelizmente, por motivos particulares.

Como este ano a festa não estava programada para SAO, a Grace já havia assumido outro compromisso e surgiram também outros problemas que nos impediram de prosseguir com a organização do evento.

Fica aberta a possibilidade, entretanto, de mais alguém se disponibilizar e organizar o encontro.

Webjet - Seleção


WEBJET - Amanhã,(06/04/09),aconntecerá seleção dos candidatos para Cmros(as)de Voo e pilotos.
Local: Aeroporto de Jacarepaguá no Rio de Janeiro
Horário: 09:00h.
Boa sorte a todos!

manifestação contra ampliação do aeroporto CGH

Moradores da região de Congonhas fizeram
Dezenas de moradores e donos de estabelecimentos comerciais, fizeram manifestação contra ampliação do aeroporto localizados próximos ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo,...

Dezenas de moradores e donos de estabelecimentos comerciais, localizados próximos ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, fizeram hoje (5) manifestação contra uma eventual ampliação das pistas do terminal.

O ato ocorreu no saguão do aeroporto, de onde o grupo saiu em caminhada até à Avenida Washington Luiz, mantendo uma concentração no local onde ocorreu o acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas em julho de 2007.


O objetivo é tentar barrar o projeto em estudo para a reforma, segundo Renê Cadaval, presidente da Associação dos Moradores do Entorno de Congonhas (Anea). Ele defende que a utilização do terminal seja limitada a aviões com capacidade de transportar, no máximo, 100 passageiros e entende que ampliar a capacidade operacional de Congonhas implicaria uma série de transtornos.

Uma das alegações de Cadaval é quanto às eventuais desapropriações na região, onde estima existir 2.500 casas e 8 mil moradores. Ele coloca em dúvida o processo de indenização das moradias, afirmando que um processo desse tipo sempre ocorre de forma demorada e com o risco de os proprietários acabarem recebendo verbas insuficientes para cobrir o valor pago "em uma vida inteira de sacrifícios para obter o imóvel".

O presidente da associação defende ainda que qualquer ampliação da estrutura operacional seja transferida para cidades do interior, como por exemplo Viracopos, em Campinas, que acredita "estar subutilizado".

Segundo o Ministério da Defesa, não existe nada de concreto, por enquanto, sobre o que se pretende fazer em Congonhas. Estudos sobre a possibilidade de melhoria na capacidade operacional estão sendo feitos na Secretaria de Aviação Civil (SAC) e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Agência Brasil - DF

Ruídos na torre de controle


Desde o ano passado, o governo federal emite sinais contraditórios a respeito do futuro dos principais aeroportos brasileiros. Em algumas ocasiões, fez parecer que pretendia privatizar a Infraero, autarquia federal responsável pela gestão dos 67 aeroportos por onde passa praticamente todo o fluxo aéreo nacional, de cargas e passageiros. Em seguida, veio o desmentido de autoridades próximas às Forças Armadas, refratárias à atuação privada por razões de segurança nacional. Em disputa, o controle sobre um faturamento anual de 2,5 bilhões de reais, tradicionalmente na esfera de influência do Ministério da Aeronáutica.

A intenção inicial seria repassar ao setor privado apenas os aeroportos lucrativos, cinco ou seis espalhados pelo País, de acordo com os relatórios financeiros (precários, na avaliação de especialistas) divulgados pela própria Infraero. Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas, no interior paulista, foram lembrados como os primeiros da fila, por necessitar de maior volume de investimento e atrair os investidores. Juntos representam 20% da receita da Infraero. No fim de 2008, o governo carioca anunciou ter sido procurado por ao menos quatro grupos internacionais e duas empreiteiras brasileiras, todos interessados em assumir a gestão do Galeão.

O aerO interesse por Viracopos também parece grande. Visto como o de maior potencial de crescimento, diante da perspectiva de ligação com São Paulo e Rio de Janeiro por meio de um trem de alta velocidade, Campinas formaria um tripé com as duas cidades. O aeroporto campineiro tem ainda a vantagem de raramente fechar por problemas meteorológicos. E é forte em transporte de carga, segmento mais lucrativo do setor aeroportuário. O modelo de concessões serviria ainda ao terceiro aeroporto a ser construído nos arredores de São Paulo, diante do esgotamento de Cumbica, em Guarulhos, o de maior fluxo, com 20,3 milhões de embarques e desembarques no ano passado.
A União decidiu, por enquanto, adiar o projeto do novo aeroporto paulista, concentrando-se na expansão de Cumbica. Pesa no cronograma do Executivo a proximidade da Copa de 2014. No início de 2009, uma delegação da Fifa visitou vários aeroportos e recebeu os planos de investimento da Infraero. O novo edital de licitação para o terceiro terminal de Cumbica, por exemplo, sairá em abril, caso não surjam imprevistos. A expectativa da estatal é concluir a sua construção até meados de 2010.
Fonte: Carta Capital

A Infraero deu sinal verde para a construção do novo aeroporto de Ilhéus.

O presidente da estatal, brigadeiro Cleonilson Nicácio, reuniu-se com o governador Jaques Wagner e garantiu a entrega até o final deste mês do plano diretor para a construção.