PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Airbus A300-600ST "Super Transporter": O Airbus Beluga


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkGWSIwsxUfqLgLWcA1hTtAqtuGDwlQOSN_7dPPW88jwzRofICtMo6VKM9Dd2vY0Em4D30RHcSZwnjkPDWQEjSRtWEHnH0B8wfYMesZkDd7SSHKqtRkdnfBJLdpkD8vsKji8MNfk1jRKM/s400/450px-airbus_beluga_a300-600st_open.jpg
Airbus A300-600ST "Super Transporter": O Airbus Beluga

Fonte: Wikipédia - Via: Aviation News


O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é uma versão do Airbus A300, com partes modificadas para ser um avião cargueiro capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões.

Um Airbus Beluga preparando-se para decolar - Foto: Xeper

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França e Reino Unido.

O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em Setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega das quarta unidade ocorreu de junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos profundores.

O controle e gerênciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA.


Airbus Beluga sendo carregado com o módulo Columbus
Foto: Oliver Amen


Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1,400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_GOym7stsMBhUKPHO0hfTaNxWSWZ22atBO19NHaETL5cgSoErVtzxtRV6s-dBbfxCkRl6_3UuhUIBe500UK-NYntwFiVRcusetkcm2RzoQRxu-spAmrRcWoIhjIP87KNe1Kg248bKgEM/s400/airbus1_1355573i.jpg

Ficha Técnica

Tipo: Avião cargueiro pesado
Fabricante: Flag of France.svg Airbus
Primeiro vôo: 13 de Setembro de 1994
Comprimento: 56,16 metros
Envergadura: 44,84 metros
Altura: 17,34 metros
Velocidade máxima: 780 km/h
Altura máxima de vôo: 10.670 metros
Peso máx. decolagem: 155.000 kg


Vídeo do Airbus Beluga em voo de demonstração:

Blog do Vinna



Nenhum comentário: