O filme passa-se na Normandia, em 1905, num piquenique de um grupo de pessoas da classe média-alta que, quando decidem fazer uma última fotografia antes do regresso a casa, reparam que falta alguém do grupo.

O júri internacional, constituído por Maike Mia Hohne, Valter Hugo Mãe, Marco Martins, Olivier Pre e Carlos Reviriego atribuiu ao filme "Canção de Amor e Saúde", de João Nicolau, o Prémio Melhor Filme da Competição Nacional.

O filme, de 34 minutos, foi rodado no Porto, entre o Shopping Brasília e o Museu de Serralves, conta no elenco com Norberto Lobo, Marta Sena, Ana Francisca, Helena Carneiro, Andreia Bertini e Miguel Gomes.

Narra a história de João, único empregado visível (e também filho do proprietário) na loja Chaves Morais, a quem uma estudante de Belas Artes lhe encomenda cópia de uma chave que abre mais que uma porta...

Após ter estudado Antropologia, o realizador João Nicolau trabalhou em montagem em filmes de João César Monteiro, Margarida Gil e Miguel Gomes.

O seu primeiro filme foi o documentário "Calado não Dá" (1999), enquanto um dos seus mais recentes foi "Rapace" (2006), estreado no Festival de Cannes, que obteve o Prémio de Melhor Filme no 14 Curtas Vila do Conde.

"Canção de Amor e Saúde" foi seleccionado em 2009 para a Quinzena dos Realizadores, evento paralelo do Festival de Cinema de Cannes, em França.

Nos Prémios da Competição Internacional, o filme "Madam Butterfly" de Tsai Ming Liang (Taiwan) venceu na categoria Ficção, enquanto "Entrevista con la Tierra" de Nicolás Pereda (México) ganhou a categoria Documentário.

O Prémio Animação foi atribuído a "Dust Kid" de Jung Yumi (Coreia do Sul) e o Prémio EFA Vila do Conde para a Melhor Curta-Metragem Europeia foi para "Renovare" de Paul Negoescu (Alemanha/Roménia).

O Prémio do Público "Mateus Rosé Sparkling" foi atribuído ao filme de animação "Logorama" de François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain (França).

Este prémio é atribuído ao filme das competições nacional e internacional com a melhor média de votação atribuída pelos espectadores do festival.

Na competição de vídeos musicais, ganhou o vídeo "Toe Jam" pelos The BPA feat. Dizzee Rascal & David Byrne, de Keith Schofield, dos Estados Unidos.

No Curtinhas (nova secção do festival para filmes destinados a crianças), o júri (constituído exclusivamente por crianças com idades entre os 6 e os 16 anos) elegeu como vencedor o filme "O Chão por Baixo", do australiano René Hernandez.

O Júri do Remixed (filmes experimentais) atribuiu o Prémio ao filme "Vladivostok" de F. J. Ossang, enquanto a mostra competitiva de filmes de escola, Take One!, o galardão foi para "Eu Adoro este som!" realizado por Zulmira Gamito, Filipe Fernandes e Rui Matos, da Universidade Lusófona.

O júri da secção Onda Curta atribuiu os prémios de aquisição de direitos de exibição de filmes das diversas competições a "Diario del Fin" de Alejandro Ramirez (Perú), "Echo", de Magnus von Horn (Polónia), "Rosa Rosa", de Félix Dufour Lapérrire (França/Canadá) e ao vencedor do Grande Prémio, "A História da Aviação" de Balint Kenyeres.

A cerimónia de entrega dos Prémios das Competições do Festival decorre a seguir à exibição do filme de Manoel de Oliveira, "Romance de Vila do Conde", filmado em 1965 mas apenas terminado em 2008.

Esta é uma das duas curtas-metragens que Manoel de Oliveira fez, em 1965, com José Régio (o outro foi "O Vitral e a Santa Morta"), mas que ficaram por terminar.

O filme permaneceu mudo até 2001, ano em que Manoel de Oliveira pediu a Luís Miguel Cintra que gravasse o poema, tendo finalmente procedido à montagem final em 2008.

aeiou